quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ESPÍRITO DA ALMA - TEATRANDO!!!

O propósito do teatro é fazer o gesto recuperar o seu sentido, a palavra, o seu tom insubstituível, permitir que o silêncio, como na boa música seja também ouvido, e que o cenário não se limite ao decorativo e nem mesmo à moldura apenas - mas que todos esses elementos, aproximados de sua pureza teatral específica, formem a estrutura indivisível de um drama." (Clarice Lispector)

“ – Marco Polo, o mundo em que você vive é um teatro. As pessoas freqüentemente representam. Elas se observam o tempo todo, esperando comportamentos previsíveis. Observam gestos, suas roupas, suas palavras. A liberdade é uma utopia. A espontaneidade morreu.
Marco Polo jamais pensou que poderia encontrar sabedoria num maltrapilho. Recordou a primeira aula de anatomia, as palavras preconceituosas do seu professor, da psicóloga e da assistente social. Percebeu como somos superficiais ao julgar pessoas diferentes. Compreendeu a própria superficialidade.” (O futuro da Humanidade - Página: 28) (Augusto Cury)

Como se fosses tu, assim entras no teatro e te chamam dentro do sonho e te chamam para fazer o papel do sonho de alguém que não veio, e dizes que nunca viste a peça e nunca leste o texto e nada sabes de marcações intenções interiorizações e te dizem que não importa porque é só um sonho e um sonho não precisa ensaio. (Caio Fernando de Abreu)

A verdade é que o mundo é uma grande peça de teatro, onde cada um escolhe seu papel. É assim, tem pessoas que não vivem, simplesmente atuam por aqui. Entram no camarim e vestem sua fantasia, escondendo-se através de plumas, paetês, máscaras. E então esses tipos sobem no palco e ali permanecem, com um lindo sorriso estampado no rosto, atuando, fazendo suas melhores poses, suas caras e bocas sensuais ou então posando de santinhos. Usam um tipo de maquiagem definitiva, alguns não tiram nem para dormir. Dentre esses, ainda há aqueles que inventam sua própria máscara, mas pior ainda são os que só copiam. Sequer criatividade de ser seu próprio eu inventado alguns têm. Uma lástima.
Mas como no teatro, existe também a platéia. Que vibra, que ri, que chora, se emociona. Não precisa contracenar, vestir sedas e rendas para ser feliz. Existem ali pessoas de verdade, que não fazem cena, não usam maquiagem, não ficam o tempo inteiro buscando seu melhor ângulo. Existem ali humanos. Que erram, acertam, aprendem. Vivem. Sem medo de ser o que realmente são, sem medo do cabelo bagunçado, dos quilinhos a mais por causa da pizza de sexta feira a noite.. Sem medo do mal hálito matutino, sem a vergonha de admitir o medo de altura.
Enquanto uns se enfeitam por fora, atribuindo para si uma capa fútil, fina, sem essência alguma, apenas com intuito de criar uma outra vida para si, existem aqueles que não passam despercebidos. Aqueles que não se importam com o que outros podem vir a pensar. E são estes que para sempre serão lembrados, pois serão esses que farão a diferença. Os outros, os outros só se esforçam em vão para imitar a platéia. Para servir de diversão.
Pode ser que no palco essas máscaras nunca caiam, pode ser que para sempre os 'artistas' serão perfeitos, felizes, sorridentes. Mas ainda acredito que uma hora a luz vai acender, e então o imenso vazio presentes nesses pobres desalmados virá a tona com a claridade. Eu? Eu estarei na platéia, indo para casa comer uma pizza. (Kathlen Heloise Pfiffer)

"Teatro - A peça da vida.
A isenção do artista diante dos fatos é uma arte.
A imparcialidade do pintor ao traçar um quadro, é magica.
As invasivas frases do eu - ator, encantam.
Os movimentos no tablado enobrecem e enganam.
Os gestos magestrosos brilham no alto.
A platéia atenta, assiste vislumbrada.
Com respeito toda ela observava.
Sentimentos de personagens e atores se confundem.
Aplausos, muitos aplausos!
É a festa do trabalho bem feito.
E ao final, tudo foi feito com amor e não pelo valor.
E se a platéia exigir BIS, sou feliz." (João Vitor Rocha)

