sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ESPÍRITO EM CENA - SEGURANÇA CÚMPLICE!!!

O teatro nos pede muita concentração, disciplina, atenção, e cumplicidade com o outro. Isso em todos os momentos que estamos em cena seja em um ensaio ou na apresentação, a troca, a ajuda, o olhar de um ator para o outro é fundamental para que tudo funcione em sincronia e a ação ocorra como precisa ser. Se não houver união, cumplicidade, a troca em cena, muitas coisas estarão perdidas, a própria peça acaba por naufragar.
No domingo dei um exercício onde tudo isso precisava ser aplicado para que fosse bem desenvolvido. Separei em grupos de 4, três tinham uma ação para fazer, e um teria três ações para realizar ao mesmo tempo, para isso eles precisavam entrar em sintonia, em harmonia para que o exercício tivesse o objetivo alcançado. Um faria movimentos, outro faria perguntas e um tentaria fugir, e o último teria que repetir os movimentos, responder as perguntas e evitar que o outro fugisse tudo ao mesmo tempo. Eu não mencionei nada sobre como teriam que se comportar dentro do jogo teatral, porque eles teriam que ver que só conseguiriam fazer com ajuda um do outro, com a cumplicidade de todos.
No entanto depois de um início até bom o exercício virou uma bagunça com eles correndo pelo corredor o outro perseguindo e deixando de fazer as outras tarefas, ninguém colaborou com ninguém cada um pensou somente em si e não atingiram o objetivo. Eu só observei para ver até onde ia a loucura deles, mesmo trocando cada um sua posição e as ações não resolveu o jogo virou uma dança sem ritmo e sem musicalidade, encenação zero!
Quando todos acalmaram e sentamos para comentar foi que eu e a Maria Creuza falamos qual era o propósito do exercício que não foi alcançado porque simplesmente ninguém se deu conta da união, da concentração, virou uma grande brincadeira sem rumo. Cada detalhe precisava ser pensado. As perguntas serem feitas, os movimentos a ser desenhados, a fuga com plano detalhado, para que aquele que precisava fazer todas as ações conseguisse desdobrar-se em todas elas com equilíbrio e ajuda de todos. Deveria haver uma sincronia, a bendita cumplicidade e segurança em cena. Se fosse uma peça em apresentação teria sido um fiasco.
Em cena precisamos ouvir o outro, saber qual o próximo movimento, evitar que algo saia do planejado, saber o momento de agir e falar, tudo precisa estar coordenado em técnicas, e mais ainda a emoção, os sentimentos, a personalidade das personagens precisam estar vivas e atuantes em meio disto tudo para a peça acontecer. A segurança do ator em cena é importante porque ele passará essa segurança para o outro e aí se alia a cumplicidade de cena para que se de repente algo sair errado, os dois ou mais atores tenham como resolver a situação em questões de segundos sem que o público note, mas para isso precisamos de segurança própria e cumplicidade no olhar um do outro. É um jogo o tempo todo de ações e sentimentos onde não podemos perder o ritmo, a personagem.
Logo depois deste fiasco começamos a marcar “Nós Somos Encantados” cena por cena, fomos até a cena o6. Por enquanto estou apenas visualizando como tudo pode ficar qual a melhor posição, como desenvolver a peça toda sem sairmos do palco e com todo elenco em cena mesmo quando não estiver interpretando, é uma aventura, mas que pretendemos colocar em ação. Ainda falta figurino, música, cenário, acessórios de cena, nossa e a estreia é em novembro, vamos ralar muito...
E ainda em setembro teremos apresentações dias 14, 21, 19 e 25 com peças diferentes, estamos agora trabalhando 3 peças ao mesmo tempo, isso dá um frio na barriga, vou pirar com tantas personalidades a minha volta... É agora que temos que ter muita concentração, disciplina, cumplicidade e segurança em todos os momentos, atores em múltiplas ações!!!
Galera iremos realizar nossa primeira Oficina de Teatro em setembro serão 3 sábados seguidos, dias 11, 18 e 25 das 13 às 16 horas no CJ aqui em Interlagos (vejam o endereço no cartaz) vamos aplicar jogos teatrais, exercícios básicos, improviso. O preço é de R$ 50 reais por pessoa, 30% do valor arrecadado irá para o CJ que nos cede o espaço. Ao final da oficina todos receberão um certificado de participação. Participem, divulguem. O valor poderá ser dividido em duas vezes na inscrição e ao terminar a oficina. Venham descobrir sua potencialidade nas artes! A inscrição poderá ser feita nos telefones afixados no cartaz e mais informações pelo e-mail: teatromonteirolobato@globo.com Vamos agitar nossos espíritos com arte galera!!!!



Som e Fúria!!!



Álbum Alma Espírito!!!!


O elenco na parede após o espetáculo! E agora...??? É correr.....


Final da apresentação, agradecimentos, arrumação, mais uma etapa vencida e muito mais vem por aí!!!!



