quinta-feira, 13 de maio de 2010

ALMA CULTURA - SOMOS ALICES!

Uma aventura, todos nós deveríamos viver uma aventura em nossas vidas. Mas quando falo em aventura não é algo que aconteça como uma viagem em que muitas coisas dão errado, uma festa com cenas mirabolantes, não, falo de aventura plena, pura, como se fosse um filme onde as cenas se desenrolam uma atrás da outra e nosso fôlego some de tanta correria, surpresas, personagens que aparecem e desaparecem e dentro dessa aventura precisamos decidir algo sobre nossa vida, tomar uma decisão, uma escolha e toda a história nos leva a achar a resposta ao final da aventura vivida, mas foi real, foi um sonho, delírio, loucura??? Não importa o que interessa é que temos nossa resposta...
“Alice No País Das Maravilhas” é uma grande aventura com grandes cenas, magia, graça, loucura, verdades. O filme dirigido por Tim Burton renova Alice de tal maneira que nos faz pensar se não somos todos Alices e estamos precisando cair em um buraco de coelho para descobrir qual rumo dar ao nosso destino?
Alice (Mia Waskowska) tem 19 anos e terá que decidir se quer casar ou não com um almofadinha em um casamento arranjado em família, ela é pedida em uma festa na frente de todos os convidados, Alice tem pensamentos próprios, não é uma moça bobinha comandada, sabe o que quer, mas como há o envolvimento familiar, sempre a família, ela em dúvida corre e segue o coelho cai no buraco e volta ao País das Maravilhas onde todos aguardam a sua volta para derrotar a Rainha Vermelha.
Alice não se recorda de nada, pois, já esteve lá quando criança, os personagens do País ficam em dúvida se acharam a verdadeira Alice e assim ela vive suas aventuras dentro desse mundo que parece um grande sonho com animais, flores que falam, cartas de baralho que são soldados, todo um universo cheio de cores, mas que também tem seus problemas todos querem se livrar da tirana Rainha Vermelha (Helena Bonhom Carter) que vive gritando: “Cortem as cabeças.” Ela é irmã da Rainha Branca (Anne Hathaway) toda cheia de mesuras e muito educada e que todos querem volte ao trono do País.
Dentro desse universo irreal ou real há o Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) que entre razão e loucura ajuda Alice em seus momentos mais duvidosos. O Chapeleiro Maluco representa bem nossa mente confusa em certas ocasiões e totalmente lúcida em outras. Angustiado, louco, com medo, mas que sabe enfrentar as circunstâncias da vida numa boa misturando todos seus sentimentos, mas sabendo fazer a melhor escolha.
O filme fala muito disso das escolhas, cada personagem ali faz sua escolha, decide qual tipo de vida quer, o filme mostra nossa liberdade de pensar, que mesmo com responsabilidades, pressão, pessoas devemos escolher o melhor para nós. Alice em basicamente todas as cenas precisa tomar decisões rápidas para ajudar a todos e a si mesma, ela encolhe, fica enorme, volta ao tamanho normal, vive com todas as personagens do filme, conquista inimigos, torna-se corajosa, ela cresce em sentimentos e maturidade, o que já havia, contudo ainda não havia despertado inteiramente.
Ao final do filme ela volta ao seu mundo “normal” e decidida. Não vou contar o que ocorre para não estragar a surpresa.
Tim Burton mexe com todos nossos imaginários, nossas loucuras, cenas bem construídas, atores perfeitos, claro sempre destacar Johnny Depp como Chapeleiro Maluco inesquecível, suas expressões, corpo, olhar, ele realmente é um dos melhores atores americanos do momento. E mesmo os efeitos especiais são naturais, não agridem nossos olhos são convincentes, uma produção que vale a pena assistir e refletir sobre as mensagens que há dentro do universo do País das Maravilhas.
Somos Alices e precisamos de um buraco de coelho, alguém sabe onde encontrar um para nos aventurarmos???


"Vídeo Arte" - "Alice No País das Maravilhas" cenas do fantástico filme que nos leva para um mundo muito loucoooo....



"Vídeo Arte" - Avril Lavigne "Almost Alice"- Quase Alice - Quase...???


Neste sábado dia 15 às 21 horas mais uma apresentação de "As Notas" no Templo Espiritual O.Xalá.Ça localizado na Rua Joana Avancine do Prado, 157 em Interlagos, próximo à estação Autódromo de trem. Ingresso 10 reais. Uma produção Cia. de Artes Alma Espírito.



"Vídeo Arte" - "As Notas" cenas 24 e 25 - Mudanças nas vidas das personagens, novos rumos, novas ações... Agora a peça afunda de vez.... Segura o palco!!!!


"Vídeo Arte" - The Flaming Lips - "Fight Test" - Prova de Luta - Nossa vida às vezes parece testes de luta, cada dia é uma nova, umas nós vencemos outras nós perdemos, mas sempre temos que continuar e fazer escolhas...

Um comentário:

Faby Vilela disse...

Quem não foi assistir, vá, o filme é muito bom, e Johnny Depp, como sempre perfeito, sou suspeita para falar dele, porque o amo de paixão. Acompanho sua carreira desde os Anjos Lei. Sinto que estou no meu momento Alice, estou procurando um buraco de coelho...rsrsrsrsbjks