segunda-feira, 19 de julho de 2010

CRÔNICA DA ALMA - PALAVRAS SOBRE PALAVRAS!

Palavras e mais palavras, hoje mais do que nunca usamos das palavras em tudo, com a internet no ar estamos cada vez mais lendo notícias feitas de palavras, escrevemos nossas coisas no PC, blog, twitter, matérias, etc, com as palavras. O mundo das palavras está em total ebulição, elas estão transformando nossas vidas com relação a vida escrita.
Contudo elas também são nossos instrumentos de comunicação, elas saem de nossas bocas, elas enchem o ar, chegam aos ouvidos dos outros, atingem a alma alheia, próxima, querida. E então precisamos reavaliar como estamos a usar esse instrumento tão valioso e ao mesmo tempo tão perigoso, afinal nossas palavras orais podem matar, magoar, destruir alguém e geralmente esse alguém é quem nós mais amamos...
Nós cada dia mais somos responsáveis pelo que sai de nossas bocas. E nós estamos aqui para aprender a usar as palavras de modo adequado e equilibrado. Não podemos sair por aí a dizer e falar o que pensamos a torto e a direita, há a urgência necessidade de filtrar o que precisamos falar. Não é porque pensamos isso ou aquilo e para nós concebemos como o mais correto que devemos falar sem pensar, temos lógico o direito de dar nossas opiniões, mas sempre analisar com quem, em que local, em que situação, porque nem tudo cabe em qualquer local com certas pessoas, o ser discreto e saber falar e no momento certo é e seria o ideal para todos nós. Como falar, quando falar, com quem falar, eis a questão.
Muitos propagam que devemos falar sem pensar, extravasar o que há por dentro de nossas almas sem medir conseqüências e riscos. Será o correto? Jogar no outro nossas frustrações, complexos, mágoas, raivas, dores, despeito, inveja sem dó? Com certeza não, se nós não gostamos de ouvir palavras duras, de sermos magoados, acusados, apontados como algozes, e outras coisas, não devemos agir assim com o outro. Estamos aqui para aprender a controlar nossos instintos, impulsos e não deixá-los em ação ao nosso bel prazer, seremos responsáveis por cada palavra que magoar, prejudicar o próximo, cada palavra que machucar, ferir o coração da outra alma.
As palavras têm força elas batem em nós e repercutem por todo nosso ser, penetram nosso espírito, tocam fundo em nosso coração. Elas podem nos elevar como rebaixar. Construir como destruir. Amar como odiar. Viver como matar. As palavras são hoje nossas armas mais perigosas. Quantas famílias não se desfizeram, quantos relacionamentos não acabaram, quantas amizades não diluíram por palavras duras, mal intencionadas, ferinas, destruidoras e más?
As palavras devem ser pensadas antes de saírem de nossas bocas, precisamos sempre avaliar se é o momento certo, a situação adequada para se falar. E também sempre analisar se o que foi dito ou ouvimos não tem algo de sentido antes de revidarmos, quantas palavras são faladas em favor de nós, para nos incentivar, ajudar em nosso progresso e ditas com boas intenções e nós por orgulho, raiva e falta de compreensão devolvemos ao outro palavras de fel?!
O bom uso das palavras é uma atitude que devemos aprender, cultivar, deixar crescer, frutificar. Com todos nós a usar palavras corretas, saber como e quando falar, saber expressar nossos verdadeiros sentimentos deixaremos de ferir o próximo por bobagens de orgulho e inveja, e seremos mais felizes e amigos. Devemos ouvir mais do que falar!!!
E para quem quer extravasar, soltar a raiva, o ódio que há na alma, nada melhor que dar um bom berro às vezes, esmurrar o travesseiro, tomar um banho frio, praticar esportes, fazer arte, fazer teatro, praticar meditação, colocar um copo de água na boca e segurar, contar até dez, com certeza toda inveja, mágoa, traumas e complexos aliviarão e saberemos mais tarde como colocar melhor as palavras!
Segura a língua galera!!!!!


Álbum Alma Espírito!!!

Nossa leitura e exercícios de dicção para nossa nova produção: "Nós Somos Encantados" uma homenagem a Rede Tupi de Televisão!




"Vídeo Arte" - Lobão - "Vou Te Levar" - Quem levamos conosco todos os dias??? Quem levar??? Pedido de Marlene!

25 comentários:

Adilson disse...

Palavras são como armas; às vezes elas ferem.

Carlos disse...

Seja o que for que se pretenda dizer, há apenas uma palavra para expressá-lo, apenas um verbo para animá-lo e apenas um adjetivo para qualificá-lo.

Anônimo disse...

Como diz a música da Cássia Eller, Palavras ao Vento: “Palavras apenas, Palavras pequenas, Palavras momento, Palavras, Palavras, Palavras ao vento...”
Às vezes colocamos nossas palavras em lugar errado, magoamos, ferimos e só percebemos isso depois. E nãoa dianta pedir desculpas porque elas já feriram, marcaram. Gostei do texto do texto de hoje, veio a calhar para um momento que estou passando. Palavras devem ser empregadas com cuidado.
Queria falar mais sobre isso, mas não consigo, a emoçãoe stá tomando conta.
Beijos!

