segunda-feira, 12 de julho de 2010

CRÔNICA DA ALMA - VARETAS E PAPEL!

Estamos no mês de julho, na verdade quase na sua metade, o inverno é sua estação, mas por enquanto estamos em um outono meio verão, calor, sol todos os dias e céu azul, e um vento sossegado, um convite a todos nós para soltarmos pipas!
Isso mesmo esse tempo me faz lembrar quando eu era criança, adolescente, saía a empinar pipas na rua, ou então pela janela do apartamento, sempre dava um jeito de deixar a imaginação voar junto com aquele objeto de papel e varetas quando não era apenas feito de jornal. Às vezes ficava o mês de julho na casa de uma tia minha e então eu e meus primos ficávamos na rua a empinar nossos pipas coloridos, grandes, pequenos, com longos rabos. Naquela época já havia a mistura de cerol feito com cola e caco de vidro que era passado na linha para cortar a linha de algum adversário do ar. Esse tipo de mistura nós nunca usamos em nossos pipas, mas tínhamos que desviar no ar daqueles que desconfiávamos que usavam essa mistura criminosa. Hoje ela é usada ainda e acaba por cometer estragos e até mortes, o ideal é brincar na boa sem esse tipo de estratégia, ser honesto em nossas disputas pelos pipas já demonstra que tipo de adultos poderemos ser.
Para alguns é uma grande bobagem colocar papel e varetas no ar. Contudo essa brincadeira simples e barata nos dá total sentimento de liberdade, quando vemos nosso pipa nos ares é como se nós pudéssemos conquistar o céu, termos a condição de voar e ir para onde quisermos, soltar nossa linha e deixar-se ir pelo vento. O vento é o grande comandante da nossa brincadeira, pois, é ele que determina para que lado vai o pipa, se ele está fraco, pouco sobe, se está forte temos que segurar bem, mas se ele está normal podemos direcionar o pipa na boa.
E como faz bem olhar para o alto, para o céu azul, o sol quente batendo em nossa cara, a brisa que passa entre nós parece ser mais forte no alto onde vemos nosso brinquedo colorido ir de um lado para o outro, subir, descer, rodopiar, perder a força, ganhar, damos linha, recolhemos, o espaço é nosso, são momentos em que há uma integração da alma com a natureza.
Nosso olhar sempre para o alto de olho na direção do papel colorido é como se houvesse uma vontade, um desejo de fazermos parte do céu. E quanto mais linha tinha enrolada em nossa lata mais longe ia nosso pipa, dávamos inclusive nomes para eles, fazíamos o batizado ao desenrolar toda linha e deixar por algum tempo ele tranqüilo sem fazer movimentos com a mão, em dado tempo recolhíamos a linha e o controle era nosso novamente. As horas passavam e quando víamos já era noite e nós lá firmes com o vento a comandar nossa brincadeira inocente e lúdica, porque a imaginação voava junto com o pipa em histórias e mais histórias... O céu não era nosso limite!!!
Hoje olhamos vários pipas no ar e não só adolescentes ou crianças na brincadeira, mas muitos marmanjos juntos também, aliás eles estão em grande número. O pipa encanta todos pelos seus movimentos, pelo seu colorido, e pela imaginação que pode ser ali exercitada.
O vento de julho, o céu, o sol nos chama a ir para os ares nem que seja através de um papel colorido cruzado por duas varetas, linha e cola... Com tão pouco podemos fazer muito! Bons tempos esses e que mesmo hoje com toda tecnologia muitos ainda estão nas ruas, em terrenos baldios soltando a imaginação!!! E não usemos nem cerol e não soltemos nossos pipas perto dos fios elétricos, brinquemos com segurança e sem medos!
Voar, voar, voar!!!!


Album Alma Espírito!!!


O coronel e a mulher na festa julina da Cia!!!! Vamô dançar sô!





"Vídeo Arte" - Festa Julina da Cia. de Artes Alma Espírito! Cenas fortes, cuidado!!!




"Vídeo Arte" - Festa Julina da Cia. de Artes Alma Espírito! Uma viagem pelo país da comilança!!!




"Vídeo Arte" - Gloria Estefan and Miami Sound machine - "Bad Boy" - Garoto mal - Todos nós às vezes somos um mau garoto... Fazemos o que não devemos!!!

56 comentários:

Unknown disse...

Essa brincadeira de soltar pipa é muito bacana! Lembro-me de ter brincado muitas vezes com meus irmãos e de ter comprado muitas "raias" e feito muitas "capuxetas" (não sei se escreve com x ou ch), mas é aquela feita somente de jornal sem varetas. Muito legal!!! Como é bom sermos livres, deixarmos fluir nossos pensamentos, atingirmos "alturas" impossíveis de se chegar quando se está preso à matéria!
Beijo.

