sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ESPÍRITO EM CENA - CORPO, VOZ, ATOR!

Domingo foi mais um dia de aquecimento e exercícios antes da leitura da nossa nova peça. Primeiro eles andaram pelo espaço, alongaram o corpo, em seguida pedi que caminhassem seguindo os olhos do companheiro e fossem trocando de par conforme encontrassem outro ator pelo seu caminhar, depois dos olhos eles seguiram os pés de cada um, a cabeça, os braços, os joelhos e o tronco, conseguiram fazer belas imagens e claro cenas engraçadas com o que tentavam seguir. Concentração nesse ponto era necessário, cumplicidade, companheirismo.
No próximo exercício pedi que andassem com os corpos esticados o máximo possível como se estivessem muito grandes, enormes, em seguida pedi que continuassem a usar o corpo, mas mudando as sensações para pequenos, gordos, esqueléticos, e por fim como se estivessem pendurados. A maioria se esforçou para sentir seu corpo assim, fizeram caretas, mexeram com pernas, braços e cabeça.
Em seguida dei o João bobo na parede que consiste em ficar em par, um virado para a parede o outro atrás para apoio. O primeiro com os pés juntos, olhos fechados deveria se lançar em direção a parede e usar as mãos como apoio, como mola para voltar para trás e deixar o outro segurar o corpo e empurrar para parede novamente e assim repetirem isso várias vezes. Depois pedi que invertessem quem ficou como apoio foi para frente da parede e o outro virou o apoio. Exercício de confiança. O resultado foi bom, apesar de alguns mostrarem medo que o outro não fosse segurar, contudo conseguiram desenvolver com tranqüilidade e deixaram a confiança crescer com relação ao companheiro. Trocaram de par para experimentar diferentes sensações com os outros, e fazer que a confiança seja plena na Cia durante as cenas que terão que fazer no palco no futuro.
Por último dei tensão e relaxar. Ao meu comando todos deitados tinham que relaxar ou tencionar o corpo. Comecei devagar e aos poucos fui aumentando o ritmo para que pudessem sentir os músculos do corpo reagir à tensão ou ao relaxar, se sairiam bem, os movimentos foram bons, os corpos reagiram até se contorcerem, muito bom. Para alguns talvez lendo essas discrições dos exercícios parece que eles são bobos, sem nexo, contudo tem fundamental importância para o ator em seu desenvolvimento corporal para sua atuação e também desenvolver a confiança no ator que está em cena compartilhando a encenação e a concentração em todos os detalhes do espetáculo enquanto ele ocorre. Percepção do ator precisa estar aguçadíssima em todos os pontos afinal a peça acontece ao vivo, a margem de erros deve ser mínima.
Passamos então para os exercícios de dicção. Lemos algumas sílabas como si, zi, vi, fi, bi, PI... E palavras com a letra “R” trabalhar a dicção, a voz é necessário a todos nós. Precisamos praticar muito todas as semanas. Foi engraçado, lemos todos juntos e depois um por um para cada um descobrir suas dificuldades na fala e basicamente todos temos alguma coisa para melhorar.
Começamos a ler o texto “Nós Somos Encantados” cada um com sua personagem. Fizemos a leitura com cada ator andando no momento em que sua personagem entrava em cena, ainda estamos no estágio de conhecer, saber o texto, por isso ninguém colocou algo da personagem foi uma leitura branca. Chegamos à cena 13 de 18, fomos bem.
Próximo passo é começar a identificar os sentimentos e intenções de nossas personagens. Vamos ler o texto e anotar quando aparece o sentimento da nossa personagem e qual sua intenção na cena. Todo um trabalho de estudo do texto, da personagem, da cena, do todo para que possamos como atores compreender o objetivo de nossa peça.
Nesta semana teremos ensaio no sábado apenas para o elenco de “As Notas” porque faremos uma apresentação na quinta dia 12. E no domingo vamos ensaiar “As Notas” e a outra parte do elenco lerá “Nós Somos Encantados” ! Não podemos parar muito a fazer e o tempo corre!


Ator, personagem, sentimentos, intenções, a descoberta de todo um universo que vai além do que imaginamos, da nossa realidade, vamos encontrar a realidade do teatro, do palco, da vida...


Álbum Alma Espírito!!!!


Leitura descontraída!!! Tudo acontece, mas o diretor sempre de olho e atenção nos atores afinal muitas coisas podem mudar até a estreia!!! Temos muito chão pela frente... Mudanças com certeza acontecerão!

O texto prende todos!!! Curiosidade, novas emoções, sentimentos, todos querem ser... O quê? Quem?


"Vídeo Arte" - Phineas and Ferb - "Come Home Perry" - Volte para casa Perry- Quem nós queremos que volte para casa? Pedido de Jeferson!


"Vídeo Arte" - Enigma - "Mea Culpa" - Minha Culpa - Somos culpados de algo??? De quem é a culpa? Do quê?

Um comentário:

Marlene disse...

João-bobo é um brinquedo que consiste em um objeto de base arredondada que por mais que seja inclinado tende a permanecer de pé. Fiquei pensando na vida, e em como somos João-bobos-bobinhos...a vida nos manda ora pralá ora pracá..., ora estamos alegres ora estamos tristes, ora confiamos ora des-confiamos, ora temerosos ora corajosos, ora felizes ora infelizes..., mas, só por Deus, permanecemos em pé, aos trancos e barrancos...muitas vezes.
Promover união e, principalmente, confiança numa relação, num grupo é extremamente importante, pois é a base para que algo dê certo.
E no teatro, como na vida, essa troca deve existir como, também, persistir.
Confiar no outro? Sim e sempre, mesmo que a vida nos faça desacreditar disso, mesmo que as pessoas nos testem a todo momento... lidamos com a humanidade das pessoas e, com a nossa, e somos todos falhos.
Sucesso no novo trabalho.