sexta-feira, 16 de julho de 2010

ESPÍRITO EM CENA - O TEXTO É UM DESAFIO!

Neste domingo que passou fizemos mais uma leitura do nosso novo texto! Algumas personagens foram definidas para que os atores comecem a trabalhar com elas. Outras ainda precisaremos de mais leituras para um acerto no tom, perfil, maneira...
Como disse nossa peça é uma homenagem aos pioneiros da televisão brasileira, nossa intenção não é copiar ou imitar essas personalidades, primeiro que montamos um texto como uma peça mesmo e inserimos no conteúdo várias passagens de programas da Tupi, os mais relevantes, muitas coisas ficaram de fora, caso contrário nossa peça teria mais de três horas, assim fizemos uma seleção do que é prioritário, e a dramaturgia era o mais importante dentro da Tupi. E foi por aí que construímos o texto. E assim surgiram várias personagens que homenageiam os atores, diretores, e demais personalidades que participaram desta aventura.
Ao total pela minha última contagem estamos com 93 personagens dentro de uma peça com 18 cenas, os atores terão que se desdobrar para poderem fazer uma, duas, três, e mais personagens cada um. Será um ótimo exercício que exigirá muito de todos nós. E exige desde já na leitura!
Mesmo que estejamos fazendo uma leitura em branco onde não interpretamos é necessário que pelo menos a clareza, o tom de voz, o ritmo do ator esteja presente para que todos nós e principalmente o diretor que sou eu e mais a diretora que é a Maria Creuza também possamos pensar e ver o que é melhor para cada um, apesar de que leitura ainda não é o fator decisivo final.
Durante os ensaios poderão ocorrer algumas mudanças, de repente alguma personagem acaba não sendo perfeita para tal ator e aí precisaremos trocar. Isso é normal.
O que reparamos é como todos nós estamos mal na leitura e dicção, precisamos melhorar muito esse delicado instrumento porque na verdade ele é um dos principais dentro do teatro, a voz, a clareza ao dizer as palavras, o público precisa entender o que o ator expressa pela sua boca em alto e bom tom. Teremos muito trabalho pela frente em questão de voz, dicção, palavras, textos, vamos puxar muito isso tudo.
O importante é que algumas personagens ficam claras para alguns atores e outros nem tanto, e são 93 para 16 atores, a seleção não é fácil, contudo chegaremos lá, é dedicação de todos nós. E não podemos simplesmente dividir 93 por 16, alguns ficarão com mais peso e responsabilidade ao ter que interpretar mais personagens, mas isso não invalida quem fizer menos, pois, às vezes aquele que diz uma ou duas frases em cena marca mais que um ator que fica a peça toda no palco, ser o protagonista, ter mais falas ou menos isso não importa, mas como o ator interpretará, como ele trabalhará sua personagem é o que marca, há casos que personagens não dizem nada, entretanto só pelos seus gestos, expressão do corpo e facial, ninguém se esquece da interpretação.
Neste domingo vamos fazer mais uma leitura! Mais dedicação, mais estudo, mais concentração para que possamos conhecer melhor cada personagem que faz parte de “Nós Somos Encantados”, uma grande magia dentro do teatro e ainda só estamos no embrião da montagem, nem sei como vai ficar porque sempre é uma surpresa, traçamos um caminho e muitos outros surgem ao andar de todo processo.
Atores avante com a leitura! Clara, ritmo e vivacidade!


Oi Pedro pode sim mandar textos para nós, assim quem mais desejar o e-mail:teatromonteirolobato@globo.com

Som e Fúria!!!

Álbum Alma Espírito!

Todos com o texto na mão!!! Olham, leem, mas será que entendem??? Espero que sim... Elenco é um conjunto de variados sentimentos e emoções... Vem muito por aí...