Jeferson disse...

Adorava o mês de Julho, ferias muito bom e gostoso, quando chegava, nossa era muito bom.
Nossa festa foi Otima

Anônimo disse...

Eu quando criança tentei soltar pipas, construia com meus irmãos, fazia a rabiola, mas na hora de empiná-la era um desastre rsss.... Na verdade pipa não era uma coisa que me chamava muito a atenção, achava legal, então,
acabava me divertindo com outras coisas. Nossa festa junina foi bem divertida, vcs devem ter visto pelo vídeo. E tem muito mais.... Adorei o vídeo "Bad Boy", gosto dessa música.
Bjos!

Fernando disse...

Nossa adoro essa musica.

Irene disse...

Pegamos o telefone que o menino fez com duas caixas de papelão e pedimos uma ligação com a infância.

Andreia - Butantã disse...

Tudo que eu realmente preciso saber sobre a vida... Como ser.... Aprendi no jardim da infância.

Não foi na universidade nem na pós-graduação que eu encontrei a verdadeira sabedoria, e sim no recreio do jardim da infância.
Compartilhar, brincar dentro das regras, não bater nos outros, colocar as coisas de volta no lugar, limpar a própria sujeira, não pegar o que não é meu, pedir desculpas quando machucava alguém, lavar as mãos antes de comer, puxar a descarga do banheiro.

Também descobri que café com leite é gostoso, que uma vida equilibrada é saudável e que pensar um pouco, aprender um pouco, desenhar, pintar, dançar, planejar e trabalhar todos os dias, nos faz muito bem.
Tirar uma soneca à tarde, tomar muito cuidado com o trânsito, segurar as mãos de alguém e ficar juntos, são boas formas de enfrentar o mundo.

Andreia - Butantã disse...

Prestar atenção em todas as maravilhas e lembrar da pequena semente que, um dia, plantamos em um copo de plástico. As raízes iam para baixo e as folhas iam para cima, mas ninguém realmente sabia nem porquê. Mas nós somos assim!

Peixinhos dourados, ratinhos brancos; e até mesmo a pequena semente do copo de plástico, tudo morre um dia. E nós também.

Tudo que você realmente precisa saber esta aí. Faça aos outros aquilo que você gostaria que fizessem para você...
Amor, higiene básica, ecologia e política contribuem para uma vida saudável.

Penso que tudo seria melhor se todos nós - o mundo inteiro - tomássemos café com leite todas as tardes e descansássemos um pouquinho abraçados a um travesseiro.
E ainda é verdade que, seja qual for a idade, - o melhor é darmos as mãos e ficarmos juntos!

Marlene disse...

Me lembrei do livro "O Caçador de Pipas" e de minha frase preferida nele:
"Por você, eu faria isso mil vezes"

Boa semana!
Bjs a todos

Márcia disse...

Nossa faz tempo que não recebia mail do Blog.

Bjoss a todos

Se possivel queria ver aqui o clipe do Crowded House - Don't dream it's over

Maria Chuteira disse...

Acho que deveria escrever um livro, também quero me engajar nessa proposta! Adorei o blog.

Fernanda disse...

oi adorei a historia da pipa e.... estou tentando fazer um blog, sou professora de literatura infantil entao tava procurando uma historia de pipa.

Faby Vilela disse...

Vivi uma infância maravilhosa, empinava pipa, jogava bolinha de gude e adorava andar de carrinho de rolemã...férias maravilhosas...dias fantásticos...a nossa festa foi demais...bjks

Ivan disse...

Vivi boa parte da minha infância soltando pipas, e cheguei até mesmo a vender pipas para arrecadar pequenas quantias e comprar os objetos do meu desejo infantil. O fato é o seguinte, e muito simples: quando um moleque ou moleca soltam pipas, estarão olhando para o céu! Ora bolas, e daí? E daí que olhar para o céu o coloca diante das paisagens mais belas e possíveis de serem avistadas em nosso planeta. Seja no dia ou na noite, o céu evoca emoções e promove sonhos. Uma criança merece sonhar, e o céu é o grande estímulo do sonho. A pipa presa a linha é o fio condutor dos sonhos do moleque que olha para o céu.

Malka disse...

PIPA NO AR

Tão linda e colorida.
Subiu rápido para o céu!
Dançava com o vento,
Nas piruetas mil!

A linha foi soltando,
Devagar e com firmeza
Não sabia eu,
O poder da natureza.