Cena 26 - Todas muito animadas!!! Todo cuidado é pouco!!! Rachel (Adriana) conduz esse novo coral, Karin (Patrícia), Isa (Fabiana) e Isabela (Ana Paula- nossa atriz convidada.) para iniciar mais um concerto na vida!!!!

Cena 26 - Risos, felicidade, será verdade??? Hum... A próxima vida dirá...








"Vídeo Arte" - Rod Stewart - "Faith Of The Heart" Fé do Coração - Nosso coração tem fé? Ou a fé está em nosso coração? Coração e fé uma dupla do barulho... Pedido de Elisha!

8 comentários:

Marlene disse...

"Quando o Sol e a Lua se encontraram pela primeira vez, se apaixonaram perdidamente e a partir daí começaram a viver um grande amor.Acontece que o mundo ainda não existia e no dia que Deus resolveu criá-lo, deu-lhes então o toque final ... o brilho !
Ficou decidido também que o Sol iluminaria o dia e que a Lua iluminaria a noite, sendo assim, seriam obrigados a viverem separados.Abateu-se sobre eles uma grande tristeza quando tomaram conhecimento de que nunca mais se encontrariam. A Lua foi ficando cada vez mais amargurada, mesmo com o brilho que Deus havia lhe dado,ela foi se tornando solitária. O Sol por sua vez havia ganho um título de nobreza "ASTRO REI" , mas isso também não o fez feliz.Deus então chamou-os e explicou-lhes : - Vocês não devem ficar tristes, ambos agora já possuem um brilho próprio.Você Lua, iluminará as noites frias e quentes, encantará os enamorados e será diversas vezes motivo de poesias.Quanto a você Sol, sustentará esse título porque será o mais importante dos astros, iluminará a terra durante o dia, fornecerá calor para o ser humano e a sua simples presença fará as pessoas mais felizes.A Lua entristeceu-se muito com seu terrível destino e chorou dias a fio ... já o Sol ao vê-la sofrer tanto, decidiu que não poderia deixar-se abater pois teria que dar-lhe forças e ajudá-la a aceitar o que havia sido decidido por Deus.No entanto sua preocupação era tão grande que resolveu fazer um pedido a Ele :- Senhor, ajude a Lua por favor, ela é mais frágil do que eu, não suportará a solidão... E Deus em sua imensa bondade criou então as estrelas para fazerem companhia a ela.Lua sempre que está muito triste recorre as estrelas que fazem de tudo para consolá-la, mas quase sempre não conseguem. Hoje eles vivem assim .. separados, o Sol finge que é feliz , a Lua não consegue esconder que é triste. O Sol ainda esquenta de paixão pela Lua e ela ainda vive na escuridão da saudade.Dizem que a ordem de Deus era que a Lua deveria ser sempre cheia e luminosa, mas ela não consegue isso ..."
"...Acontece que Deus decidiu que nenhum amor nesse mundo seria de todo impossível, nem mesmo o da Lua e do Sol ... e foi aí então que Ele criou o eclipse..." (Desconheço o autor(a) desta história, desculpem!)

Perceberam o quanto as nossas noites estão sendo presenteadas pela Lua deslumbrante? Majestosa, linda! Fiquei a contemplá-la embevecida ontem.

Aos lobos e lobas de plantão, desejo um ótima final de semana!

Bjs

Fernanda disse...

Como participa dessa Oficina?

Fábio disse...

Coloca o video clipe do The Cranberries - Dreams

Luciana disse...

Marlene, adorei este texto,muito bonito.
Adorei a letra e o vídeo do Rod Stewart.
Um ótimo final de semana a todos.

beijos no coração de todos.

Marlene disse...

Se um dia alguém fizer com que se quebre a visão bonita que você tem de si, com muita paciência e amor reconstrua-a. Assim como o artesão recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão,sem duvidar de que aquela é a tarefa mais importante,
VOCÊ é a sua criação mais valiosa.

Não olhe para trás.
Não olhe para os lados.

Olhe somente para dentro,
para bem dentro de você e faça dali o seu lugar de descanso,
conforto e recomposição.

Crie este universo agradável para si.O mundo agradecerá o seu trabalho. (Brahma Kumaris)


"Se procurar bem você acaba encontrando.
Não a explicação (duvidosa) da vida,
Mas a poesia (inexplicável) da vida."

(Carlos Drummond de Andrade)

Feliz dia do Psicólogo!

Anônimo disse...

Sabe, este teu texto, do sol e lua, me faz pensar nas pessoas que muito se amam, mas permanecem sós...
É bonito e triste ao mesmo tempo.
Beijo no teu coração!

Obrigado pelo vídeo e boas apresentações.

Anônimo disse...

Um super final de semana à todos! Adorei o vídeo!
Participem da nossa Oficina.
Bjos!

Marlene disse...

Eu também penso muito nestas pessoas ...concordo, é bonito e triste ao mesmo tempo....são coisas que transcendem a nossa compreensão, mas é muito bonito, triste, mas bonito.
Bjs no teu coração

Lú, bonito texto né? Então, estava pensando numa maneira de homenagear a Lua e encontrei esta história.
Bjs amiga