quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ALMA CULTURA - DIA DO ATOR!!!

Hoje é um dia muito especial para todos nós que somos atores. É o dia do ator!!! Amador ou profissional, não importa, é nosso dia!

Uma das melhores profissões que existem, pois, através dela podemos decifrar o nosso eu, o dos outros, descobrir mundos e ir além de tudo que imaginamos.
O ator vive outras vidas no palco, na televisão, nos filmes. Mas é no palco que tudo se dá de maneira mais visceral, contundente, real. O fazer ao vivo mostra a cara real do ator, seu desempenho perante o público. Não tem como mentir a atuação ou faz ou faz!
Nos dias de hoje muitos querem ser ator, mas será que todos têm consciência da profissão, do que é, a responsabilidade? Pelo que notamos a maioria está afim do sucesso fácil, de ser a estrela do espetáculo, ganhar muita grana e estar na mídia. O começo geralmente é fazer um curso de teatro, contudo uma parcela que começa nos palcos, assim que é chamada para a televisão, desistem de tudo e só ficam na telinha, ou seja, a grande ambição de quem quer ser ator é a TV, quando conseguem isso raramente voltam ao teatro. Não há uma noção real do que é ser ator.
Ser ator acima de tudo é dedicação. Saber que tem que estudar muito, entender seu papel em cima de um tablado. Não é só decorar as falas da sua personagem e ir para o palco e falar com o outro em cena. Não! O ator precisa estudar técnicas apropriadas de como andar, falar, agir em cena. Conhecer o palco, o teatro, entender de iluminação, sonoplastia, conhecer figurino, acessórios de cena, produção, enfim o ator precisa se interessar por tudo não apenas atuar porque ele precisa de toda uma equipe para que possa representar caso contrário sozinho não fará nada.
Além de toda a técnica que o ajuda na sua interpretação, ele necessita ler muito, cultura geral, se interessar por muitos temas, ter vontade de conhecer, de saber, porque o teatro pede que o ator tenha sabedoria de muitas coisas. Quando não conhece o tema da sua peça, ele terá que estudar, se aprofundar no tema da história para que possa compreender sua própria personagem e saber exatamente qual é o objetivo dela, sua conduta e sua intenção dentro da encenação. O maior trabalho do ator é a construção da sua personagem.
Construir, compor o outro ser não é tão fácil como parece. Primeiro porque o ator precisa fazer um estudo da personalidade de sua personagem. Quem é, qual sua intenção, quais seus pensamentos, sentimentos, emoções, porque age de tal maneira, porque fala assim ou assado, ele tem que estudar minuciosamente cada detalhe dessa personalidade para poder ser ela plenamente no palco. E esse estudo da personagem faz com que o próprio ator estude a sua personalidade, analise quem é também, quais suas intenções, sentimentos, emoções como ser real. E o que sua personalidade tem a haver com a personalidade da personagem que irá interpretar. Muitas vezes descobrimos muito de nós na personagem e muito da personagem em nós. Contudo sempre o ator tem que ter para si que ele não é aquela figura, aquele ser, e é aí que ele precisa diferenciar o seu eu do eu da personagem, são dois seres diferentes, podem ter similaridades, porém um não é o outro e isso tem que estar visível no palco. É um mergulho na psicologia humana. O ator pode ser qualquer personalidade, de qualquer sexo, natureza, sua criação e sua interpretação é ilimitada. O verdadeiro ator não tem preconceitos, barreiras, medo, vergonha, ele se expõe pela arte de ser ator, pela arte de levar ao público algo em que acredita que seja digno de fazer, mostrar. Ele desnuda seu ser para vestir outro sem medo das críticas, do que podem pensar os outros, ele faz com paixão, com amor.
Ser ator não é fácil, emprego constante é raro, tem que batalhar muito para conquistar contratos, produtores que acreditem em seu potencial, e acima de tudo ele precisa ser humilde, simples, sem estrelismos, sem grandezas. Saber que terá que fazer qualquer tipo de personagem, nem sempre ele será o protagonista, nem sempre ele terá a maioria das falas, mas está no palco exercendo sua função que é mexer com o imaginário do povo, propor discussões, deixar questionamentos na plateia, lançar novas ideias, mostrar novos caminhos, o ator tem muitas funções dentro do universo cênico. Ele não pode ficar preso ao sucesso, a popularidade, há toda uma gama dentro de sua profissão e o ator necessita explorar todo esse infinito universo em que ele está inserido.