O vento que já era forte,
Chegou mais e mais.
A coitadinha embicou
E para o chão se mandou

No meio do caminho,
No galho foi ficar
Não houve quem a tirasse
Até o vento sossegou!

Será que foi medo,
Ou frio demais que tomou?
Ali presa no galho,
Ate hoje ficou...


(Marlene B. Cerviglieri)

AnônimoJunior disse...

Como se fossem pipas coloridas...
dou asas às lembranças...
Não esqueci os tempos dos meus ontens...
Ao ouvir os solfejos da maré: minha face se acriançola...
Recordar é dar vida ao silêncio... é viajar pelo pretérito...
Há pedaços de ontem na lembrança...
Me sinto livre como um vento sem pressa...
Descubro que o longe fica a uma curva além do quase perto...
Ainda bebo na garrafa da esperança...
(Elvandro Burity)

Elisha disse...

...As pipas coloridas que estão soltas no céu
São apenas enfeites que camuflam
A tristeza que está no olhar daqueles que não tem a quem amar
Que não tem um carinho durante a noite fria
Que não tem um soluço para secar...

(Arnoldo Pimentel Filho)

Larissa disse...

Adorava esse video, passava na Bandeirantes.
Adoro gatos

Leticia disse...

Também quero escolher um video.
-savage garden- I knew I loved you
-Savage Garden- I Want You
-savage garden- Truly madly deeply

Um desses video clipes

Cowboy disse...

Bom Dia
Fiquei ausente um bom tempo do Blog,mas estou de volta.
Abraços

DRYCKA disse...

Quando era pequena achava que pipas eram anjos brincando no céu,eu deitava no jardim de casa e ficava só olhando os anjos dançando, um dia minha mãe disse que não eram anjos. Eu não pude acreditar, como poderia ser?Era tão lindo.....tão perfeito....No começo pensei que minha mãe estava brincando, mais um dia, meu avô fez uma pipa bem grande pro meu irmão , e eu vi que não eram mais anjos, que eles não estavam dançando no céu, vi que quem fazia uma pipa era um anjo......fiquei dias pensando que meu avô era um anjo disfarçado.
Hoje quando vejo uma pipa no ar, ainda vem a lembrança de meu avô fazendo aquela maravilhosa pipa.

BJKS A TODOS

Marlene disse...

Estamos às voltas com diversos "anjos", muitas vezes, nem nos damos conta disso, passam despercebidos nem atentamos para seus "disfarces", estão camuflados, ás vezes, invisíveis, mas estão lá, zelando por nós, fazendo a gente feliz, com seus pequenos gestos.

Drycka, muito linda sua história, inspiradora.

Bjs

AnônimoJunior disse...

Meu Anjo foi embora, levou minhas asas e minha vontade de voar...
Peço que volte, mas ele diz Não!
...Onde foi que errei?
Em qual escolha falhei?

AnônimoJunior disse...

Me Abraça, Meu Anjo

Nos instantes de paz em meu coração,
quando estiver bem com a vida,
me abrace, meu anjo,
deixe que eu perceba, pela intuição,
que voce sempre está ao meu lado.

Nos momentos de aflição,
em que a dor de mim tomar conta,
me abrace, meu anjo,
para que eu não sinta solidão.

Na hora difícil da indecisão,
quando eu não souber para que lado ir,
me abrace, meu anjo, me dê sua mão,
ilumine o caminho certo para eu seguir.

Em cada segundo da minha vida,
fique sempre comigo.
Me abrace com carinho,
me faça sentir que nunca estou sozinho!

Marlene disse...

AnônimoJunior, você deu linha na "pipa" e seu Anjo ganhou os céus? Não se desespere,a linha continua em suas mãos, tem algo que os liga, não se esqueça. Um anjo nunca nega um pedido sincero e, talvez, ainda devolva suas asas, tente refazer o pedido e voarão, juntos.
Eu já disse a você que essa poesia é linda?

Abç

AnônimoJunior disse...

Já, já me disse que a poesia tocou seu coração.
Re-farei meu pedido, quem sabe ele me devolva as asas...

Marlene disse...

Sei ser tarde, mas desculpe a intromissão...

victor disse...

Pipas.....otima brinacadeira simples pratico e com muita diversão..apesar dos perigos prescritos...o mais importante na minha concepção a liberade e a imaginação cria asas e vai longe..quando os nosso pensamentos ligado ao bem estar nos proporciona muita alegria e paz...em nossos corações livrando nos de algo que possa estar nos encomodando..portanto pratiquem independente da idade e da classe socil,brinquem pulem e sejam felizes...um sorrisso no rosto emana o bem sempre....abços e bjssssss

AnônimoJunior disse...

