segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CRÔNICA DA ALMA - 3 ANOS DE INTUIÇÃO E INSPIRAÇÃO!

Escrever é um ato de energia mental, exige que todos nossos neurônios estejam ativos concentrados e com atenção no que fazemos, pelo menos que a mente saiba sobre o que está a trabalhar, a escrever. Muitos conseguem escrever com pessoas à sua volta, barulhos, televisão, som ligado, outros precisam de silêncio, ninguém por perto, se isolarem do mundo para que as palavras sejam postas no papel, neste caso na tela do computador. Eu me encaixo nos dois casos, escrevo com música, sons, pessoas ao lado, conversas, mas em certas ocasiões o silêncio para certas criações se faz necessário, uma concentração maior é pedida. Escrevo praticamente todos os dias neste espaço, em nosso blog, é um exercício diário de criação. Há dias que simplesmente pelo tema escolhido busco o texto em sites da internet e copio para nosso canto com a fonte devida é lógico, isso ocorre mais na quinta quando falamos de cultura em geral englobando biografias de atores, autores e diretores especificamente de teatro. Nos outros dias o cérebro precisa funcionar para que haja o texto, as palavras venham.
Às vezes fico a olhar para a tela do computador sem saber exatamente o que escrever, é como se eu já houvesse escrito sobre tudo e ao mesmo tempo penso que deixei e ainda não toquei em muitos assuntos. Mesmo lendo os jornais, algumas revistas, as notícias na net, parece que há dias que o eu quer escrever algo que ainda não foi escrito, quanta pretensão. O que não foi escrito ainda?
Neste espaço simples tento focar mais para o teatro a cultura, mas sem deixar de ver todos os aspectos da vida, o que somos, para onde vamos, as necessidades de todos nós, penso que pelo blog ser público ele precisa atingir a todos sem distinção de raça, sexo, religião, há a conotação da ciência espírita, porém não quero converter ninguém, é no que eu acredito, tenho fé, sem desmerecer nenhuma outra religião ou ciência, cada coração está onde precisa.
Cada dia que sento em frente ao computador é uma nova aventura, há dias que a mente sabe exatamente o que quer colocar na tela, outros dias vocês mandam textos, alguém colabora e pronto facilita muito, outros fico minutos a olhar a tela em branco buscando na minha alma algo que precisa ser colocado para fora, um assunto talvez do momento, uma crônica simplesmente da vida, ser simples é a chave para um bom texto, ser direto, e ao mesmo tempo envolver o leitor nas palavras deixadas que para ele possa ser um sonho, uma ficção, uma resposta, uma nova ideia, ou não significar nada para seu espírito. E claro há o gostar de escrever, o gostar de trabalhar o texto, fazer pesquisas, escolher o assunto, o escritor precisa gostar de todos os detalhes que abrangem sua criação, contudo não pode dispensar alguns elementos essenciais para que sua escrita seja compreendida e envolva a todos: a intuição e a inspiração!
A intuição do que deve ser escrito vem de repente, como se fosse trazida pelo ar, atinge a mente e é como uma luz que acende e ilumina o cérebro e fico doido para escrever logo para não perder esse momento único que pode acontecer em qualquer hora ou lugar como uma bola que acertasse em cheio o peito. Pode acontecer no ônibus, na rua, no meio de uma aula, ao ver TV, ouvir uma música, como um raio atinge a mente a ideia do que deve ser colocado na tela.
A inspiração é na hora de escrever ela toma forma e as palavras jorram de uma fonte aparentemente desconhecida, as palavras ganham uma força tremenda e a tela se enche de letras, pontos, vírgulas, parágrafos, páginas e o texto brota com nexo, conteúdo e simples. A inspiração acontece com nossa ligação direta com os espíritos que cuidam da cultura, da arte, da escrita e ajudam todos nós escritores a colocar no papel aquilo que é necessário, e praticamente em muitas ocasiões a intuição e a inspiração andam juntas. Casamento perfeito com a alma do escritor. Intuição e inspiração, nós não temos o poder sobre elas, não somos nós que escolhemos quando elas podem nos guiar na criação e sim elas que nós escolhem no momento que elas acham que merecemos essa ajuda dos céus!
Escritor, intuição, inspiração e alma todos juntos para que algo aconteça e em muitos casos só percebo o que está na tela ao fim da escrita. O que seríamos nós pobres autores de blogs, livros, peças de teatro, novelas, sem a inspiração e intuição???
Hoje inspiração e intuição fluíram juntas para que essas palavras surgissem a idéia existia em seguida veio a intuição e seguida da inspiração porque hoje estamos completando 3 anos de blog. Sim 3 anos que estamos aqui firmes faça chuva, sol, calor, frio, tenha raios, tempestades, aqui surgimos há 3 anos e desde então quantas mudanças, quantas transformações, quantas pessoas passaram por aqui reais e que não existiam, amigos, críticos, curiosos, leitores silenciosos que nunca comentaram, esse espaço ficou enorme em três anos, ocupa uma pedaço de minha vida e de todos que o acompanham e podem estar certos que sempre estou antenado para mudar o que for preciso, criar, aceitar as críticas, movimentar o nosso espaço. Agradeço a colaboração de todos que nos ajudam no blog e no teatro. O tempo passa e ele só nos faz ficar mais experientes, mas lúcidos, mais firmes em nossos propósitos, nos mostra como vale a pena tentar novas aventuras, novos caminhos, tudo que dura um período, um termo em nossa vida é para nos mostrar a nossa capacidade de fazer e nossa confiança mesmo com as dificuldades ou problemas que surgem, o que é natural, entretanto esses dilemas são o combustível que nos alimenta, que nos desafia para novas conquistas. O que seria da alma sem desafios???
3 anos de palavras, letras, ideias, assuntos, e da amizade de vocês que comentam todos os dias, que deixam de comentar por um tempo, de repente voltam, assim é o blog cheio de surpresas, amigos, loucuras! Que a intuição e a inspiração possam povoar nosso espaço por muito tempo!!! Viva vocês!!!