"Vídeo Arte" - Savage Garden - "I Want You" - Eu quero Você - Quem nós queremos??? Nossos impulsos, nossos desejos pedem alguém... Mas esse alguém é o ideal??? Quem é ideal???

"Vídeo Arte" - Savage Garden - "Truly, Madly, Deply" - Verdadeiramente, Loucamente, Profundamente - Por quem sentimos isso tudo?? Existe esse alguém??? Onde? Há alguém que sente isso por nós??? Esses dois pedidos são da Letícia!!! Aguardem os próximos!

14 comentários:

Marlene disse...

Eu gostei destes vídeos, não os conhecia, mas gostei do título das músicas. "I Want You.Truly, Madly, Deply"...

É verdade quando diz que traçamos um caminho e surgem variáveis durante este percurso que interferem no resultado final. Acredito que o que enriquece é o percurso para chegar neste objetivo.
É importantíssimo o planejamento, sem ele não haveria processo algum, mas o resultado a que se chega, é demasiado melhor, pois acredito que é o que tem que ser, nem melhor e nem pior tendo em vista o projeto inicial, mas o que tem de ser.

Os anjos dizem amém a "Nós Somos Encantados". 93 para 16? Boa sorte time!

Bjs a todos!

Marlene disse...

Lembro que quando fizemos " A Era do Rádio" era também essa loucura e deu tudo certo, fora a diversão, impagagável...tudo dará certo, tenho certeza.

Bjs!

Anônimo disse...

Adoro essa música, gostei do vídeo. Quanto ao nosso novo trabalho, é um trabalho grande, mas com um texto bem divertido. Teremos que ter muita responsabilidade com tudo que nos envolve: texto, cenário, sonoplastia etc. Mas no final dará tudo certo.
Um super final de semana à todos com friozinho rsss....
Beijos!

Jeferson disse...

O dificil é sair de um personagem e entrar em outro é tudo rápido, rsss
Se não os personagens paraecem os mesmos

AnônimoJunior disse...

Oh can't you see it baby?
You don't have to close your eyes 'cos it's standing right before you.
I'm the kind of person who endorses a deep commitment.

DRYCKA disse...

Acho que cada ator se identifica com um personagem ou outro,o mais dificil é a mudança de personalidade, de humor, de ambiente....
Mais essa familia é muito grande e muito unida, com a força de todos essa peça vai ser um ESTOURO.
Espero que levemos alegria, loucura,duvidas,e o principal que queiram voltar para assistir novamente.
Afinal " SOMOS TODOS ENCANTADOS"

BJKS para todos

Marlene disse...

Truly, Madly, Deeply é mesmo muito bonita, de arrasar corações saudosos.

Jeferson, vc é muito criativo, não terá problemas com isso, não se preocupe, de qualquer forma, sempre terá a super Mara para socorrer.. hehehehehe

Um fim de semana de muito caldo quente a todos!

Meu Papagaio disse...

Olá, preciso saber a cidade e o estado de origem do seu blog, para inclui-lo no Blogatlas! Urgente!

luciana disse...

Esse novo trabalho é mais um desafio para nós os atores, pois como já disse alguns dos meus colegas acima, vamos ter que ter muita concentração, pois entramos e sairemos em vários personagens em questão de segundos, mas vai ser bom e no fim realizaremos um ótimo trabalho com a ajuda de nossos mentores espirituais.
um ótimo fim de semana a todos .
beijos no coração de cada um.

Andreia disse...

A vida tem coincidências incríveis. Hoje pela manhã estava escutando essa música e pensando no quanto me identificava com a letra. Chego aqui e encontro a música de novo.. =)
Adoro essa música.

Beijos.

Mariliza disse...

Oh música linda!!! O amor simplesmente simples.

Beijos

Mariliza

Andreia disse...

Quero ver o video do Air Supply goodbye

Mário José Cutolo disse...

Olá meu papagaio somos de São Paulo capital! Abraços, obrigado!

victor disse...

Familia Teatro...