sexta-feira, 30 de julho de 2010

ESPÍRITO EM CENA - SOL, CÉU, E TEATRO!

Neste nosso último ensaio voltamos para a peça “As Notas”, pois teremos uma apresentação dia 12 de agosto em um centro espírita no Sacomã. Antes de iniciarmos esse trabalho dei aquecimento para todos. Andar, respirar, olhar para várias direções indicadas, tipo direita, esquerda, só com a cabeça e permanecer neste olhar por um tempo. Em seguida eles sentaram em duplas, um no meio das pernas do outro encostaram as costas no peito do outro e em silêncio precisavam juntos respirar no mesmo compasso e depois trocarem a posição. Praticamente todos conseguiram acompanhar o outro.
Para continuar apliquei um exercício para relaxar a garganta, a traquéia, em roda eles curvaram o tronco e baixaram a cabeça até onde podiam e emitiram sons altos, em seguida repetiram uma série de palavras que fui dizendo todas com três vogais, repetiram várias vezes. Então partimos para o exercício da caneta novamente onde leram mais um trecho da nossa nova peça “Nós Somos Encantados”. Como da outra vez repetimos dez vezes e lemos sem a caneta, cansativo, mas eficaz.
Dividi o elenco em dois grupos, o elenco de “As Notas” e os outros para lerem “Nós Somos Encantados”. Bem diferente nosso elenco aumentou nessas últimas semanas e já posso separar em duas turmas para duas peças se eu precisar, e lógico que há planos para isso. Ficamos eu e Maria Creuza entre as duas turmas, lendo nossas personagens e seguindo o que acontecia na leitura da peça da Tupi.
Retomar uma peça mesmo que faça pouco tempo é sempre um desafio porque necessitamos voltar a energia da peça, a sua história, trabalhar com a personagem novamente. No fundo é quase como começar de novo, por isso optei pela leitura e não ir direto ao ensaio com todos. Lemos desde o início calmamente para sentir a personagem, tomar contado com ela, deixar que ela viva de novo em nós. E às vezes ela está meio distante porque nós vamos arquivando aquela personagem dentro de nós, ela apaga aos poucos, mas não desaparece quando precisamos voltamos ao texto, a sua leitura para resgatar essa personalidade que fica em nós.
O ator acaba por arquivar várias personagens em sua alma, essas personalidades moram em nosso ser, ficam só a esperar um momento de voltarem à tona. Isso acontece porque na verdade essas personalidades têm um pouco de nós, nossas vontades, desejos, às vezes não explícitos, mas que a personagem faz com que coloquemos para fora. Assim não fica tão difícil resgatar essa figura que faz parte da vida do ator.
A leitura ocorreu na boa, então resolvi só ensaiar algumas cenas por causa de uma substituição que há e precisava sentir como seria em cena. Comecei ensaiar as cenas do fim para o começo, cenas específicas da personagem, repeti algumas vezes e posso dizer que o resultado é bom, teremos surpresas pela frente.
Já na outra turma a leitura ocorreu mais como um preparo porque o elenco estava dividido e em “Nós Somos Encantados” o elenco inteiro está presente. Cada um leu sua personagem fixa e leram as demais do resto do elenco. Foi produtivo.
Como o dia estava lindo com um sol quente e céu aberto, azul, fizemos essas leituras no pátio de onde estamos ensaiando e não na sala, foi excelente, natureza, ator, arte tudo a ver!
No domingo agora vamos ler somente “Nós Somos Encantados” todos com suas personagens fixas e começar a levantar essa nova produção com data de estreia para novembro. Teremos muito trabalho pela frente para colocar essa peça no ar!!! Será uma aventura imensa! Muitos sentimentos, muitas emoções, muito desafio para todo elenco, mas será muito gratificante realizar cada cena desta nova loucura e homenagear todos que já partiram. Muitos devem estar nos acompanhando com certeza do outro lado.
Viva todos os pioneiros da televisão!!!


