quinta-feira, 1 de abril de 2010

ALMA CULTURA - PALCO UNIVERSAL!

O festival de teatro de Curitiba terminou no último domingo com várias apresentações. Só no Fringe foram mais de 300 peças apresentadas de diversos grupos e Cias de teatro de toda parte do país, a maior parte do sul mesmo. Saldos positivos negativos, enfim o festival tenta se renovar a cada ano e mostrar as novas tendências dentro do cenário teatral brasileiro, rumos que atores e encenadores estão seguindo, testando, na verdade o festival deixa claro que o teatro passa por transformações em todos os instantes porque no palco podemos experimentar muito. O que ficou bem claro neste ano é que os cenários, iluminação e música (trilha sonora) não são apenas acessórios da peça, mas hoje em dia o cenário, música e iluminação são quase personagens inseridos na trama e ajudam a contar e até interferir na história. Isso pode se perceber em algumas peças onde o cenário é totalmente uma obra de arte, em outras o cenário move-se e ajuda os atores em cena. A iluminação cada vez mais faz parte de toda encenação criando climas, mudando conforme os sentimentos das personagens e suas atitudes e a música vem ganhando um espaço muito considerável onde pontua passos, cenas inteiras com emoção, e mesmo com graça quando a comédia pede uma trilha especial. É a arte dentro da arte, o teatro tem essa condição de abrigar todas as artes no palco, justamente por precisar de cenários que acabam sendo obras de arte, esculturas, quadros, e muitos dos cenários construídos em favor da história que vai ser encenada, aí o cenógrafo cria coisas deslumbrantes que ajuda a vida dos atores e deixa os olhos do público surpresos. Trilhas sonoras especiais estão sendo criadas para as peças, músicas para as personagens, trilha incidental para pontuar atitudes, sentimentos, dar um susto na platéia, chamar a atenção.
Em nossa Cia sempre demos valor a música e ao cenário, fazemos o que nossos recursos podem fazer, mas tentamos sempre criar um cenário que participe da história, não esteja somente em cena, a música está presente em quase todas as cenas e ajuda a contar e mostrar as personagens juntamente com as danças que tentamos fazer. Acredito nessa integração total da arte dentro do palco e cada vez mais vamos tentar adicionar elementos que passam a ter importância fundamental em toda apresentação.
O festival só confirmou uma tendência que vem crescendo dentro do teatro, fora ainda o uso de vídeo como meio de intervenção dentro das cenas, muito usado atualmente.
É tentar inovar, mas sem perder o clima teatral, o moderno precisa ser adicionado ao jeito tradicional de fazer teatro ao vivo, sempre somar sem descaracterizar o que o teatro tem de melhor a vida acontecendo na frente de todos!

Por falar em vídeo, foi lançado no último fim de semana na internet o site www.cennarium.com onde comprando créditos o público poderá assistir peças em casa pelo computador na sua sala, quarto onde quiser. O projeto criado grava as peças que serão vendidas até por 50% menos do valor do ingresso no teatro a quem acessar sendo que 50% ficam para os produtores da peça e o resto para o site. Primeiro passo é fazer o cadastro no site, depois escolher a peça em seguida comprar os créditos. Há 25 peças filmadas e prontas para serem assistidas. Entre as peças já prontas estão: “A vida é uma comédia”, “Mãos ao alto, SP”, “Separação de Corpos”, “Panos e Lendas” e outras. Além disso o site promove as peças vendendo seus artigos, dando chances de que patrocinadores se interessem, a idéia principal é divulgar o teatro não só pelo Brasil, mas pelo mundo todo.
A iniciativa é boa, vamos ver como o público reage a essa novidade de não ir ao teatro, mas assistir em casa! Será que pega? Afinal a melhor coisa do teatro é que tudo ocorre ao vivo com a participação do público. A cultura teatral poderá chegar a locais bem longínquos do nosso país, contudo será um risco de o número de pessoas caírem no teatro ao vivo? Só o tempo dirá!

O teatro se redescobrindo, se reinventando!!!

Álbum Alma Espírito!!!

Os diretores nos seus comentários sobre o ensaio!!! Alguém dorme lá no fundo!!! Cenas de uma Cia durante seu ensaio!

"Vídeo Arte" - "Glee" - "Walking On Sunshine" and "Halo" - Andando sobre os Raios de Sol e Santo ou Santo!!! - Uma mistura de duas músicas! Andar sob o sol é até possível para todos mas santos??? Ou Santas??? Hum...

Nenhum comentário: