sexta-feira, 7 de maio de 2010

ESPÍRITO EM CENA - DUALIDADE!!!

Domingo foi um dia produtivo com o aquecimento e o ensaio que realizamos. Primeiro pedi que todos andassem de cabeça baixa, olhando para o chão, em seguida olhar para cima e caminhar. Olhar retamente e seguir um ponto e mudar esse ponto quando desejasse. Logo depois as personagens foram surgindo.
Quis que eles travassem um diálogo entre a personagem e o ator, ver o que eles tem em comum, atitudes, personalidade, se quisessem podiam falar em voz alta, dei um tempo para fazerem isto.
Então dei mais um passo do aquecimento, que eles produzissem um presente da matéria fluidica do espaço e dessem para a personagem que desejassem, Também dei um tempo para que pudessem fazer esta etapa. Quando recebessem o presente deveriam ter uma reação, abrir o pacote, gostar ou não, tentar usar, tudo sem falas e tentar adivinhar o que recebeu.
Logo voltaram a ser só os atores e pedi que com a mesma matéria do ar produzissem um sonho e realizassem com força, deixarem fuir e expandir o mais que conseguissem.
Alguns acharam algumas afinidades com relação as personagens outros nem tanto, mas no fundo sempre algo da alma da personagem existe em nós, um desejo escondido, uma vontade secreta que a personagem tem e faz sem esconder, sem medo, expõem-se com coragem.
Saiu de tudo, entregaram dinheiro em uma caixa, flores, nem sabiam bem qual presente, tentaram contentar todos, e com relação ao sonho a maioria queria ganhar o oscar, serem famosos, fazer sua personagem na boa.
E fomos para o ensaio de toda a peça desde o início.
Apesar de uma certa falta de concentração do elenco, o ensaio correu bem. Começamos as 10:05 e terminamos as 11:31. Falhas de texto mas sem grandes prejuízos, agora o concentrar é fundamental para que possamos sentir a personagem, estar nela e ela em nós.
Mesmo com toda a conversa, e algumas brincadeiras percebi que consegui ficar com o Kaio durante a peça inteira mesmo quando estava como diretor a observar o que ocorria em cena, quando voltava para as cenas da minha personagem tudo corria bem e podia sentir que não conseguia me destrair com o que ocorria nos bastidores do ensaio, porque tem horas que não param de conversar enquanto os atores estão em cena, mas segurei a onda e fui com a personagem até o final, foi um ótimo exercício como ator, não se deixar incomodar com o que ocorre na coxia ou na plateia, quando estamos em cena precisamos estar cem por cento na personagem não existe outro mundo a não ser o qual ela vive.
Foi um bom ensaio no geral mesmo faltando uma das atrizes, tudo fluiu.
Eu analiso cada cena e depois comento o que está bom ou não, o que precisa ser superado, melhorado, como diretor precisamos estar de olho em tudo.
No próximo domingo nosso ensaio será geral, afinal nossa próxima apresentação é dia 15 às 21 horas. Será em um espaço menor onde precisaremos driblar duas colunas que estão bem no meio do salão, sem muita iluminação, já mudamos algumas marcações para que tudo possa ser adaptado ao local, assim é o teatro se adapta para viver suas emoções e sentimentos.
Neste domingo mais um ensaio com tudo em cima e esperando que possamos cada vez mais nos superar para que o público receba o melhor de nós!
Em maio teremos mais duas apresentações aguardem, dia 22 e 29!!!
“As Notas” em suas últimas apresentações, eu acho, nunca se sabe...

Tudo por fazer, mas fazer é o que mais queremos, ação e atuação é nossa energia para viver seja no palco ou na vida real!





"Vídeo Arte" - "As Notas" - Cenas 15 e 16 - Uma verdade dura, real, que extirpa todos os males da alma!!! Qual nossos males internos???


"Vídeo Arte" - Weezer - "Island In The Sun" - Ilha no Sol - Sol fonte de energia, alegria, força, vitalidade. Em que ilha nós estamos???

3 comentários:

Anônimo disse...

Que corra tudo bem em nosso próximo ensaio domingo.
Cadê os nosso amigos virtuais? Sumiram!
Beijos e bom final de semana à todos!

Jeferson disse...

É verdade sumiram todos???
Vai correr sim Pat,rsssssss
Bjoss
Feliz Dia das Mães.

AnônimoJunior disse...

Sejam felizes na apresentação!