Em 1643 já se dedica ao teatro, unindo-se a uma família de atores por cuja filha, Madeleine, se apaixona. Funda, assim, o grupo L'Illustre Théâtre, que por dois anos se apresentou em Paris e, com o fracasso, as dívidas e a prisão temporária do próprio Molière, passa a excursionar pelas cidades do interior da França.
Durante cerca de 14 anos a companhia excursionou, representando obras do repertório clássico e algumas peças curtas de Molière. Em uma dessas viagens, o príncipe de Conti, governador do Languedoc, se tornou mecenas do grupo (de 1653 a 1657), dando o seu nome à companhia.
Em 1658 os atores representaram, diante do rei Luís 14, a obra "Nicomède de Corneille" e uma peça curta do próprio Molière, "O médico apaixonado". Devido ao êxito, a companhia passou a se chamar Trupe de Monsieur (uma referência ao irmão do rei, duque Filipe de Orléans) e, com a ajuda do novo mecenas, juntou-se a uma companhia italiana dedicada à commedia dell'arte.
A companhia apresentou em Paris "As preciosas ridículas", uma crítica à afetação e maneirismos da época. Em 1660, o grupo estabeleceu-se numa sala do Palais-Royal. A partir de então, Molière apresentaria em Paris - e ocasionalmente em outros lugares - obras próprias e de diversos autores, e enfrentaria com freqüência acusações de imoralidade e proibições impostas às suas obras.
A inveja e a hostilidade dos seus rivais encontram ótimo pretexto quando se casa com uma suposta irmã de Madeleine, talvez filha dela, vinte anos mais moça que o dramaturgo. Mas Molière tem, nessa época, as boas graças do rei Luís 14, e satiriza no palco os seus adversários, tirando partido de um conflito entre o poder real e a Companhia do Santo Sacramento, também chamada de "cabala dos devotos", um grupo da alta sociedade francesa que protesta contra o excessivo realismo e a irreverência das peças de Molière.
Só com a derrota e a dispersão dessa associação religiosa, depois de quatro a cinco anos de hesitações, o rei autoriza a encenação de "O tartufo", escrita em 1664, mas encenada apenas em 1669. O artista, contudo, se encontrava minado pela doença, por tragédias familiares e muitas dívidas. Poucos anos depois, já sem o apoio do rei, Molière morre poucas horas depois de uma representação de "O doente imaginário".
Na época, os atores não podiam, por lei, ser sepultados nos cemitérios normais, já que o clero considerava tal profissão a "representação do falso". Contudo, o rei conseguiu que o enterrassem durante a noite no cemitério reservado aos não-batizados. Em 1792, seus restos mortais foram levados para o Museu dos Monumentos Franceses e, em 1817, transferidos para o cemitério de Père Lachaise, em Paris.
Libertino e libertário
Representante máximo da comédia de língua francesa e um dos mais significativos dramaturgos da literatura universal, Molière é o mestre dos espetáculos divertidos, impregnados de uma viva trama do cotidiano e uma aguda visão satírica dos costumes, denunciando os caminhos e descaminhos da sociedade francesa do século 17 - e de todos os tempos.
Entre a ascensão do absolutismo e a expansão econômica da burguesia - da qual, aliás, era filho -, Molière exprime uma consciência irreverente desse processo, jogando com o humorismo de suas situações particulares e recompondo com ironia as aventuras humanas.
Para isso, Molière orienta-se por uma razão que é pós-cartesiana e pré-revolucionária, tendo de um lado o senso da justeza, da medida certa, e do outro uma inquietação que é crítica e sutilmente demolidora. O resultado é um equilíbrio que se percebe nas diretrizes da sua moralidade: ele acompanha os moralistas, mas só até certo ponto, pois sua valorização da experiência e natureza humanas está voltada para o futuro e antecipa, ideologicamente, a Revolução Francesa.
Molière se contrapõe aos dogmas católicos e situa suas esperanças - e suas desesperanças - na pura e simples natureza humana. Do caráter falível dessa natureza emergem duas características essenciais e fecundamente contraditórias da sua comédia: a matéria do riso e a matéria da melancolia. Melancolia que, muitas vezes, se aprofunda nos momentos de humor e escurece a máscara - às vezes trágica - da comédia.
Saboroso crítico da hipocrisia, das convenções repressivas, da beatice dos devotos, da falsa ciência e da estupidez sentenciosa dos médicos, Molière trabalha com intrigas simples, conduzindo seus personagens com uma lógica inflexível, de que extrai os efeitos cômicos. Em suas peças, o racional se diverte com o irracional. Seu pensamento é, de um lado, metódico, equilibrado - e, de outro, libertino e libertário.
Entre suas peças, destacam-se: "O misantropo", "O tartufo", "Escola de mulheres", "O doente imaginário", "A escola dos maridos", "Don Juan", "As sabichonas" e "O burguês fidalgo".
Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional. Uol.Educação.

"Vídeo Arte" - "As Notas" cenas 9 a 12. Vó Monstro! Mãe estúpida! Filha desesperada! Irmão sem rumo! Uma família em desmanche!!!
"Vídeo Arte" - Norah Jones - "Turn Me On" - Me ligue, me acenda - Precisamos de alguém que nos ligue? Nos deixe agitados? Ou nos bastamos com nossa energia?
2 comentários:
Festa do Teatro começa a distribuir 40 mil ingressos para mais de 170 peçasAs informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações
Muita gente se afasta do teatro por causa dos ingressos considerados caros. E é por isso que a segunda edição da Festa do Teatro, que começa a distribuir 40 mil convites para peças adultas e infantis nesta quinta-feira (27), deve atrair multidões aos pontos de distribuição (veja abaixo a lista completa e acesse festadoteatro.com.br para mais informações).
Mais de 700 esperam no Teatro Municipal para retirar ingressos gratuitos
Mais de 170 espetáculos participam do evento, incluindo os musicais "Hairspray" (com Edson Celulari e Daniele Winits), "O Rei e Eu" (com Tuca Andrada) e "Cats"; os premiados "In on It" e "As Meninas"; e os infantis "Alice no País das Maravilhas" e "O Bobo do Rei".
Mário, a arte cristã espírita, sobremaneira, nos transporta a um estágio de especial reflexão sobre a realidade da eterna vida do espírito nas suas múltiplas incursões reencarnatórias/materiais. A vivência da arte cristã espírita é desejada e apoiada pela ICEU - igreja Cristã Espírita Ecumênica Universal - orkut e site: www.iceuigrejacristaecumenica.xpg.com.br - Parabéns e mais vitórias em seus (e das equipes/elencos) trabalhos.
Somos seus admiradores.
Dr. Pr. Carlos Fernando
p/ICEU.
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