sexta-feira, 9 de abril de 2010

ESPÍRITO EM CENA - O QUE HÁ DENTRO DO ATOR?

Nosso último ensaio foi muito melhor em todos os sentidos, apesar das falhas ainda, começamos a sentir as personagens mais presentes e os sentimentos começaram a florescer novamente.
Antes do ensaio dei um aquecimento onde os atores entraram em contato com suas personagens e ao final tinham que dar um depoimento, a personagem, sobre si mesma ou falar o que viesse pela emoção pelos sentimentos. Demoraram um pouco para falar, mas assim que começou todas falaram sobre o que sentem, são, interessante que algumas falaram mais das outras do que si mesma... Bem o que fazemos na vida quando queremos fugir de nós mesmos, ou colocar o que sentimos em cima de outra pessoa, difícil assumir o que realmente somos e sentimos!
Após isso começamos a ensaiar o final da peça e começamos tudo de novo desde a cena 01. Interessante como de um ensaio para o outro tudo muda, os sentimentos das personagens começaram novamente a estar nos atores, havia mais concentração, lógico algumas cenas ainda acabamos por errar o texto ou começamos a rir, há algo inexplicável às vezes.
Por mais que queremos fazer as cenas corretas outras coisas vem na mente para falar, o texto sai truncado, erramos a marcação, apesar de tudo estar na cabeça, há uns impulsos estranhos que quando vemos já fizemos. E é nisso que o ator precisa estar ligado, nesses impulsos da alma que quer ser independente e não seguir aquilo que está já determinado. Como se houvesse um outro agente agindo, mas é o próprio ator que precisa dominar suas vontades, seu inconsciente para não atropelar toda a peça.
A ação às vezes se dá porque dentro do ator existe um sentimento com relação a personagem, uma opinião, ou algo que inconscientemente pensa que a personagem deveria fazer ou dizer e em dados momentos essas atitudes surgem em pleno ensaio, mas é bom para que corrijamos a tempo para que não aconteça na apresentação. Afinal são dois sentimentos ligados, dois pensamentos, dos atores e das personagens, só que nós atores no palco precisamos ceder tudo à personagem, sem medo, sem preconceitos para ela fluir naturalmente e ser quem ela é.
Por isso devemos ensaiar muito, repetir e repetir as cenas que temos mais problemas, e cada ensaio cada repetição sempre é diferente porque nossos sentimentos mudam e isso querendo ou não influi na personagem, a falta de concentração pode ser a fragilidade do ator, a disciplina tem que ser firme para que surja no palco o outro sem nossos pudores, e opiniões.
E as personagens de “As Notas” são complexos com muitos sentimentos contraditórios, cheios de medos, egoísmos, tudo bem acobertado que durante o andamento da história acaba vindo à tona. E nós atores reais, seres reais com certeza temos algo secreto que só nós sentimos, só nós sabemos, seja o que for está em nossa alma e não queremos que ninguém saiba, descubra. Na peça é necessário que isso venha ao público para que possa haver uma compreensão de toda a trama, os podres da família acabam na plateia.
Esse domingo tem mais! Nossa apresentação do dia 17 foi cancelada e transferida para o dia 15 de maio, ao longo do mês daremos mais notícias. E no dia 24 de abril estaremos no Sepej apresentando “As Notas” às 18 horas! Entrem no site do centro e verifiquem o endereço e como chegar: www.sepej.org.br
Quem quiser assistir um ensaio nosso e conhecer nossa Cia mandem um e-mail para que possamos agendar uma visita! teatromonteirolobato@globo.com


Galera mais um fim de semana, esse parece que vai ser frio, cadê o outono??? Já foi pro inverno e ninguém nos avisou??? Clima doido! Bem como somos todos loucos o tempo só está nos acompanhando!!! Fim de semana com muita arte para todos nós!!!


Ensaiar sempre! A vida é um ensaio para a eternidade!



Álbum Alma Espírito!!!!


Nossa mais nova integrante, Viviane, começando na Cia, seja bem vinda, ela não sabe onde se meteu... Hahaha! Mas ela não tem cara de louca também???



"Vídeo Arte" - "Glee" - "Don´t Rain On My Parade" - Que não chova no meu desfile ou que nada de ruim aconteça na minha vida - e "You Can´t Always Get What You Want" - Você não pode sempre conseguir o que quer- Essa música é para todos nós, não conseguimos o que desejamos, mas temos o que necessitamos, assim é a vida, e o que nós necessitamos é o correto. Basta acreditar!

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é! Ensaio é assim mesmo, sempre com novas mudanças. Mas no final tudo vale a pena.
Um super final de semana à todos debaixo do cobertor rsss....
Bjos!