Ser ator é olhar o mundo com outros olhos.

É conhecer a si e ao outro com mais compaixão.

Ser ator é se despojar do eu... Doar-se ao outro...

Contar uma história, acreditar no que conta...

Ser a personagem sem pudor...

Não ter medo de encontrar a si mesmo... Desvendar-se...

Ser ator é coração e razão, preto e branco, doce e amargo, normal e louco...

Ser ator é amar a vida, o palco e lá querer ficar eternamente...

Ator, Som e Fúria...


Álbum Alma Espírito!!!


Cena 16 - A catarse de todos os sentimentos e emoções... Irmãos reais???
Cena 15 - Para onde ir, como fazer, quem somos, afinal o que é tudo isso???


Cena 15 - O cenário tenta humanizar a história...



Cena 13 - Um pesadelo Karin(Patrícia) está viva, viva, vivaaaaaaaaaaaaaa.... HAHAHA!


"Vídeo Arte" - "As Notas" - Cenas 15 e 16 - Verdades, mentiras, personalidades expostas... Quem somos nós na vida???


"Vídeo Arte" - "As Notas" - Cena 17 - A loucura toma conta do universo familiar...


"Vídeo Arte" - "As Notas" - Cenas 18 e 19 - A harmonia de Isabela (Ana Paula Caruso) e o egoísmo de Karin (Patrícia) e uma confusão familiar, tudo desmorona!!!

7 comentários:

Luciana disse...

Ator é tudo isso galera, não só mostrar seu rostinho lindo na telinha, o ator tem que fazer seu personagem com emoção dar vida a ele.
No meu ponto de vista é difícil, pois temos que moldá-lo, quando recebemos um personagem levamos dias para compó-lo.
Parabéns para todos os atores.
um ótimo fim de quinta feira.

DRYCKA disse...

Quando estou atuando é como se o mundo onde vivo, as pessoas que convivo, somem e aparece uma outra pessoa tentanto falar, fazer, ser o que muitas vezes não conseguimos na vida real. Ser ator é se transportar para lugares e personalidades diferentes, as vezes é uma mistura das duas , e é isso que é maravilhoso.Poder ser e estar em varios lugares.Poder correr o mundo sem sair do palco, viajar e se tornar uma outra pessoa.
Enfim, feliz somos nós atores insanos apaixonados pela arte.

Jeferson disse...

Feliz dia do ator pra todos os loucos que amam a arte de interpretar como eu. Viva.

Jacqueline disse...

Hoje também é o dia mundial da fotografia!
Parabéns a todos atores e atrizes que realmente amam e vivem o teatro.
besos

Thiago Mota disse...

Feliz dia do ator para todos !!!
Eu tive varias emoçoes boas sendo ator ....
dois anos de muita alegrias
FELIZ DIA DO ATOR PARA TODOS MESMO OS QUE NAO SÃOOOO
BEJAOOO

Anônimo disse...

"Gostaria de viver várias vidas, morar em outros lugares, porque uma vida não seria possível realizar todos os meus desejos. Porém em alguns momentos, consigo trazer a fantasia para a realidade, quando visto um personagem meu".

Viva todos nós que amamos o teatro, a TV, efim, a todos que amam usar da arte para aprender, buscar, compartilhar.

Biejos!

Palito disse...

O sonho do teatro não é se eternizar, mas falar com clareza, emoção, beleza, poesia e compreensão para o cidadão desse tempo.