segunda-feira, 19 de abril de 2010

CRÔNICA DA ALMA - CIENTIFICAR SIM, DOUTRINAR NÃO!?

Nesses últimos dias conversando com um amigo sobre espiritismo, os preconceitos, a elite, fiquei pensativo sobre muitas coisas que precisamos nós espíritas tomar cuidado. Às vezes o discurso dentro dos centros espíritas parece muito elitista tipo nós somos os escolhidos, nós somos os melhores, só nós temos a salvação. E se estudarmos a ciência espírita, sua moral veremos que ela pede justamente ao contrário, humildade para com os outros, e que não há diferença entre espíritas e nenhuma outra religião, crença. Precisamos tomar cuidado para não sermos elite e isso pode estar acontecendo, afinal é muito difícil ver pessoas mais comuns dentro da casa espírita, moradores de favelas, pessoas que moram nas ruas, e que precisam também estar dentro de uma sessão assim como todos nós, existe o trabalho com as favelas, com moradores de ruas, mas está distante do centro, da reunião onde todos nós e eles que se julgam marginalizados deveríamos estar juntos. Afinal a reintegração na sociedade não começaria dentro da casa espírita???
O preconceito por mais que digam que não existe, há dentro dos centros espíritas, por mais que seja pregada a igualdade, é muito difícil ver todos sentados lado a lado, moradores de favelas, ruas, viciados e nós no mesmo lugar. Preconceitos sexuais também existem é só ver as palestras, as perguntas, tem um ranço de preconceito por mais que se disfarcem as palavras. Lógico que tudo isso também é cultural, mas dentro de onde nós estamos isso não poderia existir.
Falamos muitos nos necessitados, mas todos nós somos necessitados, parece que colocamos uma barreira, um distanciamento e a ciência espírita pede justamente o contrário, a união.
E um outro ponto é sobre a palavra doutrina que pede doutrinação, mudança no pensar do outro ou nosso. O problema é que doutrinar pode muitas vezes engessar as idéias, olharmos só um lado da questão é esquecer que precisamos ampliar nossa visão para além dos limites de nossos umbigos.
Por isso o espiritismo não pode ser designado somente como religião, porque na verdade é uma ciência que estuda a alma, a eternidade da vida, a reencarnação e tem como base a mudança moral de todos nós, é uma ciência porque ela tem como princípio sempre ampliar os horizontes e nunca se fechar em si mesma como praticamente todas as religiões que se fecham em seus dogmas e matam a essência do ser. Nós que nos nomeamos espíritas precisamos ficar atentos a certos discursos que pretendem ser humanos, mas estão prendendo todos nós em “dogmas” preconceituosos.
Ciência busca a verdade, pesquisa, vai fundo em todos os processos, não aceita nada sem raciocinar, refletir, faz várias comparações e chega a um consenso. O espiritismo faz isso usa a razão, a lógica e chega as respostas.
O que não podemos perder é o lado humilde, simples, a compaixão, a caridade cristã e nunca nos acharmos melhor que o outro.
Devemos ficar atentos para não perdermos o progresso do mundo, acompanhar aquilo que traz boas coisas, ajuda todos nós. Jamais fechar os olhos as novidades, ao que é belo, tem emoção, sentimentos, mas acima de tudo ver se a razão nos diz que podemos seguir seguros dentro do evoluir da humanidade separar o joio do trigo, entretanto tomar cuidado para não estarmos fazendo a separação de forma errada.
Doutrinar é perigoso, porque fazemos da forma que desejamos que o outro seja ou queremos que ele acredite no que acreditamos. Fazer ciência é abrir a mente para experiências na vida que nos levarão ao conhecimento de nós mesmos e saber lidar com o coração e a razão de maneira a não nos perdermos em nossos destinos.
Ciência sim doutrina não!

Neste sábado apresentação de "As Notas" no Sepej às 18 horas!!! Entrem no site www.sepej.org.br e vejam o endereço e como chegar. Mais uma produção Cia. de Artes Alma Espírito!!!


"Vídeo Arte" - Aquecimento da Cia. Maria Creuza em ação!!! Todos são molas!!!!


"Vídeo Arte" - Freemasons - "Uninvited" - Não Convidado - Ao nosso redor há muitos que não foram convidados para estar ao nosso lado... Vivos??? Sim, mas invisíveis!!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

“Os espíritos protetores nos ajudam com os seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo - mas como nem sempre lhes damos a necessária importância, oferecem-nos outros mais diretos, servindo-se das pessoas que nos cercam.”

AnônimoJunior disse...

Seu texto está muito bom.Concordo plenamente. Sou contra o etnocentrismo, contra o "horizonte limitado".

Anônimo disse...

A fala que mandei anteriormente é de Allan kardec.
Beijos!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AnônimoJunior disse...

"...as vezes me sinto em uma passarela de moda e orgulho.
Ninguém se mistura com ninguém cada qual com sua turma de posição(...)"
Gostei de sua colocação!