Álbum Alma Espírito!!!

O corpo precisa estar no compasso para a personagem e estar em cena! Ator, corpo e personagem um conjunto que precisa de harmonia!


Elenco no aquecimento teatral!!! Todos colocam o corpo para mexer, expandir, crescer... Corpo elemento fundamental para o ator!!!


"Vídeo Arte" - Seal - "Kiss From A Rose" - Beijo de uma rosa - De quem recebemos um beijo? De uma flor? De alguém desconhecido? De quem desejamos? Alguém surpresa? Pedido de Rose!

12 comentários:

Jacqueline disse...

BOA TARDE, FELICIDADES AO BLOG, 3 ANOS DE MUITAS ALEGRIAS, ANTES ERA TODOS OS DIAS, ATE AOS DOMINGOS, VOCE MARIO, REALMENTE É UM ESCRITOR, EU NAO TENHO ESTA DISPOSIÇÃO PARA ESCREVER E TEM EPOCAS QUE SO LEIO, MAS, ESPERO TODOS OS DIAS O QUE VAI SER COMENTADO E QUANDO ME INTERESSO COMENTO. FELICIDADES A TODOS.

Unknown disse...

Parabéns pelos três anos do Blog!

Intuição, bendito sopro vindo de Amigos tão queridos que se servem de pessoas, aparentemente comuns, para expressarem ideias, verdades, sentimentos. Inspiração, capacidade de iluminação interior que tornam essas pessoas, aparentemente comuns,transmissoras zelosas das ideias, das verdades e dos sentimentos desses abnegados Amigos.

Obrigada pelo vídeo. Beijos e agradeço pela amizade, pelo carinho, pelos laços sem fim!!!

Anônimo disse...

Acho incrível que tem essa facilidade das palavras, escrevo quando tenho vontade, quando a inspiração vem (momentos raros). Antigamente escrevia mais, podia ser até besteira, mas alguma coisa no papel saia. Hoje já tenho mais dificuldade. Mas quem as possui sinta a importância delas, a força que elas tem e o que muito podem dizer. Vivemos das palavras, da escrita, dos desejos que elas transmitem... Não importa se elas falam tão depressa, o importante é sentí-las.

Andre Horvath disse...

Tudo o que os espíritos desejam, os espíritos conseguem

Paula disse...

Que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando

Fernanda disse...

Confie nos seus pressentimentos. Eles normalmente são baseados em fatos arquivados abaixo do nível da consciência

Fernanda disse...

Parabéns, felicidadessssssss

Bete disse...

Eu as vezes falo e faço coisas sem saber o porquê, coisas que nunca teria como saber. Vocês acham que isso é algum tipo ajuda de um espirito?

Ricardo disse...

Os espíritas serão sempre mais "culpados" ao burlarem as leis de DEUS ou isto depende da real consciência de cada um relativamente a estas Leis ?

Marlene disse...

Parabéns ao blog! Três anos, nossa!
Me lembro de muitos que passaram por aqui e que deixaram muitas saudades.

Adoro escrever, sempre gostei. Primeiro vem o impulso de escrever,você escreve o corpo do texto, tudo aquilo que quer manifestar, uma enxurrada de palavras, você, praticamente, (desculpem o termo) vomita a idéia. Escreve primeiro para você somente, depois você relê, 2, 3 vezes, essa parte é a mais linda e a mais rica porque é onde você "inclui" o outro na sua criação, aquele que vai ler aquilo, e ele precisa ter prazer, se emocionar, se divertir ao ler. A cada leitura que faço, acrescento coisas, tiro coisas, brinco com as palavras e ele fica mais rico e mais gostoso de se ler.

Gosto muito das coisas que você escreve, você é afinado.

Ricardo não entendi, que leis de Deus os espíritas burlam?

Linda música, que voz! Mil rosas vermelhas para meu amigo eterno... ele sempre acompanhou este blog. Aliás, acompanha, agora do plano espiritual.

Bjs
Boa semana!

AnônimoJunior disse...

3 Anos é um longo tempo para se manter um blogger. Muitas vezes as pessoas começam com toda a disposição e tempos depois terminam por total falta de inspiração. Se você vem conseguindo unir inspiração e intuição transformando-as em ação por estes 3 anos, sem desanimar, sem recuar... está de parabéns. Só tenho a desejar que continue por mais 3 e mais 3 e mais 3.... anos.... indefinidamente!

Ambrose Bierce disse...

"Fale quando estiver com raiva e fará o melhor discurso de que se arrependerá."