Álbum Alma Espírito!!!

Nós com "As Notas" e lá no fundo no palco eles com "Nós Somos Encantados"!!! Produções a todo vapor!





"Vídeo Arte" - Shakira "Waka Waka" - O hino para copa do mundo na África! Pedido de Bete!

22 comentários:

Jacqueline disse...

Não te amo como se fosses rosa de sal, topázio
ou flecha de cravos que propagam o fogo:
te amo como se amam certas coisas obscuras,
secretamente, entre a sombra e a alma.

Te amo como a planta que não floresce e leva
dentro de si, oculta, a luz daquelas flores,
e graças a teu amor vive escuro em meu corpo
o apertado aroma que ascendeu da terra.

Te amo sem saber como, nem quando, nem onde,
te amo diretamente sem problemas nem orgulho:
assim te amo porque não sei amar de outra maneira,

senão assim deste modo em que não sou nem és
tão perto que tua mão sobre meu peito é minha
tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho.

Pablo Neruda

Marlene disse...

"Te amo sem saber como, nem quando, nem onde,
te amo diretamente sem problemas nem orgulho:
assim te amo porque não sei amar de outra maneira"

Nossa Jacq! Lindo né? Adoro Neruda. Sabia que ele é judeu chileno? Eu não sabia, meu amigo me disse.

Compartilho esse:

Já não se encantarão os meus olhos nos teus olhos,
já não se adoçará junto a ti a minha dor.
Mas para onde vá levarei o teu olhar
e para onde caminhes levarás a minha dor.
Fui teu, foste minha. O que mais? Juntos fizemos
uma curva na rota por onde o amor passou.
Fui teu, foste minha. Tu serás daquele que te ame,
daquele que corte na tua chácara o que semeei eu.
Vou-me embora. Estou triste: mas sempre estou triste.
Venho dos teus braços. Não sei para onde vou.
... Do teu coração me diz adeus uma criança.
E eu lhe digo adeus.

Pablo Neruda

Azrael disse...

Jamais direi Adeus!
Meu coração assim não o concebe!

Azrael disse...

A timidez é uma condição alheia ao coração, uma categoria, uma dimensão que desemboca na solidão.
(Pablo Neruda)

a disse...

Dois...
Apenas dois.
Dois seres...
Dois objetos patéticos.
Cursos paralelos
Frente a frente...
...Sempre...
...A se olharem...
Pensar talvez:
“Paralelos que se encontram no infinito...”
No entanto sós por enquanto.
Eternamente dois apenas.
(Pablo Neruda)

Azrael disse...

Tu eras também uma pequena folha
que tremia no meu peito.
O vento da vida pôs-te ali.
A princípio não te vi: não soube
que ias comigo,
até que as tuas raízes
atravessaram o meu peito,
se uniram aos fios do meu sangue,
falaram pela minha boca,
floresceram comigo.
(Pablo Neruda)

NUNCA direi ADEUS!
Diga o que disser!
Interprete da maneira que quiser!
Pense aquilo que for!
Racionalize quanto puder...
NUNCA DIREI ADEUS!
Meu coração não mo permite!

Jacqueline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jacqueline disse...

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá a falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você. Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões. Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar “eu errei”. É ter ousadia para dizer “me perdoe”. É ter sensibilidade para expressar “eu preciso de você”. É ter capacidade de dizer “eu te amo”. É ter humildade da receptividade. Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz…
E, quando você errar o caminho, recomece.
Pois assim você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.

Fernando Pessoa

"Aquele a quem Deus ajuda" disse...

"Um amor "não trabalhado" é um amor morto. No amor deve haver investimento, cumplicidade, troca e afinidade. O amor apenas sentimento não é nada. Quem sabe apenas uma cicatriz." Gostei disso, é o amor em ação.

