sexta-feira, 16 de abril de 2010

ESPÍRITO EM CENA - PERDA DE ALTITUDE!!!

No último domingo o aquecimento foi feito pela Maria Creuza que está designada como diretora da Cia de nos segundos e quintos domingos preparar os exercícios. Ela aplicou exercícios para o corpo do ator, para que ele utilize todo seu corpo em cena, isso é muito importante para que haja desenvoltura na personagem mediante seus atos, que o corpo do ator fale também. Planos baixos, médios, altos, pés, pernas, mãos, cabeça, tronco, devem estar em harmonia com a personagem. Em seguida ela fez exercícios de voz com algumas músicas onde a troca de sílabas ou de letras ajuda a destravar a língua. Dicção é um dos fatores importantes para o ator se comunicar com o público e fazer com que a sua personagem seja compreendida.
Usou recursos de roda, de união de sentimentos, de todos participarem juntos colaborando um com o outro, isso é o que faz uma Cia de teatro dar certo, andar sempre para frente.
Em seguida começamos a ensaiar mais uma vez “As Notas” para nossa apresentação do dia 24 de abril no Sepej.
O ensaio até começou bem, alguns erros de texto, mas até a cena 09 o ensaio foi muito bom, inclusive eu estava admirado, tudo correndo no ritmo, porém quando começou a cena 10, algo ocorreu, a peça começou a cair, o ritmo foi ficando lento a cada cena, os erros mais comuns, chegamos ao final do ensaio com um verdadeiro desastre em mãos. Afinal o que houve?
O declínio aconteceu em todo conjunto não foi algo isolado a peça morreu aos poucos chegou ao final agonizando, ainda bem que era um ensaio, se fosse uma apresentação teríamos cometido suicídio em seguida e coletivo, hahaha, brincadeira.
Isso pode ocorrer tanto em ensaios como em apresentações. Tudo pode começar muito bem a peça decola e vai ao alto e de repente do nada ela desaba e não consegue mais força para levantar. Nesse ponto todos os atores precisam estar atentos, pois, precisam começar a agir para que a peça que perdeu o pique recupere-se. Isso dependerá de cada um, se uma cena foi ruim, a próxima deve tentar ser melhor e aí os atores que estão em cena precisam perceber o que ocorre. Geralmente quando saímos de cena notamos a sensação, a vibração e se está negativa assim que voltamos em cena precisamos ativar de novo a energia. Na comédia isso é até mais fácil de fazer se o público não está rindo nós podemos improvisar mais, colocar mais cacos para tentar salvar a apresentação. Mesmo assim devemos tomar todo cuidado para que não se perca a história da peça com tanta improvisação ou cacos, salvar é uma coisa, arrasar de vez é outra, tudo precisa ter boa noção de como fazer.
No drama é um pouco difícil a situação porque não podemos colocar cacos ou improvisar de qualquer maneira, o drama é mais denso, os atores então necessitam ter um jogo de cintura enorme para salvarem a montagem, se houver improviso ou caco tudo tem que estar de acordo com a cena que acontece, com a trama em cena se não houver coesão e bom senso o drama corre o risco de nos improvisos virar uma comédia e aí sim perde-se tudo.
Em ensaios devemos também tentar salvar a encenação, mas desta vez nada funcionou, a peça ficou bem lenta, as cenas não tinham força, e como disse foi o conjunto não algo específico. Contudo ainda tento analisar e achar o que realmente houve.
Bem não adianta reclamar agora no próximo ensaio precisamos estar bem melhores 100% afiados para que a peça decole e voe tranqüila sem cair no meio do percurso.
O que pode ter influenciado são vários fatores, falta de concentração, indisciplina, erros constantes, cansaço, desânimo dos atores, muitas coisas podem influenciar o ator, mas ele não pode se deixar levar, na peça, no ensaio, na apresentação ele precisa estar totalmente ator sem seus problemas emocionais, sentimentais, da vida, no palco o ator precisa estar pronto para o público e nada mais, por uma hora e meia no máximo ele será outra pessoa e tem que desvincular sua personalidade da que tem e é a personagem. Ele vai ser ela, sua alma integralmente, quando o ator faz isso já são 50% de chances da peça dar certo.
Teatro é uma caixinha de surpresas nos ensaios e nas apresentações por isso que é o máximo ser ator cada momento é diferente.
Muita responsabilidade, disciplina e concentração para dar o melhor para a plateia.


Domingo tem mais!!!


"Vídeo Arte" - Dança ensaio! "Mea Culpa" Muitos passos, muitas direções, muita contagem, ficamos todos loucos hahahaha, atenção é o ensaio, no palco tende a ficar pior hahahah!!!!

"Vídeo Arte" - Bliss - "Wish You Were Here" - Desejaria que você estisse aqui - Quem nós desejamos ao nosso lado??? Está em nossos pensamentos...

7 comentários:

Anônimo disse...

Foi você que chegou de repente em minha vida? Foi você que de alguma estrela no céu apareceu para me fazer brilhar? Foi você que de tanto me olhar de longe resolveu chegar mais perto? Foi você que me olhou profundamente e me fez suspirar? Foi você que me tocou querendo me contar algo? Foi você com seu sorriso me abraçou a alma? Foi você com seu beijo me fez desperta o mais belo sentimento? Não importa se foi você, só quero que fique ao meu lado.

Super final de semana com muitas alegrias, loucuras, sorrisos, magia e encantos!

Beijos! Beijos! Beijos!

Luciana disse...

Um super beijo e todos e um ótimo fim de semana.

Jeferson disse...

Sim, fui eu, mas vc não me aceitou

Anônimo disse...

Jef, nosso tempo já foi, agora não te quero mais. Valeu pelos bons momentos, ams não quero vc ao meu lado mais. Seja feliz!

Jeferson disse...

Credo vc é ruim mesmo, va vai ver so, pode deixar, eu vou deixar vc no pé da roça

Faby Vilela disse...

Jeff bem feito não tratou bem minha amiga ficou sozinho.....rsrsrsrsrsrsrs Bom final de semana a todos!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.