sexta-feira, 28 de maio de 2010

ESPÍRITO EM CENA - PALCO FAZ DIFERENÇA!

No último sábado fizemos nossa apresentação no Teatro Escola Nill de Pádua, foi uma muito boa. O espaço é aconchegante, o palco bem íntimo, conseguimos desenvolver a peça sem problemas. Tivemos um público de 10 pessoas. Muitos podem achar pouco, mas na verdade teatro é assim mesmo, é aos poucos que vamos construindo uma audiência, sem falar que o brasileiro não tem aquela coisa natural de ir ao teatro, é um público ainda a ser conquistado no geral.
Apresentação em um palco é sempre diferente, a energia é outra, ali ficamos em uma concetração maior porque não podíamos fazer barulho algum na coxia caso contrário o público ouviria nossas vozes, tudo é bem próximo, bem íntimo, público e atores, um contato permanente enquanto a peça acontece no palco e na coxia.
E cada apresentação as personagens crescem cada vez mais, muitos pensam que quando estreiamos a peça está totalmente pronta, mas não é bem assim, durante todas as apresentações sempre fazemos algum reajuste, a peça vai ganhando corpo, as personagens ganham mais espaço em seu próprio universo, convivemos com ela durante todo esse tempo e vamos compreendendo melhor suas atitudes, postura, sua história, ela vai se moldando aos nossos olhos e vamos compreendendo melhor sua alma.
Como tínhamos o recurso da iluminação, pudemos fazer leituras de cenas bem melhores que ajuda no processo da interpretação, ganhamos mais vida, mais cor no palco.
Eu particularmente não me importo se for no chão ou no palco a apresentação, mas que no palco há uma diferença, toda uma força maior acontece quando subimos no tablado, o cheiro, a coxia, o barulho do pisar no palco, isso mexe com a alma do ator e faz com que tudo seja mais real, porque na verdade o palco é o verdadeiro ambiente do ator, a sua casa, e onde podemos expandir tudo aquilo que precisamos, nossas emoções correm mais soltas, mais reais, querendo ou não o palco seja que tamanho for, faz uma grande diferença em uma apresentação.
Minha personagem Kaio estava lá mais viva, mais trabalhada, cada sentimento vibrava com suas palavras, ela viveu sua história com vivacidade, a emoção tomou conta envolveu-se com toda a peça, porque mesmo que nossa personagem não entre em todas as cenas, ela faz parte do todo da história, ela precisa estar ali em todas as cenas, mesmo que não as faça, ou seja, o ator precisa ouvir a peça para poder envolver-se integralmente na alma da história e sentir-se parte dela, isso ajuda o ator em sua emoção, em suas atitudes no palco, ele entra em cena para fazer sua atuação, mas está ligado em todo processo que ocorre em cada momento da encenação.
Ficar na coxia aguardando sua vez, ouvir os outros atores a fazer a cena já empolga, já mexe com nossa energia, quando chega o momento de entrarmos toda aquela força do palco envolve todo ator e personagem e flui melhor. Sem contar que em todo esse jogo, nós precisamos estar atentos a tudo que está acontecendo no palco, se o cenário está certo, a hora de colocar e tirar coisas, figurino ao trocar-se, atenção é essencial ao ator.
E sempre manter a humildade, o ator jamais pode achar que fez tudo sozinho, há toda uma equipe que trabalha e faz acontecer a peça, o elenco todo é uma equipe necessária, nenhum ator consegue atuar sozinho, mesmo em um monólogo ele não está só, toda parte técnica está ali na ajuda, por trás que faz acontecer.
Foi uma apresentação onde todos os atores conseguiram fazer seu melhor, contaram a história de sua personagem mais uma vez, porém sempre diferente, sempre com outra característica, não importa a importância da personagem e sim como o ator a desenvolve, a constrói, isso é o que marca sua presença na história.
Amanhã nossa última apresentação no Teatro Escola Nill de Pádua às 20 horas. Mais uma vez vamos contar a história da família Vasques, mas com certeza será totalmente diferente de todas as outras apresentações. Uma nova aventura para todos nós atores!

Amanhã nossa última apresentação de "As Notas" no Teatro Escola Nill de Pádua às 20 horas, Rua Mauro, 437, Saúde, atrás da estação Saúde do metrô. Ingressos 10 reais. Capacidade de 60 lugares. Uma produção Cia. de Artes Alma Espírito!



"Vídeo Arte" - "As Notas" cenas 18 a 21 - A demolição acontece aos poucos, mas vai tomando forma!!! Isabela (Ana Paula Caruso) entra na cena 18 como nossa atriz convidada gentilmente cedida pele Grupo Teatral Silveira Sampaio!


"Vídeo Arte" - Eva Cassidy - "Songbird" - Canção do Pássaro - Quantas vezes todos nós não desejamos ser um pássaro para voar bem alto e enxergar o mundo de forma diferente!?

Nenhum comentário: