sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ESPÍRITO EM CENA - TRABALHO DE EQUIPE!

O último fim de semana foi um pouco agitado para nós. Fizemos dois ensaios seguidos. Um no sábado à noite e o outro no domingo no horário normal. O do sábado foi muito ruim. Parecia que nunca havíamos apresentado “As Notas” sem emoção, sentimento, todos estavam mal. Salvou-se poucas cenas. No domingo deu uma levantada e o ensaio foi mil vezes melhor. Todos conseguiram se concentrar e as cenas foram encenadas com muito ânimo, disciplina e o elenco ficou afiado novamente. O resto do elenco no domingo leu “Nós Somos Encantados” fizeram praticamente a leitura de todas as personagens.
No sábado antes de ensaiarmos não fizemos aquecimento para ir mais rápido. E todos percebemos como é bom aquecer para começar um trabalho porque entramos no ensaio frios sem preparação, é essencial tudo o que fomos fazer aquecer antes para ficarmos prontos para entrar em cena. Um dos motivos do ensaio sábado ter sido um fiasco. No domingo após o aquecimento da Maria Creuza foi mais fácil, todos estavam envolvidos no clima do teatro, para o ensaio foi um pulo. A peça criou vida e foi até o final sem grandes dilemas.
E ontem fizemos nossa apresentação de “As Notas” no centro Lar do Amor Cristão. Saímos daqui de van às 17:20 e chegamos lá às 19:00, a apresentação era às 20:30, assim tivemos tempo suficiente para arrumar tudo, decidir sobre cenário, iluminação, preparar nosso figurino e conhecer o espaço.
Depois de tudo arrumado, fizemos nosso aquecimento onde todos andaram pelo salão, pelo palco, primeiro pedi que se vissem andando em um imenso campo com árvores, flores, céu azul, sol, calor e deixassem as personagens chegar e ao contato com elas caminhassem e ao encontrar com outra personagem desse alguma coisa da natureza para ela, em seguida pedi que dançassem com as personagens e disse que uma chuva rápida caía e refrescava todos, o sol forte logo voltou e todos foram receber os espíritos de suicidas recuperados que iam assistir a nossa peça ficassem com eles um tempo, dançassem com eles e os levassem aos lugares da platéia para assistirem o espetáculo, a maioria jovens, e eles estão em estágio de voltarem para a Terra em uma nova reencarnação. Fizemos um círculo e nossa prece para iniciarmos. O público entrou, eram mais de 200 pessoas que quase lotaram o salão.
Exatamente às 20:30 começamos com concentração, disciplina e a peça decolou. A energia do local era muito vibrante, tudo começou com calma, aos poucos “As Notas” foi ganhando força, energia, os atores cúmplices nas cenas, cada cena que passava algo ia sendo acrescentado, ela foi ganhando corpo, porte, estava completa no ponto. Da cena 07 em diante estava pronta foi assim até o final de uma vez só, todos estavam nas personagens, o que se viu no palco foi uma harmonização de ator e personagem, elas existiram na apresentação de ontem com sentimentos, emoção, vibração. O público ria, participava, ficava quieto nas cenas mais dramáticas, riram em cenas que nunca ninguém havia dado uma risada, interagia com o ator em cena respondendo aos diálogos, tudo nos puxou para que realizássemos um espetáculo 90 por cento perfeito. Lógico houve alguns erros, mas que todos conseguiram superar dando a volta por cima consertando no palco e ninguém percebeu nada. Foi uma de nossas melhores apresentações.
Como ator posso dizer que foi ótimo fazer o Kaio sempre, mas ontem foi muito especial, ele estava lá comigo, por inteiro, todas as cenas que eu entrava a força dele impulsionava a encenação e eu só acompanhava, eu, o Mário desapareceu naqueles momentos, Kaio tomou conta por inteiro do palco, da cena da peça. Quando realizei minhas cenas com a Patrícia que faz a Karin olho no olho a emoção corria no corpo e Kaio simplesmente falava com emoção, com sentimento com verdade. E dela vinha a mesma coisa a Karin estava lá por inteiro também emitindo suas emoções. E assim foi com todos, quando fora do palco assistia os outros, contudo sem sair do Kaio, permanecia com seus sentimentos na coxia. E vi todas as personagens em cena, Ênio Antunes (Jeferson) com sua revolta, Vó Ceci (Maria Creuza) com sua maldade e loucura chegar ao limite, Isa (Fabiana) com sua ambição desmedida e a loucura tomar conta da sua alma, Tia Isaura (Janaina) com sua energia de colocar todos para cima, Júlio (Lucas) com seu ódio permanente, Isabela (Ana Paula) com sua harmonia contagiante e seu perdão como exemplo, e Rachel (Adriana) com sua doçura tentar salvar Karin de si mesma. Adriana desenhou uma Rachel com docilidade, porém ao mesmo tempo capaz de se colocar com autoridade com moral. Todo elenco atingiu momentos especiais de atuação e isso com simplicidade, sem ninguém querer ser melhor que o outro, o que houve foi um trabalho em equipe disciplinado, concentrado. Assim como Alexandre na sonoplastia e Rafael na iluminação foram um dupla em sintonia. Sem contar Amanda e Thiago no cenário que ajudaram muito. Posso dizer sem medo que foi um trabalho em equipe com consciência da responsabilidade de profissionais. E Jacqueline que filmou e fotografou todas essas emoções com garra e vontade. E sem contar a hospitalidade de seu Germano que nos recebeu no Lar do Amor Cristão com muito carinho e alegria e ao público que foi muito receptivo, valeu galera!!!
Essa apresentação foi de alegria, de missão cumprida em todos os aspectos. Ao final o público ovacionou todo elenco com palmas e assobios em pé. Trabalho realizado para eles em primeiro lugar. Isso não nos faz sentir estrelas, porque na Cia não existe estrelas e sim atores que amam o que fazem e essa apresentação só nos deixa com mais responsabilidade de não podermos deixar cair a qualidade da encenação, do trabalho, cada vez mais precisamos aprimorar, e a responsabilidade só aumenta. Muito por fazer ainda, não chegamos aos 100 por cento e estamos longe disso, trabalhar muito, aprender muito e sempre com humildade, simplicidade, nada de estrelismos, vaidades e orgulho descabidos, tudo com muito amor ao teatro, ao ser ator, a encenação, amar a arte faz bem ao nosso espírito e é por isso que estamos sempre em cena pelo amor à arte e a nossa alma!
Aguardem vem aí “Nós Somos Encantados” nossa próxima aventura. Domingo força total nessa nova produção que homenageia a Rede Tupi de Televisão, seus atores, diretores e criadores. Domingo vamos discutir os sentimentos e começar a levantar a peça com a marcação! Aguardem mais notícias!!!

