sexta-feira, 30 de abril de 2010

ESPÍRITO EM CENA - DECOLOU E NÃO ESPATIFOU!

No último sábado fizemos nossa apresentação no Sepej, um centro espírita no Butantã, como sempre o dia é corrido, e muita adrenalina na alma.
Uma Cia. de teatro como a nossa sem grandes disponibilidades financeiras tem que se arrumar como pode. Fomos de van, a mais barata que arranjamos e quase que não pudemos ir, pois o motorista foi informado do endereço errado, mas consertamos as coisas e assim conseguimos ir para o “teatro”!
Nossa apresentação seria às 18 horas chegamos às 15:30, assim conseguimos arrumar tudo com bastante calma, apesar do elenco estar sempre em polvorosa com alguma coisa e para concentrá-los tem que às vezes ser na marra.
Uma coisa que aprendemos em todo esse tempo de apresentações é que nós atores precisamos nos adaptar ao palco, ao local onde faremos a peça. Muitas coisas mudam dependendo do teatro, neste caso há um palco no Sepej, mas sem saída por trás, ou seja, mudamos nossas entradas e saídas de personagens para que a peça funcionasse melhor, e isso dá trabalho porque acostumamos de uma maneira e para o ator fazer ao contrário tem horas que parece que algumas informações não entram na mente do sujeito, trava, ele só sabe fazer o que ele ensaiou até agora, porém, o ator sempre tem que ter na consciência que ele é um camaleão, não só se transforma no palco como necessita mudar direções, posições dentro do palco quando necessário as adaptações mediante o local de apresentação, temos que mudar sempre, ser flexíveis em todas as situações.
Após nos acertarmos com relação as novas diretrizes cênicas, fizemos nosso aquecimento para entrarmos em preparação para o momento D. Trabalhei com as personagens para que todos pudessem entrar na energia da personalidade e sentimentos de cada papel. Caminharam pelo espaço para reconhecimento, aos poucos as personagens surgiram então as coloquei em olhar permanente com o horizonte buscando algo, querendo atingir o infinito elas tinham que se esforçar para atingir o inimaginável, sem saber o que alcançariam. Cada um foi realizando aquilo que seu instinto, sua vontade pedia, e de repente joguei um obstáculo para todas as personagens, algo as impedia de chegar a esse infinito, um força contrária as atraía para o chão, precisavam fazer mais força para chegar ao objetivo. Contudo ao final todas são derrotadas pela força e acabam no chão e precisam começar todo o processo outra vez. Caminharam novamente, peço tranquilidade, precisavam se concentrar para uma nova trajetória em harmonia com elas próprias. Fizemos o evangelho, a prece para nos entregarmos de corpo e espírito ao nosso trabalho. Após isso, baixamos a cortina, fui ver como estava tudo e o público começou a entrar, umas cinquenta, sessenta pessoas, público ótimo, não primo pela quantidade de pessoas e sim pela qualidade principalmente de vibração, quanto menos pessoas mais coesa é a vibração mental de todos.
Iniciamos nossa apresentação às 18:25, porque a dirigente do local nos pediu para aguardar a chegada de mais público. As primeiras 4 cenas foram fracas com erros, a energia ainda estava se espalhando pelos atores. Houve um grande erro na cena 4 onde Karin (Patrícia) e Rossini (Bruno) precisam esperar um pouco para que Mara ajeite o cenário, mas eles começaram a cena sem cenário pronto, e isso iria interferir nas próximas cenas que são diretas, pensei na coxia o que fazer e mesmo sendo um grande erro, uma grande gafe em cena, pedi a Mara que entrasse enquanto eles estavam dialogando e arrumasse o cenário na posição ideal e assim foi feito, isso jamais pode acontecer, mas não houve alternativa porque estragaria todas as cenas que viriam, é preferível acabar com uma cena do que com a peça inteira. E também para que os atores se liguem e saibam do que aconteceu para maior concentração no momento das cenas.
Da cena 05 em diante a peça foi ganhando corpo, força, energia, e decolou muito bem, chegou ao clímax com excelente dramaticidade, firmeza, houve uma harmonia nas interpretações, um jogo de olhares, de texto que foi motivador para todo elenco. Terminamos a peça no ponto ideal com energia no topo.
Claro ainda houve alguns erros, Bruno caiu na dança, e melhor que está gravado só assistir no vídeo de ontem, todos erraram passos, e a última dança foi uma bagunça só, gente que não sabia os passos, um que troca de lugar, de marcação sem estar estipulado isso antes, uma beleza, isso que chamo de profissionalismo...
No entanto quando queremos, quando há concentração, disciplina melhores tudo anda como precisa ao final eu estava de bem comigo mesmo, pois, antes estava muito mal na interpretação, pensei em até para de encenar porque parece que há horas que a personagem não aparece as palavras que precisam ser ditas por ela não sai da boca, trava, nossa nas cenas que passamos antes para acertar detalhes eu estava um lixo. Na apresentação ganhei uma força, Kaio minha personagem surgiu com tudo, parecia que não era eu que estava no palco, isso me deixou com mais vontade de representar do que nunca.
O público pareceu gostar, pelo menos aplaudiram, o ambiente do local, a energia é muito boa.
Agradecimentos feitos arrumamos nossas coisas e esperamos por uma hora e meia a van voltar para nos levar para casa. Terminamos a apresentação às 19:50, às 20:30 estávamos prontos e ficamos até às 22 horas na espera, normal isso acontece, mas o melhor é que tínhamos cumprido nosso papel de atores, de Cia de teatro, o trabalho foi realizado, com certeza muitos espíritos foram ajudados no decorrer da apresentação, pois muitos estavam nos assistindo além dos encarnados, todo um trabalho do astral foi feito e talvez muitos nem perceberam.
Agora é nos prepararmos para a próxima apresentação no dia 15 de maio às 21 horas em outro centro espírita, um novo local, sem palco, faremos a peça no chão, muitas modificações precisarão ser feitas. Nos aguardem com novas notícias... Trabalho não falta, é ter boa vontade, concentração e disciplina para que possamos realizar nossas intenções com ajuda sempre dos espíritos e de todos que acreditam em nós!

Quanto mais fazemos teatro mais queremos ser teatro!!!


"Vídeo Arte" - "As Notas" - Cena 09 - Karin (Patrícia) e Kaio ( Mário). Verdades e mentiras em cena!!! Família complicada!!!!



"Vídeo Arte" - Sarah Brightman - "Schwere Träume" - Pesadelos - Muitos pesadelos nos perseguem em sonhos e acordados e quais serão nossos pesadelos???

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jeferson disse...

Bem que o Mário avisou , não gira muito que vai cair.

Bruno Cavalcanti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.