segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CRÔNICA DA ALMA - QUEM ESTÁ DISPONÍVEL???

Você está disponível a fazer o quê? Qual sua disponibilidade? As respostas com certeza irão ser várias mediante a própria disponibilidade da cada um... Nessas variantes respostas praticamente todas terão como intenção o que vamos ganhar sendo disponíveis, o que essa nossa disponibilidade será vantajosa? Uma minoria pensa na disponibilidade como algo espontâneo, natural, estar pronto para ser útil, infelizmente uma pequena parcela tem essa ação de ser disponível como parte da vida, um grande número pensa nas vantagens da disponibilidade, daquilo que farão, o que reverterá em causa própria.
Estar disponível é uma ação que todos nós podemos fazer assim que tivermos vontade. Disponibilidade para ajudar um amigo, em uma mudança, em algum tipo de trabalho, em pequenas ou grandes coisas que ele não queira fazer sozinho, estar disponível para ajudar algum membro da família, irmão, irmã, os pais ou mais distantes como tios, primos... Sem medir esforços, simplesmente se colocar em disponibilidade para dar uma mão. Mas percebam como nós demoramos a dar uma resposta rápida quando nossa disponibilidade é questionada, pensamos sobre as vantagens, se a pessoa merece ou não, mesmo se for da família, o que vamos lucrar, aí nem falo em grana, apesar de que em algumas ocasiões alguns até com mais cara de pau cobram mesmo dos pais essa disponibilidade, mas falo aqui de criar uma ponte de interesses, se eu usar da minha disponibilidade o outro será obrigado praticamente a ficar disponível em alguma ocasião que necessitarmos, ou seja, o velho toma lá, da cá, nós ainda funcionamos muito no sistema de trocas, eu faço, contudo ele ficará conscientemente preso a um futuro favor para mim... E isso também acontece conosco, se alguém usa sua disponibilidade para conosco, ficamos com o dever de consciência de se disponível a essa pessoa em algum momento que ela precise. Isso quando estamos disponíveis a conhecidos, amigos, parentes... E quando nossa disponibilidade é pedida para agir com desconhecidos, o que acontece?
Alguns encaram até com mais facilidade, pois, como não conhecem as pessoas, é ser disponível e pronto aparentemente nenhum laço será criado. Outros recusam imediatamente: Como usar minha disponibilidade com alguém que nem conheço??? Fica no ar que com amigos, parentes, tudo bem, mas desconhecidos nem pensar, tenho mais o que fazer...
Disponibilidade, ser disponível, estou a repetir essas palavras para ver se nós compreendemos suas significações e o quanto seria ótimo se nós nunca questionássemos as vantagens, o lucro, o que ganharíamos com nossa disponibilidade e ao contrário simplesmente fizéssemos a ação de ser disponível com total alegria, compaixão, vontade, desejo de ajudar e de ser ajudado, pois, quando abrimos essa porta para disponibilidade estamos a nos ajudar em primeiro lugar. Claro que precisamos nos programar, refletir para também não entrarmos em desequilíbrio, afinal temos nossa vida, nossas coisas, entretanto nada impede que sejamos disponíveis sem interesses com quem quer que seja para que a sociedade possa crescer com sentimentos mais limpos e mais verdadeiros, sem interesses, falsos sorrisos, sem camuflagens, sermos como devemos ser sem medo de nada, ser disponível e ter disponibilidade para ajudar a todos nós vivermos em harmonia e com mais alegria.
Precisamos abrir disponibilidade em nosso coração para sermos mais humanos e disponíveis para a vida, pela vida e por todos!!!
Vamos construir a estrada da disponibilidade onde todos nós poderemos circular de peito aberto. Quem se disponibiliza???


Álbum Alma Espírito!!!

Elenco nos ensaios de "Nós Somos Encantados" da esquerda para direita: Alexandre, Mariana, Victor, Adriana, Thiago e Fabiana!!! Muitas vidas em muitas cenas, aguardem!!!



"Vídeo Arte" - Angels and Airwaves - "Do It For Me Now" - Faça isto para mim agora - O que pedimos para o outro fazer por nós? O que o outro nos pede? Estamos disponíveis? Onde está nossa vontade de fazer???

6 comentários:

Luciana disse...

