quinta-feira, 27 de maio de 2010

ALMA CULTURA - MOLIÈRE

Jean-Baptiste Poquelin, conhecido pelo pseudônimo de Molière, nasceu em Paris, a 15 de janeiro de 1622, morrendo na mesma cidade a 17 de fevereiro de 1673. Filho de um rico mercador de tapetes, recebeu educação privilegiada: estudou no Colégio de Clermont, dos jesuítas. Atraído pela literatura e pela filosofia, é provável que tenha chegado a se formar em direito.
Em 1643 já se dedica ao teatro, unindo-se a uma família de atores por cuja filha, Madeleine, se apaixona. Funda, assim, o grupo L'Illustre Théâtre, que por dois anos se apresentou em Paris e, com o fracasso, as dívidas e a prisão temporária do próprio Molière, passa a excursionar pelas cidades do interior da França.
Durante cerca de 14 anos a companhia excursionou, representando obras do repertório clássico e algumas peças curtas de Molière. Em uma dessas viagens, o príncipe de Conti, governador do Languedoc, se tornou mecenas do grupo (de 1653 a 1657), dando o seu nome à companhia.
Em 1658 os atores representaram, diante do rei Luís 14, a obra "Nicomède de Corneille" e uma peça curta do próprio Molière, "O médico apaixonado". Devido ao êxito, a companhia passou a se chamar Trupe de Monsieur (uma referência ao irmão do rei, duque Filipe de Orléans) e, com a ajuda do novo mecenas, juntou-se a uma companhia italiana dedicada à commedia dell'arte.
A companhia apresentou em Paris "As preciosas ridículas", uma crítica à afetação e maneirismos da época. Em 1660, o grupo estabeleceu-se numa sala do Palais-Royal. A partir de então, Molière apresentaria em Paris - e ocasionalmente em outros lugares - obras próprias e de diversos autores, e enfrentaria com freqüência acusações de imoralidade e proibições impostas às suas obras.
A inveja e a hostilidade dos seus rivais encontram ótimo pretexto quando se casa com uma suposta irmã de Madeleine, talvez filha dela, vinte anos mais moça que o dramaturgo. Mas Molière tem, nessa época, as boas graças do rei Luís 14, e satiriza no palco os seus adversários, tirando partido de um conflito entre o poder real e a Companhia do Santo Sacramento, também chamada de "cabala dos devotos", um grupo da alta sociedade francesa que protesta contra o excessivo realismo e a irreverência das peças de Molière.
Só com a derrota e a dispersão dessa associação religiosa, depois de quatro a cinco anos de hesitações, o rei autoriza a encenação de "O tartufo", escrita em 1664, mas encenada apenas em 1669. O artista, contudo, se encontrava minado pela doença, por tragédias familiares e muitas dívidas. Poucos anos depois, já sem o apoio do rei, Molière morre poucas horas depois de uma representação de "O doente imaginário".
Na época, os atores não podiam, por lei, ser sepultados nos cemitérios normais, já que o clero considerava tal profissão a "representação do falso". Contudo, o rei conseguiu que o enterrassem durante a noite no cemitério reservado aos não-batizados. Em 1792, seus restos mortais foram levados para o Museu dos Monumentos Franceses e, em 1817, transferidos para o cemitério de Père Lachaise, em Paris.

Libertino e libertário

Representante máximo da comédia de língua francesa e um dos mais significativos dramaturgos da literatura universal, Molière é o mestre dos espetáculos divertidos, impregnados de uma viva trama do cotidiano e uma aguda visão satírica dos costumes, denunciando os caminhos e descaminhos da sociedade francesa do século 17 - e de todos os tempos.

Entre a ascensão do absolutismo e a expansão econômica da burguesia - da qual, aliás, era filho -, Molière exprime uma consciência irreverente desse processo, jogando com o humorismo de suas situações particulares e recompondo com ironia as aventuras humanas.
Para isso, Molière orienta-se por uma razão que é pós-cartesiana e pré-revolucionária, tendo de um lado o senso da justeza, da medida certa, e do outro uma inquietação que é crítica e sutilmente demolidora. O resultado é um equilíbrio que se percebe nas diretrizes da sua moralidade: ele acompanha os moralistas, mas só até certo ponto, pois sua valorização da experiência e natureza humanas está voltada para o futuro e antecipa, ideologicamente, a Revolução Francesa.
Molière se contrapõe aos dogmas católicos e situa suas esperanças - e suas desesperanças - na pura e simples natureza humana. Do caráter falível dessa natureza emergem duas características essenciais e fecundamente contraditórias da sua comédia: a matéria do riso e a matéria da melancolia. Melancolia que, muitas vezes, se aprofunda nos momentos de humor e escurece a máscara - às vezes trágica - da comédia.
Saboroso crítico da hipocrisia, das convenções repressivas, da beatice dos devotos, da falsa ciência e da estupidez sentenciosa dos médicos, Molière trabalha com intrigas simples, conduzindo seus personagens com uma lógica inflexível, de que extrai os efeitos cômicos. Em suas peças, o racional se diverte com o irracional. Seu pensamento é, de um lado, metódico, equilibrado - e, de outro, libertino e libertário.
Entre suas peças, destacam-se: "O misantropo", "O tartufo", "Escola de mulheres", "O doente imaginário", "A escola dos maridos", "Don Juan", "As sabichonas" e "O burguês fidalgo".

Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional. Uol.Educação.

Neste sábado dia 29 de maio nossa última apresentação de "As Notas" no Teatro Escola Nill de Pádua, Rua Mauro, 437, Saúde atrás da estação Saúde do metrô. Ingressos 10 reais. Capacidade 60 lugares. Uma realização Cia. de Artes Alma Espírito!


"Vídeo Arte" - "As Notas" cenas 9 a 12. Vó Monstro! Mãe estúpida! Filha desesperada! Irmão sem rumo! Uma família em desmanche!!!




"Vídeo Arte" - Norah Jones - "Turn Me On" - Me ligue, me acenda - Precisamos de alguém que nos ligue? Nos deixe agitados? Ou nos bastamos com nossa energia?

2 comentários:

Jacqueline disse...

Festa do Teatro começa a distribuir 40 mil ingressos para mais de 170 peçasAs informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Muita gente se afasta do teatro por causa dos ingressos considerados caros. E é por isso que a segunda edição da Festa do Teatro, que começa a distribuir 40 mil convites para peças adultas e infantis nesta quinta-feira (27), deve atrair multidões aos pontos de distribuição (veja abaixo a lista completa e acesse festadoteatro.com.br para mais informações).

Mais de 700 esperam no Teatro Municipal para retirar ingressos gratuitos
Mais de 170 espetáculos participam do evento, incluindo os musicais "Hairspray" (com Edson Celulari e Daniele Winits), "O Rei e Eu" (com Tuca Andrada) e "Cats"; os premiados "In on It" e "As Meninas"; e os infantis "Alice no País das Maravilhas" e "O Bobo do Rei".

Dr. Carlos Moraes - Carlos Fernando Caetano de Moraes disse...

Mário, a arte cristã espírita, sobremaneira, nos transporta a um estágio de especial reflexão sobre a realidade da eterna vida do espírito nas suas múltiplas incursões reencarnatórias/materiais. A vivência da arte cristã espírita é desejada e apoiada pela ICEU - igreja Cristã Espírita Ecumênica Universal - orkut e site: www.iceuigrejacristaecumenica.xpg.com.br - Parabéns e mais vitórias em seus (e das equipes/elencos) trabalhos.
Somos seus admiradores.
Dr. Pr. Carlos Fernando
p/ICEU.