"O Amor acontece quando você consegue colocá-lo para fora e deixar ele ser a diferença na vida de alguém.
Acredito que o amor, não o amor vulgarizado, o verdadeiro amor é quando a gente já nem suporta mais nossas máscaras a ponto de deixar transparecer tudo aquilo que temos em nosso ser."

Azrael, faça um favor a si mesmo, deixe seu coração viver esse amor, faça isso!

e-mail

Anônimo disse...

NADA COMO O TEMPO

Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.

Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.

O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.

No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!

desconhecido

Anônimo disse...

Esse "Anônimo" acima... não sou eu!
Não confunda os "anônimos".

Azrael disse...

“Quem sabe apenas uma cicatriz.”
Cá não compreendo! É no que acreditas?

Azrael disse...

Só li o e-mail agora.

"Aquele a quem Deus ajuda" disse...

Não confundo você com ninguém, meu coração sabe distingui-lo.
Eu li esta frase em um local e gostei dela, mas acredito que se você "teoricamente" vive um amor, sem vivenciá-lo com todas as suas implicações, sairá muito machucado, por isso acho que o amor precisa ser alimentado constantemente, regado, para manter-se vivo, ativo, brilhante, senão vira palavra vazia, sem sentido, morta."O Amor acontece quando você consegue colocá-lo para fora e deixar ele ser a diferença na vida de alguém".
A primeira vida que ficaria diferente seria a SUA e depois a minha. Pense nisso

"Aquele a quem Deus ajuda" disse...

Não vá começar a recitar salmos e se "balouçar"...Se delicie com essa (alta) carga de adrenalina...

Azrael disse...

Já me encontro a ler Salmos e a me balouçar...
É um dos efeitos do seu amor sobre mim...

AnônimoJunior disse...

D'us...
Eterno!
Por que vocês não param de filosofar sobre o amor e resolvem logo isto?
Estou ficando inquieto! Se isto não terminar em casamento vai deflagrar a 3ª. grande guerra.

Elisha disse...

מלחמת השחרור

"Aquele a quem Deus ajuda" disse...

Será mais fácil pacificar a faixa de Gaza, do que resolver esse "impasse"...
É verdade AnônimoJunior, é melhor parar de filosofar sobre o amor e partir para a ação, ao vivê-lo plenamente.
"Guerra de Independência" do coração! Vamos estabelecer um "estado" de amor e liberdade!Tirando suas amarras...amando e sendo amado.

Jacqueline disse...

Por último la acción (con suerte). Es hermoso hablar de amor, pero creo que el amor debe ser mucho mejor.
Saludos a usted.
Besos

AnônimoJunior disse...

Não sendo pessimista, mas sendo... se você for comparar com a Pacificação da Faixa de Gaza... não vai ser neste século que as coisas vão acontecer...
Não tem uma comparação
melhor para ser feita?
Estou aqui numa torcida louca, mas assim até eu desanimo!!!

"Aquele a quem Deus ajuda" disse...

Infelizmente não...já sinto o peso deste embate, a aspereza do caminho, os golpes inclementes que açoitam meu corpo...penso desistir...melhor será...

Mas Não! Sou guerreita! O amor vence sempre, não dizem?
Minha saga continua... então seguirei sangrando, talvez, mas não desistirei, seguirei, afinal, não sou "Aquele a quem Deus ajuda"? Onde está minha fé? Minha força? "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Lutarei por ele, pelo meu tesouro...

Sim, existem outras comparações, como não pensei nisso antes! Isso, talvez, me ajude a manter-me esperançosa...

Mais fácil será quando os Homens extirparem de vez de seus corações, todo o orgulho e o egoísmo...ou
Mais fácil será quando não existirem mais analfabetos no Brasil...ou
Mais fácil será quando for reduzida no Brasil e no Mundo as desigualdades sociais e o preconceito...Puxa! Ficou melhor?Como não pensei nisso antes! Obrigada AnônimoJunior, me sinto bem mais animada! Ainda há Esperança...continuo na batalha, não perdi a vontade de lutar pelo meu amor...

Bom Dia!