quinta-feira, 22 de julho de 2010

ALMA CULTURA - NICETE BRUNO

Bruno, Nicete (1933)
Biografia
Nicete Xavier Miessa (Niterói RJ 1933). Atriz. Intérprete do papel característico de ingênua, ao início de sua carreira, Nicette torna-se, juntamente com seu marido Paulo Goulart, empresária e dona da Companhia Nicette Bruno, incorporando grandes personagens à sua galeria de criações.
Inicia-se muito jovem, atuando em Romeu e Julieta, de William Shakespeare, na direção de Esther Leão, pelo Teatro Universitário, TU, em 1945. Interpreta a personagem Ordella de A Filha de Iório, de Gabriele D'Annunzio, em 1947. No ano seguinte, participa de Anjo Negro, de Nelson Rodrigues, direção de Ziembinski, dois trabalhos para o Teatro Popular de Arte, TPA, companhia de Maria Della Costa e Sandro Polloni. Após participações na companhia de José César e Sarah Borba, faz, em 1949, O Sorriso de Gioconda, de Aldous Huxley, com Dulcina de Morais. Com Maria Jacintha, no Teatro de Arte, integra os elencos de Dias Felizes, de André Pagnol, 3200 Metros de Altitude, Julien Luchaire e Já É de Manhã no Mar, da própria diretora, todos em 1947. Novamente no Teatro Universitário de Jerusa Camões, aparece em O Fantasma de Canterville, baseado em Oscar Wilde.
Funda em São Paulo, em 1951, aos 17 anos, o Teatro de Alumínio, na Praça das Bandeiras, edifício sede do Teatro Íntimo Nicette Bruno, TINB, companhia criada anos mais tarde. Ali conhece Paulo Goulart em Senhorita Minha Mãe, de Louis Verneuil, com quem se casa e passa a dividir a direção da equipe. Chama a atenção em: Ingênua até Certo Ponto, de Hugh Herbert, sendo dirigida por Armando Couto, e Week-end, de Noel Coward, direção de Antunes Filho ambas em 1953; além da premiada criação de Aparecida, em Pedro Mico, de Antônio Callado, em 1958. Os Amantes, de Samuel Rawet e Paixão da Terra, de Heloísa Maranhão, precedem a criação de Zefa entre os Homens, com direção de Ziembinski, é novo marco em sua carreira, em 1962.
Nessa ocasião o casal muda-se para Curitiba, desenvolvendo atividades junto à Escola de Teatro do Guaíra, e participando da fase áurea do Teatro de Comédia do Paraná, entre 1962 e 1966. Nicette integra, entre outros, o elenco de Um Elefante no Caos, de Millôr Fernandes (1923), 1963; e A Megera Domada, de William Shakespeare, 1964, ambos sob a direção de Cláudio Corrêa e Castro.
Novamente em São Paulo, o casal associa-se a Antônio Abujamra para a criação do Teatro Livre, levando à cena Boa Tarde, Excelência, de Sérgio Jockyman, em 1967; Os Últimos, de Máximo Gorki, e O Olho Azul da Falecida, de Joe Orton, em 1968.
Retorna em 1974, comandando o Teatro Paiol, sendo premiada como atriz em O Efeito dos Raios Gama nas Margaridas do Campo, de Paul Zindel; Dona Rosita, a Solteira, de Federico García Lorca, 1980, ambos com Abujamra como diretor; Agnes de Deus, de John Pielmaier, uma direção de Jorge Takla, 1982; e Aviso Prévio, de Consuelo de Castro, sob o comando de Francisco Medeiros, em 1987. No ano seguinte, novamente com Abujamra, monta À Margem da Vida, de Tennessee Williams. No Rio de Janeiro, participa de Meu Reino por um Cavalo, original de Dias Gomes, uma encenação de Antônio Mercado, em 1989.
Em 1994, atua em Enfim Sós, de Lawrence Roman, com direção de José Renato; participa da montagem de Gertrude Stein, Alice Toklas & Pablo Picasso, de Alcides Nogueira, numa direção dupla de Abujamra e Marcio Aurelio. Em 1998, faz um excelente trabalho em Somos Irmãs, de Sandra Louzada, arrebatando os prêmios Shell e Associação Paulista de Críticos de Arte, APCA, de melhor atriz; e em 2000, mais uma vez em parceria com Abujamra, surge em Crimes Delicados, de José Antônio de Souza.
Ativa participante na televisão, integra algumas novelas de sucesso, como: Éramos Seis, Papai Coração, Rosa dos Ventos, Meu Pé de Laranja Lima e Bebê a Bordo.
Nicete faz parte de uma ilustre família de artistas, integrada pela sua mãe Eleonor Bruno, seu marido Paulo Goulart e suas filhas Beth Goulart e Bárbara Bruno.
Comentando seu trabalho nos anos 50, período em que ela dirige uma companhia e escolhe o repertório adequado a seu tipo mignon, o crítico Décio de Almeida Prado comenta: "Nicete Bruno, quando chegou a São Paulo, já veio como perfeita profissional de palco, no sentido da atriz que entra em cena e, por bem ou por mal, domina logo o público. A força da presença, essa qualquer coisa imponderável que distingue os atores calejados e que se chama autoridade, ela a possuía num grau pouco comum para a sua extrema juventude. (...) Cada novo espetáculo seu significa, em geral, uma pequena vitória sobre si mesma, um pequeno triunfo na luta contra a falsa teatralidade - e em tais casos o que interessa principalmente é a continuidade da evolução".

Fonte: Itaú Cultural

Nicete Bruno pode ser vista na peça “O Homem Inesperado” com seu marido Paulo Goulart em cartaz pelo Brasil. E desde a última segunda Nicete está no ar na novela “TITITI” às 19 horas pela Rede Globo.

