segunda-feira, 24 de maio de 2010

CRÔNICA DA ALMA - NOVO VELHO

A tecnologia está nos atropelando! Isso mesmo a cada dia aparece mais uma novidade na área tecnológica, nem bem consumimos algo novo, ele já se tornou obsoleto e a nova geração surge. Mas como mostrar aos criadores dessas máquinas que eles não estão dando tempo suficiente para que nós pobres mortais possamos entender o que ocorre na tecnologia, absorvamos o conhecimento, e tentemos usar se ao mesmo tempo outra invenção substitui aquilo que era novo?
Estamos virando reféns da indústria moderna. O ritmo de lançamentos é desastrosamente frenético e nós não temos condição de ter tudo, saber tudo, consumir tudo. Ao nosso redor há uma grande valorização de tudo que é moderno, há uma massificação para nos convencer que precisamos da nova máquina lançada seja ela para o que for. Contudo precisamos de tudo isso em nossas vidas?
Tudo tem como propósito beneficiar e aliviar nossas rotinas, ajudam em muitas tarefas que antes eram mais complicadas para realizar, eu não estaria escrevendo esse blog caso o computador não tivesse sido inventado ou não tivesse havido uma revolução dentro do mundo da comunicação.
Entretanto devemos ponderar no que precisamos para viver nossa rotina. Será que realmente precisamos ter todas as últimas gerações de celulares, televisores, câmeras digitais, etc e etc... ?
Até que ponto iremos usar tudo isso, e caso tenhamos ele será obsoleto em meses, dias ou até em horas, pois, assim que comprarmos alguém inventou outro melhor...
Sinceramente não sinto falta dessas coisas modernas, Ipod, SmartPhone, e outras tecnologias, vivo bem com meu pc, com meu celular de 3 anos que nem câmera tem, e minha vida está normal, ou seja, não irei morrer sem essas traquinagens inventadas, acho que precisamos racionalizar o que é bom para nós, o que realmente vamos usar como parte ativa e interessante de nossas vidas.
Vejo muitas pessoas preocupadas porque não tem o celular de última geração, tem gente que compra sempre o último lançamento, outros não podem ficar desatualizados, assim a casa vai virando uma loja de tranqueiras só para dizer que é moderno, está no século 21. Tudo tem um limite, e nosso limite é o bolso, muitos se endividam para obter seu “sonho”, e assim dívidas sobre dívidas se acumulam e vira uma roda de enforcamento.
Com a aproximação da copa do mundo a mídia quase descaradamente está colocando que todos nós precisamos ter uma televisão de última geração, plasma, lcd e agora chegou a televisão 3d, e nós nem temos uma programação digital integral, ainda mais em 3d, mas toma anúncio para aguçar a todos. Aqueles que podem comprar e aqueles que não podem se veem alucinados para ver os jogos em uma nova dimensão, tudo bem gosto não se discute e nem é proibido ter, o problema é como ter, sua precisão, a conseqüência de uma compra que parece necessária e mais tarde descobrir que o sonho vira pesadelo. Precisamos tomar cuidado com esse consumismo desenfreado que engloba todos, ricos, pobres, remediados, todos entram no mesmo barco do querer sem pensar se esse querer não será um desastre ao final da história.
A tecnologia não vai parar de jogar no mercado algo sempre revolucionário, porém se faz necessário uma análise profunda se nós precisamos do revolucionário em nossas vidas, nossa condição financeira, nossas possibilidades de uso, o que vai beneficiar e o que vai estragar em nossa vida aparentemente calma, olhar para ela e perguntar a nós: Precisamos comprar isso? Qual o custo benefício? Até quando usarei isso? Haverá melhoria para todos? Meu bolso suporta meses de pagamento? Controlar o impulso da novidade, usar mais a cabeça, e verificar se não há algo mais urgente a fazer do que ter mais uma nova geração que vira peça de museu em tão pouco tempo.
Como um amigo meu disse: “Com tanta tecnologia será que já não há uma maneira de se comunicar mais com os espíritos através de tantas máquinas que inventam?” E ele complementa: “Isso precisa parar, onde eles querem chegar (os inventores) com tanta coisa?” Pois é aonde chegaremos? Será que no futuro estaremos falando com os espíritos usando um telefone especial que mantenha contato com o além e eles possam ligar sempre que quiserem? Quem sabe...
A ciência não tem limites e nós temos???


Neste sábado nossa última apresentação de "As Notas" no Teatro Escola Nill de Pádua, localizado na Rua Mauro, 437, Saúde, atrás da estação Saúde do metrô. Ingressos 10 reais! Uma realização Cia. de Artes Alma Espírito!


"Vídeo Arte" - "As Notas" - Introdução - Apresentação Teatro Escola Nill de Pádua - Todos somos culpados???


"Vídeo Arte" - Sugababes - "Too Lost In You" - Muito Perdido em Você - Ficamos perdidos em alguém, nas coisas, em nós mesmos, na vida... Mas precisamos nos achar...

Um comentário:

Jeferson disse...

Ate imagino de quem são essas palavras,kkkkkk
Poderiamos sim comunciarmos pelo PC.