quinta-feira, 22 de abril de 2010

ALMA CULTURA - O ALÉM NAS TELAS!!!!

O além está em alta no cinema! Produtores, diretores e atores descobriram um filão que dá público certo, espíritos, vida após a morte, ciência espírita, médiuns...
Desde o início do mês está em cartaz o filme “Chico Xavier” contando a história do famoso médium de Pedro Leopoldo onde nasceu e sua trajetória em Uberaba com seus trabalhos de ajuda a todos que precisavam não só de alimentos como de mensagens dos parentes ou amigos que partiram para o outro lado da vida.
O filme é uma obra clara, sem pretensões de ser um grande filme, ele conta a história de Chico desde a infância até a fase adulta sem chegar ao seu desencarne. Os fatos mais importantes são mencionados, muitas coisas ficaram de fora, contudo isso não deixa o filme menor pelo contrário acaba por deixá-lo com uma narrativa bem acabada.
Daniel Filho, diretor e produtor do filme conseguiu imprimir imagens delicadas mesmo nos momentos mais dramáticos da película. A ideia de usar o programa “Pinga Fogo” como pano de fundo para que a vida do médium fosse ali mostrada desde a infância obteve um grande resultado para o espectador, as idas e voltas ao programa entre uma fase e outra da vida de Chico contribui para que a narrativa ganhe peso e interesse. Tudo foi feito com muito cuidado, bem planejado, o roteiro é eficiente e as interpretações são magistrais desde a contar pelo ator mirim que interpreta Chico quando criança (Matheus Costa ) em seguida na fase jovem e adulta Ângelo Antônio que consegue uma delicadeza em sua interpretação que atinge o ponto exato de retratar alguém que realmente esteve entre nós, os gestos, o olhar perfeitos, e claro na fase mais madura Nelson Xavier confunde-se com o verdadeiro Chico, interpretação soberba que nos faz lembrar em tudo o médium mineiro. A direção de Daniel consegue conduzir os três atores de uma forma tal que a transformação de uma fase para outra não agride o espectador porque ela é bem natural.
Drama e humor estão bem distribuídos em todo filme e o elenco em geral se destaca também, Tony Ramos como o cético marido de Cristiane Torloni, ótima como a mãe que perdeu o filho, Pedro Paulo Rangel como o padre e André Dias como o mentor Emmanuel, um elenco afiado e coeso faz com que o filme não perca seu objetivo por nenhum momento, que é simplesmente de contar a história de Chico Xavier.
Mas o grande mérito do filme com certeza é que Daniel Filho não fez uma obra didática tentando converter o público ao espiritismo, nem passou lições espíritas, o filme atinge e abrange a todos espíritas e não espíritas. Ele chega ao povo sem distinções de raça, cor, religião, credo, é uma obra aberta para todos, esse é o ponto a se elogiar neste filme, ele é amplo não se fechou em um só objetivo, vai além do próprio espiritismo.
Vale a pena assistir sem preconceitos e apreciar uma boa obra que atinge seus resultados plenamente.

O que já não se pode dizer do filme “Bezerra de Menezes” que contém roteiro, direção e produção ruins, valendo apenas pela interpretação de Carlos Vereza, um filme elitista, foi feito apenas para os espíritas e não atinge o grande público, os espíritas ortodoxos devem adorar, esse não recomendo, esqueçam!

E outros filmes baseados em livros de Chico irão invadir a tela ainda esse ano, “Nosso Lar” em setembro e “E A Vida Continua” sem previsão de estreia. Espero que sejam bons filmes sem serem chatos didáticos e com falsa moral!

A arte está tendo vistas para o além isso é bom para que todos, principalmente para aqueles que não acreditam na vida após a morte, possam começar a pensar sobre esse além, como é, se realmente existe, qual nosso destino depois de deixarmos o corpo...

Uma outra estréia esse mês foi da novela “Escrito Nas Estrelas” de Elizabeth Jhin que retrata a vida após a morte e discute essa possibilidade. Ainda nos seus primeiros capítulos a novela vem ganhando audiência e deixando muitos curiosos, até onde assisti a narrativa tem sido bem explicada, o além vem sendo bem explorado e colocado da forma correta sem muitas fantasias, claro é uma novela obra aberta muitas coisas poderão ocorrer que não estarão de acordo com os livros espíritas, mas precisa-se olhar que a obra precisa atingir o grande público se for didática demais perde-se a sua essência, e é novela precisa ter ficção, imaginação, assim não queiramos que ela seja perfeita. Mas por enquanto vem agradando, bom texto, direção, atores com boas interpretações e imagens de cinema, a cena ontem do espírito Daniel aprendendo a voar foi muito bem realizada, é aguardar, com certeza voltarei a falar ainda desta novela que vai ao ar de segunda a sábado às 18 horas pela Rede Globo.

E ainda vem aí uma série que contará a vida de um médium curador com o título de “A Cura”! Os espíritos estão no ar literalmente!!!
Neste sábado dia 24 nossa apresentação no Sepej às 18 horas!!! "As Notas" um drama sobre o suicídio e suas consequências!!! Uma produção Cia de Artes Alma Espírito! Entrem no site www.sepej.org.br para verem o endereço e o mapa de como chegar!


"Vídeo Arte" - Trailer do filme "Chico Xavier" em cartaz nos cinemas!



"Vídeo Arte" - Cenas da novela "Escrito Nas Estrelas" Rede Globo às 18 horas!!!


"Vídeo Arte" - Cia na ginástica!!! Boa forma faz um bom ator??? Corpo e mente sãos!!! Cadê a interpretação??? Tudo precisa ser feito na construção de um bom ator!!!


"Vídeo Arte" - P. Melas - "My Funny Valentine" - Meu engraçado namorado(a)- Somos engraçados quando namoramos ou estamos com alguém???

Um comentário:

Luciana disse...

Muito bem colocada as palavras do meu diretor, quanto ao filme e a novela.
Na minha opinião a novela se não mudar o rumo/curso vai bombar com esta história da vida após a morte.
E o filme, galera quem não assitiu vá, pois o filme retrata muito bem a vida do nosso saudoso médium Chico Xavier.
bjs a todos