Você está falando comigo outra vez?

Marlene disse...

Sim.

AnônimoJunior disse...

Se é comigo eu pergunto no que você se intrometeu? E você não ia não falar comigo por causa da sua intuição?

Marlene disse...

Intrometi na questão do anjo. Acho que gostaria de ter a sua coragem e pedir para o MEU anjo voltar...

AnônimoJunior disse...

Não é coragem que se precisa. É amor!

Marlene disse...

"É" coragem, acredite, para bancar as conseqüências disso, amor eu tenho para muitas vidas...

AnônimoJunior disse...

Você fala de seu amor hebreu? Você ama, mas não assume as consequências desse amor! Então que amor é esse?

Anônimo disse...

Houve um dia em que, também, podia dizer: Tenho um Anjo! Todo Meu! Só Meu!
E a cada noite que chega e parte, peço que volte, mas ele diz Não!
Também levou minhas asas, mas não o meu amor...
Talvez em outra vida... nos reencontremos.
Afinal o amor pode ser eterno...
Hoje, deixo minha vida transcender, deixando minha tristeza fluir calmamente e com isso faço a vontade de meu Anjo e não o faço sofrer.

Marlene disse...

Igual ao seu, faço a vontade de meu Anjo.
E-mail

AnônimoJunior disse...

Chateio você. Outras mil desculpas. Vou procurar ficar de boca fechada. Mas, você me provocou. E eu mau humorado dei corda. Deve ser ainda o álcool na fogueira...

Marlene disse...

Vc vive mau humorado. Relaxe menino! Não estou chateada. Provoquei o que? Estou boiando....

AnônimoJunior disse...

Você esqueceu que ficou brava porque julgou que eu havia invadido sua privacidade sei lá como? Você me deletou sem nem perguntar nada. Foi acusando. Isto tudo foi que me provocou.

Marlene disse...

Já passou, porque ainda fala sobre isso?
Expliquei isso no e-mail e vê se não ri, hein?!

AnônimoJunior disse...

Nossa, não ri não!

Marlene disse...

Ás vezes faço coisas e me arrependo depois.
Um amigo me chamou de precipitada, impulsiva, impetuosa e afobada, acho que ele tem muita razão...rsrsrs

AnônimoJunior disse...

Todos os "itens" necessários para as coisas saírem erradas!

Marlene disse...

É, as vezes, sai errado, mas na maioria das vezes consigo reverter, vivo correndo riscos...

AnônimoJunior disse...

O reverter não apaga o estrago.

Marlene disse...

Quando se ama alguém de verdade, é incrível como esses "pequenos" defeitos não fazem o menor sentido...mas mesmo sendo amada, não abuso, sei como é desagradável esse estrago "momentâneo".

AnônimoJunior disse...

A gente amando muito não consegue ver os defeitos, mas eles estão lá, só não fazem sentido como você fala. Mas, eles estão lá e causam um estrago não tão momentâneo assim.

Marlene disse...

É?
Claro que a gente consegue ver os defeitos, o amor não é tão cego como todos dizem, mas eles são suprimidos pelo querer bem. Afinal, somos todos humanos e falíveis e tentamos nos consertar e consertar os estragos feitos, para que eles se tornem, mesmo, momentâneos.

AnônimoJunior disse...

Ok, o amor não é tão cego assim, só míope!

Marlene disse...

Isso! O amor é míope! É só encarar a pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos. O amor só acontece quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser e nos diga, amorosamente, o quanto estamos pisando na bola.

AnônimoJunior disse...

É acho que não soube nem sei amar. Sou míope comigo mesmo!

Marlene disse...

Não entendi...

AnônimoJunior disse...

Qdo a gte ama abre concessões... Acho q ñ agi assim....

Marlene disse...

Na verdade, a gente só aprende a amar, amando. A relação que envolve igualdade, parceria, troca e aceitação mútua, é a relação perfeita, como somos meio (ou muito) egoístas ainda, estamos longe de alcançá-la.

AnônimoJunior disse...

Devia ter-me casado! Aberto esta concessão e deixar as coisas acontecerem...

Marlene disse...

A gente tem mania de controle. Se as coisas não acontecem da maneira que queremos viramos bicho. Esquecemos que as coisas NÃO saem do controle, tem uma MÃO MAIOR regendo tudo isso. Elas acontecem pq "tem" que acontecer, a vida é sábia. Mas não deixamos, né?
Ainda dá tempo, não dá? Deixe fluir...deixe as coisas acontecerem...