terça-feira, 11 de maio de 2010

O ESPÍRITO - FIZ ARTE? ...ARTE...

Olá galera continuamos com o tema sentimento e arte com questões do livro “O Consolador”!

Questão 172 – Existem, de fato, uma arte antiga e uma arte moderna?
- A arte evolve com os homens e, representando a contemplação espiritual de quantos a exteriorizam, será sempre a manifestação da beleza eterna, condicionada ao tempo e ao meio de seus expositores.
A arte, pois, será sempre uma só, na sua riqueza de motivos, dentro da espiritualidade infinita.
Ponderemos, contudo, que, se existe hoje grande número de talentos com a preocupação excessiva de originalidade, dando curso às expressões mais extravagantes de primitivismo, esses são os cortejadores irrequietos da glória mundana que, mais distanciados da arte legítima, nada mais conseguem que refletir a perturbação dos tempos que passam, apoiando o domínio transitório da futilidade e da força. Eles, porém, passarão como passam todas as situações incertas de um cataclismo, como zangões da sagrada colméia da beleza divina, que, em vez de espiritualizarem a natureza, buscam deprimi-la com as suas concepções extravagantes e doentias.

Arte moderna, arte antiga... Nós sempre queremos colocar um rótulo em tudo. Afinal como definir o que é moderno ou antigo? Qual concepção nós nos baseamos para afirmar que a arte é velha ou nova? O debate persiste a arte precisa ser modernizada, mas o que é modernizar a arte? A arte tem quer se a clássica, não perder sua base, sua origem, que origem???
A arte é arte simplesmente, a boa arte é eterna, ela passa pelos séculos, pelas gerações e todos continuam contemplando porque ela conseguiu atingir o seu objetivo dentro da perspectiva do seu criador.
A arte que chega ao coração do público emociona sua razão, faz repensar vários aspectos da vida, transforma o ser para melhor, conquista a unanimidade, enche os olhos será sempre consagrada independente de tempo, local, plateia, ela é única.
No entanto nós queremos de alguma forma mostrar que podemos fazer melhor, que o que existe até hoje está ultrapassado e velho, assim tentamos inventar, criar uma nova arte, chocar, escandalizar, e achamos que tudo isso é arte, pode até ser, mas uma arte pobre, pequena que morrerá com o tempo porque somente existe para expor as idéias e exageros de uma geração, ela não busca o belo, a harmonia, atingir a alma, deixar marcas no espírito, não ela apenas existe por momentos exíguos e será esquecida na eternidade do tempo. E muitos chamam esse tipo de atitude de arte moderna ou contemporânea.
A arte tem que crescer, expandir, procurar novas direções, leituras, mas isso não invalida tudo o que foi criado até agora, mesmo porque para evoluir a arte precisa beber nas fontes das criações passadas para produzir coisas novas.
A busca do artista dentro da sua arte é fazer com que a entendam-na, compreendam-na e que ela produza algo dentro do espírito eterno que somos e nos marque atemporalmente.
Criações sem almas ficam no limbo da existência e naturalmente se desvanecem, não precisamos nos preocupar porque o tempo se incumbe do seu destino.
Muito já foi realizado e muito está por vir a ser criado, chamado de arte, perdurará o que deixar sua marca na vida, na alma, na eternidade do universo refletindo sua beleza e a sempre chamar nossa consciência para praticar a arte em nosso espírito modelando-o para uma obra melhor de que ele é hoje.
Arte é poesia da vida.
É um romance que nos leva a encontrar amor em nós.
É uma escultura que aguça nossos olhos e eles acabam por aprender a ler arte.
Assim como uma pintura nos ensina a traduzir os sentimentos do pintor quando ele criava e ao mesmo tempo analisar que sentimentos trazemos em nós.
É uma música que traz para nós toda uma vivência a ser conquistada porque fala ao nosso espírito.
Uma dança que nos ensina que podemos fazer muito mais que imaginamos.
Uma peça de teatro que nos coloca frente a frente conosco, faz com que desmontemos nossas vidas e comecemos de novo para atingir um novo final.
Um filme que nos arrebata para lugares, imagens inusitadas e nos deixa claro que querer é poder.
Uma novela que durante meses nos prende nos levando a ponderar sobre o certo e errado, e deixa algumas respostas e outras tantas perguntas...
Arte é evoluir
Evolução
Infinito
Eterno!


Neste sábado dia 15 de maio às 21 horas mais uma apresentação de "As Notas" No Tempo Espiritual O.Xalá.Ça localizado na Rua Joana Avancine do Prado, 157 Interlagos - Próximo a estação Autódromo. Ingresso 10 reais!


"Vídeo Arte" - "As Notas" cenas 19, 20, 21 e 22! A casa cai na família Vasques, quem segura esse tombo???


"Vídeo Arte" - Ryan Adams - "Nuclear" - Podemos detonar, explodir como bombas nucleares se não soubermos nos relacionar com os outros! Como nuclear somos perigosos... Bum!!!!

2 comentários:

Jeferson disse...

Na minha opinião a Arte antiga era mais emocionante, os atores dava sangue, era mais real, muito bom.

AnônimoJunior disse...

Rafael Neto Mota descreve a arte com as palavras que seguem:

O universo é o ateliê de Deus,
o céu é sua tela,
os ventos seus pincéis,
as nuvens suas tintas e
sua inspiração as nossas vidas.

Muito bonita a interpretação que ele dá à arte.