Álbum Alma Espírito!

Olha o ânimo de nossos atores durante a leitura!!! Garra, força, determinação, concentração, disciplina... Exemplares!!!!


"Vídeo Arte" - Nicete Bruno e Paulo Goulart "O Homem Inesperado"!


"Vídeo Arte" - Entrevista com Nicete Bruno para a Uol!



"Vídeo Arte" - Entrevista com Nicete Bruno para Uol! Continuação.


"Vídeo Arte" - Entrevista com Nicete Bruno para Uol! Parte final! Conteúdo desta entrevista é muito importante para todos os atores porque é uma aula de Nicete para todos nós!


"Vídeo Arte" - Sugar Ray - "Every Morning" - Toda Manhã - Pela manhã novo dia, nova vida, novas oportunidades, tudo pode acontecer, nós fazemos acontecer... Pedido de Fran!

20 comentários:

Marlene disse...

Nicete e Paulo,casamento de idéias e ideais. Na vida e na arte.

Pela manhã, novo dia, nova vida, novas oportunidades, só o amor não é novo. A cada manhã novas possibilidades, a cada manhã as esperanças se renovam.

Bjs a todos.

Jeferson disse...

Boa Tarde
Olha o sol la fora, e eu Dri e a Patê, ensaindo As Notas

AnônimoJunior disse...

Em toda manhã surge um novo dia que nos trás a perspectiva de uma nova vida. E nesta nova vida, a noite traz o dia. A morte traz uma nova vida. A tristeza... uma nova alegria. O vazio... preenchimento! E eu trago você, sempre, em meu coração!
Quando perdi você minhas manhãs de primavera trouxeram o outono. As árvores do jardim, que junto plantamos, ficaram nuas e todas suas folhas caíram e ao balanço do vento dançaram e rodopiaram perdendo beleza e viço. Mas, o tempo não pára e uma manhã se sobrepôs a outra e mais outra e compreendi que as árvores não permanecem eternamente nuas. As velhas folhas caem, sim... dando lugar às novas folhas, às novas flores...
É como nossa existência que renova a si mesma a todo o momento. .. O eterno ciclo... nascemos, vivemos, morremos, renascemos, revivemos.... Só é preciso acreditar!

Jacqueline disse...

Adorei a historia de Nicete e Paulo, eu realmente os admiro, como também Fernanda Montenegro, Tarcisio e Glória Menezes, Toni Ramos, são atores e atrizes que só nos trazem o melhor da arte.
E como é possível vivenciar na nossas vidas de forma leve e alegre.
besos

Jacqueline disse...

Mesmo que tudo o leve a pensar que parece impossível não desista do seu sonho; busque forças dentro de você e peça ajuda a Deus.
Nenhuma oração(prece) volta sem resposta.
Acredite que tudo pode acontecer quando desejamos do fundo do coração.
besos

Elisha disse...

Every Morning.
I love you!

Malka disse...

Quando pensamos em gratidão logo nos reportamos ao sentimento que muitas vezes nutrimos por alguém que fez algo por nós. Alguém que nos presenteou ou que de alguma forma fez nossas vidas mais agradáveis, interessantes. Quando pensamos em gratidão com facilidade associamos ao conceito de caridade. No entanto, é algo muito maior que isso, muito mais importante. É algo que pode vir a fazer diferença em nossas vidas. Quando pensamos em gratidão devemos abrir os olhos de nossas almas e enxergarmos em cada acontecimento o que ele carrega de bom. Mesmo quando vivenciamos momentos difíceis, onde nossas necessidades afetivas não mais estão sendo supridas, podemos, se assim estivermos dispostos, encontrar inúmeros motivos para agradecermos e, tal atitude será determinante... nossas vidas serão imãs atraindo bênçãos ou eternas muralhas de lamentações.
Você sabe, AMIGO, que na verdade só tem a agradecer. A vida lhe trouxe a oportunidade de evoluir e crescer interiormente. Não existe a culpa a qual se apega. Abra os olhos de sua alma e enxergue a realidade com novo olhar. Receba da vida o que ela lhe reservou e o que ainda irá lhe reservar... sem mágoas ou inconformismos... as dificuldades decerto se resolverão. O importante é seguir em frente, afinal, a vida sendo feita de contrastes... a cada momento ruim só poderá se seguir um Novo Começo! Um novo Recomeço!
Pela manhã... um novo dia trazendo uma nova vida!

Pedro disse...

Todo amanhã tem duas alças. Podemos segurá-lo com a alça da ansiedade ou com a da alça fé

Pedro disse...

Gostei da entrevista da Nicete

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá....
é isso mesmo todos concentrados no texto..;)
Adorei o texto Muito bacana...
Vou adorar fazer parte dessa peça que será MUITO boa!!!
E minha primeira vez que farei peça com o grupo...Então estou mais intusiasmada !!..
beijoos ..Adoro muito vcs!
ASS:AMANDA

Carla disse...

Amanhã não seremos nem o que fomos nem o que somos

Anônimo disse...

O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Marcelo disse...

As oportunidades são como o nascer do sol. Se você esperar demais, vai perde-las

Pedro disse...

Coloca o video Whitesnake - Is This Love

Vania disse...

Ola
Bom Dia a todos

Andreia disse...

Eu gosto de viver. Já me senti ferozmente, desesperadamente, agudamente infeliz, dilacerada pelo sofrimento, mas através de tudo ainda sei, com absoluta certeza, que estar viva é sensacional

Carlos disse...

Modern Talking - Brother Louie

Esse é bom de mais

Carlos disse...

Tem outra tb é muito bom
Modern Talking - Atlantis Is Calling (S.O.S. For Love)

Marlene disse...

Always - Bon Jovi

Bom dia a todos!