Oi galera, dei uma passadinha para desejar a todos uma ótima semana.
bjw

Bruno Cavalcanti disse...

Diretor, posta esse vídeo por favor: http://www.youtube.com/watch?v=WPMurdJr_jk&feature=related

grazie.

Marlene disse...

O destino do coração

Os olhos foram feitos para ver coisas insólitas,fez-se a alma para gozar da alegria e do prazer.
O coração foi destinado a mbriagar-se na beleza do amigo ou na aflição da ausência.

A meta do amor é voar até o firmamento,a do intelecto, desvendar as leis e o mundo.

Para além das causas estão os mistérios, as maravilhas.

Os olhos ficarão cegos
quando virem que todas as coisas
são apenas meios para o saber.

O amante, difamado neste mundo
por uma centena de acusações,
receberá, no momento da união,
cem títulos e nomes.

Peregrinar nas areias do deserto
nos exige suportar beber leite de camelo, ser pilhados por beduínos.

Apaixonado, o peregrino beija a Pedra Negra ansioso por sentir mais uma vez o toque dos lábios do amigo
e degustar como antes o seu beijo.

Ó alma, não cunhes moedas com o ouro das palavras:
o buscador é aquele que vai
à própria mina de ouro.

poema de Mevlana Rummi

Marlene disse...

Uma das coisas que ouço muito em meu cotidiano é sobre esta tal indisponibilidade das pessoas. Sabia que tem muita gente sofrendo por causa dela? Nossa! Muita gente mesmo...
As pessoas vivem de tal forma isolados, prisioneiros de si mesmos, enclausurados em suas questões, que esquecem-se de olhar para os lados, muitos sofrimentos poderiam ser evitados se voltássemos nossos olhos para o outro e deixássemos um pouco nosso egoísmo. Todos ganhariam com isso.

"Eu dou-te o Amor. Eu ensino-te a Amar. Mas eu não Amo por ti... só tu o podes fazer!"

Boa semana!
Bjs a todos

Malka disse...

Li em algum lugar que há um “tipo” de disponibilidade muito importante para o espírito, que é a disponibilidade da troca. Dizia que nossa vida, naturalmente, nos trás uma diversidade de situações, vivências, oportunidades, experiências, conflitos e muito mais. Então, a disponibilidade de troca acaba por estruturar o molde de como recebemos aquilo que a vida nos oferece e de como ofertamos aquilo a que nos dispomos, ou podemos, ou queremos... conciliar. E é essa troca, essa disponibilidade de ações que acaba por trazer movimento de mudanças para a vida... para que ela não se empobreça. Para que não nos acomodemos em uma vida vazia.
Paralelamente às “trocas” devemos treinar ao espírito para que este disponibilize a verdadeira generosidade... livre do apego ao “bem ofertado”, e da idéia de receber alguma “recompensa” por este ato. Simplesmente olharmos menos o exterior e mais o interior.

Marlene disse...

"Quando a Divina Providência nos apresenta alguém para auxiliar, é muito possível que esse alguém, sob o nosso amparo, se transforme na chave ideal para a solução de nossos problemas."
Emmanuel - Psicografado por Francisco Cândido Xavier

Concordo com você, TREINO. Se, ainda, não existe a disponibilidade interior, é necessário que a criemos. Se é mais "fácil" para o espírito ser disponível apenas exteriormente, que seja, pois que com a "prática" isso pode interiorizar-se. A princípio soará falso, requererá recompensa, não importa, é uma tentativa, depois tudo é apreendido pelo espírito. E como diz Emmanuel ao nos esquecermos de nossos problemas e estendendo a mão ao nosso próximo, eles acabam sendo solucionadas.

Tenho um exemplo clássico disso:
Aquele casalzinho super ansioso em busca do primeiro filho, vivem em seus mundinhos obcecados com a idéia do filho biológico. Nada importa a eles, o mundo externo não existe, as idéias giram em torno de injeções, espermas, óvulos, trompas, útero e tudo o mais. Começam a se sentirem péssimos e ao desistirem da idéia (porque o casamento outrora feliz acabou ficando desgastado com essa obsessão e com o surgimento de várias acusações e tal). "Surge" a idéia da adoção. E logo após adotarem, ficam "grávidos"...rsrsrs