A vida é uma peça de teatro que nós estreiamos quando nascemos e acaba quando dormimos para sempre.
A cada dia ao acordarmos iniciamos um pequeno capítulo dessa grande peça, mas todo capítulo mesmo sendo pequeno é indíspensavel para o grande show da vida.
Cada dia, mesmo que não pareça, tem algo especial. Pode ser o dia mais simples de todos, mas é naquele dia que você recebe aquele sorriso especial e se apaixona... é naquele dia que você conhece aquela pessoa que será seu amigo até o final do espetáculo... é naquele dia que simplesmente nada acontece mas você se descobre.
Todo capítulo da peça tem sua beleza, até os mais tristes... a beleza está no brilho de tristeza que aparece no olho e dele nasce uma lágrima... está no sentimento que escorre pelo rosto.
A beleza está na mudança que ocorre durante o grande espetáculo da vida... está no amor que é descoberto pelo simples olhar...
Esta peça contém muitos personagens... alguns ficam até o fim outros só passam, e outros terminam seu próprio espetáculo antes do nosso. Os que ficam são aqueles que conseguiram cativar o nosso coração e que com certeza nós nunca nos esqueceremos de sua atuação incrível na nossa peça.
A beleza disso tudo está simplesmente em todos os momentos, em todos os capítulos, em todas as pessoas, em todos os sorrisos, todos os olhares, todas as lágrimas está na vida que se passa.
Quem faz a sua peça bela, incrível, emocionante, apaixonante... é você mesmo e mais ninguém. Faça do seu espetáculo único, belo, cheio de amor... que assim o show será considerado grande e maravilhoso... como deve ser... pois é a vida. (Sabrina Villela)


Álbum Alma Espírito!!!

Cena 11 - Karim (Patrícia) desesperada com seu sonho em pedaços, a morte será solução para tudo???

Cena 11 -O prazer de Isa (Fabiana) acabar com o sonho de Karim (Patrícia) Uma diversão!!!
Cena 10 - Vó Ceci (Maria Creuza) ganha o chão arremessada por seu querido neto Júlio!!!!

Cena 10 - Júlio (Lucas) ataca a Vó Ceci (Maria Creuza) que é apoiada por Karim (Patrícia) Obsessão de primeira!!!




"Vídeo Arte" - "As Notas" - cena 12 - Lembranças de bons tempos!!! Karim (Patrícia) e sua obsessão pelo seu sonho! Kaio (Mário) não nota as reais intenções de sua irmã... Todos iludidos e egoístas...




"Vídeo Arte" - "As Notas" - cena 13 - Um pesadelo ao vivo com música e dança!!! E a descoberta da verdade... Nunca morremos.... HAHAHA!!!!





"Vídeo Arte" - "As Notas" - cena 14 - Escândalo em família, Ênio Antunes (Jeferson) desmascara Isa (Fabiana) com frases fortes e atitudes grotescas!!! Um delírio para todos!!!

3 comentários:

Alexandre disse...

Demorei para fazer esse comentario pois eu estava "sem" PC em casa...

Na minha opinião foi a melhor apresentação das "As Notas",
Mesmo com erros de luz e som,
Personagens com falas erradas,
Descontração em uma cena forte com um simples "Apaga a luz" (kkkkk).
Lá no Sacomã o publico passou um energia forte para o palco isso e um empurrãozinho para que a peça pegue esse energia muito boa e tenha vontade de fazer, resumindo AMO MUITO TUDO ISSO, pois o verdadeiro sentido de fazer teatro não é só entrar no palco e fazer é ver uma peça sendo construída do começinho até o espetáculo final acompanhar com autos e baixos e nunca desistir.

Que venha "Nós somos encantados"!

Anônimo disse...

Gostei da postagem de hoje. Realmente nós vivemos em uma peça de teatro, a qual podemos alterar muitas coisas naquele instante: o sorriso bem dado, a compreensão, as atitudes bem vindas, enfim, podemos alterar sem que magoemos alguém ou a nós mesmos. A vida e nós merecemos de um instante de atenção. Saibamos colocar cada cena no lugar certo, as palavras certas em cada conversa, o olhar, os acessórios, o figurino etc. São tantas coisas....
Um bom resto de 4ªf à todos.
Bjos!

Jeferson disse...

Com certeza todos nos, estamos sempre em um palco de emoções e suspense.