segunda-feira, 3 de maio de 2010

CRÔNICA DA ALMA - QUANDO EU CRESCER EU QUERO SER...

No último sábado foi comemorado o dia do trabalho! Para muitos ainda é o dia do desemprego, pois, estão sem chances no mercado de trabalho, ou por falta de experiência, falta de preparo, ou por idade, muitos são os motivos para se ficar ou ser desempregado, claro conta em alguns casos a preguiça e a acomodação do indivíduo também.
E hoje fiquei a pensar no trabalho, na carreira profissional de cada um de nós. O que julgamos trabalho? O que é uma carreira? Qual visão temos daquilo que desejamos ser ou estar? Coloco essas perguntas porque muitos nem sabem bem o que fazer profissionalmente e muitos se iludem com certas carreiras, como de atores e de modelos ou outras ligadas as artes ou celebridades, porque transmitem um glamour, uma vida cheia de festas, alegrias regadas a muito dinheiro ganho por essas profissões. Será mesmo?
Para essas duas carreiras, modelos e atores, muitos se iludem com as pretensas facilidades que são ventiladas pela mídia pouco do que ocorre nos bastidores é posto visualmente para todos. A fama e o aparecer é o que motivam muitos a procurarem essas carreiras, mas é só esse o objetivo? Sucesso, dinheiro, capa de revista?
Quando há um concurso para escolha de novas modelos chove meninas para o teste, filas enormes se formam como se essa fosse a última oportunidade da vida para conseguirem um trabalho, uma carreira. E quando questionadas sobre o trabalho pouco sabem só abrem a boca para falar em fama, viagens, dinheiro... A maioria está em um mundo de fantasia e ainda apoiado pelas mães às vezes, onde está a noção de tudo isso? Nada contra a profissão, mas não se pode criar uma ilusão sobre o que se deseja, não só com relação a esta profissão como em qualquer outra.
A mesma coisa acontece com ser ator ou atriz. Chove candidatos em testes para filmes, novelas, peças de teatro. Muitos sem experiência, sem saber mesmo interpretar, querem apenas a fama imediata, fotos e dinheiro. Mas ser ator é isso? Muitos como falei aqui muitas vezes acham que é só decorar o texto e estarão prontos para encenar em qualquer veículo, tanto que o rosto seja exposto.
Vou comentar mais sobre o ser ator. A ilusão da fama, de ser conhecido, estar na novela da Globo, o must de todos os atores, faz com que muitos sonhem com algo em muitos casos impossível para eles e que nem sabem muito bem o que os esperam.
Ser ator profissional requer muito da pessoa, ela tem que viver para sua profissão, primeiro ponto é saber que é um trabalho normal, haverá geralmente um contrato, horas para se apresentar, e em muitos casos sem horas para sair até acabar a gravação ou ensaio. Ele terá que estudar técnicas, aprender a se movimentar, falar, agir como ator e não como pessoa e depois disso vem a preparação da personagem que é outro estudo. Fazer laboratórios conforme é a sua personagem, saber andar diferente para dar um toque diferencial na interpretação, olhar, fala, tudo tem que ser muito bem estudado, não é só decorar, entrar no estúdio e gravar, exige muito trabalho, dias sem ver a família, em alguns casos meses, e não há hora para nada quando se está em uma produção que leva meses caso de novelas e de filmes. O ator precisa estar totalmente disponível para o diretor, a produção, a produtora, a emissora, família fica em último plano, ficar doente nem pensar é risco de perder a personagem e mesmo interferir na carreira. Um ator já disse para mãe que se ela morrer e ele precisar apresentar-se em uma peça, ele primeiro terá que fazer a peça porque o público está lá ele tem um compromisso com ele e com todos, diretor, produção, os outros atores e depois se der ir ao enterro. Por mais cruel que possa parecer é verdade, ser ator profissional exige muito da pessoa e ela precisa saber lidar com todas essas circunstâncias que possam aparecer.
No teatro então os ensaios de muitas Cias acontecem de madrugada, a noite toda ou então durante o dia e leva muitas vezes mais de 12 horas de duração e todos os dias, sábados e domingos quando necessário. É um emprego como muitos com suas vantagens e desvantagens.
O melhor seria cada um que almeja essas profissões, ator ou modelo, fazer uma pesquisa antes de se aventurar em uma ilusão sem ter noção da realidade. Pesquisar, fazer entrevistas, conhecer mesmo, porque aquilo que parece às vezes não é!
Toda profissão é válida desde que sejamos equilibrados, tenhamos todos noção de como é, como funciona, qual nossa responsabilidade, nossos deveres para que assim possamos conseguir nos realizar independente de fama ou sucesso.
Um objetivo, a alma precisa de um ideal para viver, para conquistar e progredir!!! Ser um espírito trabalhador a seu favor e de ajuda e amparo ao próximo!
Tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém!!!



"Vídeo Arte" "As Notas" cena 10 - Vó Ceci, uma vó caridosa, humana, dedicada, como todos nós queremos ter!!!!


"Vídeo Arte" - Paul Schwartz - "Lascia" - Contemplar a natureza e sublimar a alma!!!!

Um comentário:

Jacqueline disse...

Concordo com o Mario, para todas as profissões é bom sempre avaliar sua escolha, se é algo que te de prazer e realização vá enfrente,mas, se for só para ganhar dinheiro, status, melhor pensar bem, pois todas as escolhas nos traz consequências, nem sempre boas. O que leva a muitos a desilusão e ate mesmo ao desanimo.
Busquem algo que vos de prazer, alegrias, paz, que mesmo sendo o mais simples do trabalho, renderá muito...
Besos