Som e Fúria!!!

Álbum Alma Espírito!!!


Cena 03 - Um pesadelo dançante! Jeferson, Maria Creuza e Rachel (Adriana) fazem o pesadelo de Karin ser bem real!
Cena 02 - Karin (Patrícia) em seu desespero!! Ela irá...???


Cena o1 - Isa (Fabiana) e Ênio Antunes (Jeferson) negociando a vida da filha!!! Mãe adorável...

"Mea Culpa" a dança de "As Notas" Lucas, Patrícia, Mário e Maria Creuza. Pés de chumbo... E assim começa a nossa história!


"Vídeo Arte" - Entrada do público! "As Notas" dia 12 de agosto no Lar do Amor Cristão!

"Vídeo Arte" Introdução parte 01 - Engasgos, mas saiu... Com vontade!


"Vídeo Arte" - Introdução parte o2 - "Mea Culpa" dança ou pesadelo???

4 comentários:

Faby Vilela disse...

Realmente foi uma apresentação maravilhosa. A cada apresentação tenho a certeza que estamos no caminho certo, em sintonia. Obrigado a todos que fazem deste trabalho uma missão de amor e amizade. Amo todos vocês!!!

Jeferson disse...

Nossa, foi mesmo Faby, realmente uma sessão marravilhosa muito gostosa, estamos de parabéns, foi umas das melhores apresentações nossas e tb com um Ótimo publico.
Parabéns a todos

Anônimo disse...

Foi uma apresentação muito boa sim, uma energia tranquila... Bjos e bom final de semana!

Luciana disse...

Que bom meus amigos que tudo correu na mais tranquilidade e foi uma apresentação perfeita.
Mais uma vencida por nós.
bjs e até daqui 20 dias se Deus quiser.