Marcelo disse...

As palavras formam os fios com os quais tecemos nossas experiências

Fernanda disse...

É muito difícil conhecer o coração dos homens pelas suas palavras

Katia disse...

Usa, na discussão, palavras suaves e argumentos sólidos

Thiago Mota disse...

Ler com a caneta na boca ....
O que melhora .......
Eu estava roco e quando acabei estava com voz de adulto ......kkk'
Adoro o Teatro ...............
Bjs AOK ........................

Jacqueline disse...

Buenas tardes a todos.
Palavras ditas, escritas, nao ditas e não escritas, elas tem um poder enorme, elas pode nos destruir como nos elevar. Tudo dependendo uma pecinha por trás delas, ou seja, eu, você, nós... Tenhamos cuidado antes de soltá-las, pensemos bem, ela será para ajudar ou para destruir? Será o momento certo, ou é motivada por sentimentos? Cuidado, nem sempre o que sinto é o mesmo que o outro sente.
besos

Marlene disse...

"Vou levar, vou te levar,
Pra onde for... vou te levar
Vou levar, vou te levar,
Pra onde for...vou te levar" ETERNAMENTE!

Obrigada Mário!

Bjs

Marlene disse...

"Um dia, quando Sócrates conversava com seus discípulos em Atenas, um homem aproximou-se e, puxando-o pelo braço, lhe disse:
- Precisamos conversar em particular. Tenho uma coisa urgente para lhe contar. Sócrates respondeu:
- Espere um pouco. Você já passou isso que vai me dizer pelos três crivos?
- Como assim? Que crivos? – Espantou-se o homem.
- O primeiro é o crivo da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é verdade?
- Certeza não tenho, mas muita gente está falando, então...
- Bem, se não passou pelo crivo da verdade, deve ter passado pelo da bondade. O que você está prestes a me dizer é algo bom, não? O homem hesitou.
- Bom não é. Muito pelo contrário. - Se talvez não seja verdade, e com certeza não é bom, resta o terceiro crivo. Há alguma utilidade no que você quer me contar? O homem pensou um pouco.
- Não sei bem, acho que não... - Neste caso, se sua história não é verdadeira, nem boa, nem útil, não perca seu tempo contando-a, pois nenhum proveito pode-se tirar dela - disse o filósofo, encerrando a conversa."

Quando estou mobilizada, tomada de forte emoção é difícil medir as palavras. Pareço uma metralhadora cega... Mea culpa!
Como vc disse, caro amigo, o estrago já foi feito, resta-me somente um recurso...desculpar-me.

3 coisas nunca voltam,a flecha lançada a palavra dita e a oportunidade perdida!

Bjs a todos

Regina disse...

Apenas pelas palavras o ser humano alcança a compreensão mútua. Por isso, aquele que quebra sua palavra atraiçoa toda a sociedade humana

Rita disse...

Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros

Pedro disse...

A palavra é livre, a ação muda, a obediência cega

Anônimo disse...

Marlene, gostei do texto, bela mensagem.

Gustavo disse...

A palavra pertence metade a quem a profere e metade a quem a ouve.

Unknown disse...

"Analisem os pensamentos antes que se transformem em palavras, porque o que sai da boca pode macular o coração se faltar vigilância. A palavra é força poderosa nos lábios disciplinados no Evangelho". JESUS.

Andreia disse...

Bom Dia

Hj é Dia do Amigo.

Para meus amigos Virtuais, um Ótimo dia e Feliz Dia do Amigo.

Bjoss

Otavio disse...

O poema é feito de palavras necessárias e insubstituíveis

Fran disse...

Quero ver o video do Sugar Ray - Ever Morning

Nair disse...

O fruto de cada palavra retorna a quem a pronunciou.

Sandra disse...

Apenas pelas palavras o ser humano alcança a compreensão mútua. Por isso, aquele que quebra sua palavra atraiçoa toda a sociedade humana.

Sonia Maria disse...

Amei o Blog

Diego disse...

Usa, na discussão, palavras suaves e argumentos sólidos.

victor disse...

Palavras...usadas ditas lançadas escritas poder e intenção....cuidado sabedoria forma e conteudo....palavras apenas palavras...bjsss e abços...

DRYCKA disse...

PALAVRAS.....
Como uma simples palavra pode mudar um sentimento?Como um simples gesto pode mudar todo um percurso?
Um dia eu estava precisando muito de palavras de garra,força,energia,de animo,mais o q eu recebi foram palavras que tentaram me magoar, me deixar pra baixo.Contudo olhei para o lado e lá estava meu filho todo carinhoso, com um olhar de amor,ele me disse tantas palavras boas, de amor,afeto, força que tudo que eu estava sentindo naquele momento sumiu.......
Desde então faço como meu filho falou." Mãe,voce precisa escutar as palavras e filtra-las, saber que nem todas as pessoas são boas de coração , que a inveja, a loucura , a imprudencia ,andam lado a lado ."
Agora sempre escuto todos falarem ,mas sempre lembro do meu filho e filtro tudo.
Para aquelas pessoas que não sabem o que falar em alguma ocasião, o melhor é ficar calado.Assim não correm o risco de magoar ninguem.

BJKS para todos