sexta-feira, 23 de julho de 2010

ESPÍRITO EM CENA - LÍNGUAS EM AÇÃO!

Falar e ler pontos importantes para um ator trabalhar dentro de seu espírito. E dá-lhe exercício! Comecei aplicando um aquecimento como sempre com eles andando pelo espaço. Em seguida dei jogo da estátua individual para que pudessem ficar parados e eu analisar o quadro. Depois contei os tempos de 1 a 8 e eles precisavam mudar a cada tempo o movimento da estátua até formar um definitivo. As imagens foram muito engraçadas e as mudanças do tempo melhor ainda, um pouco mais de concentração seria o ideal para todos.
Então fomos para o exercício de dicção. Na primeira etapa fizemos exercícios com a língua dentro da boca, colocamo-la para fora fazendo barulho, e repetimos as vogais várias vezes para trabalhar o maxilar, primeiro com todos e depois individualmente. Na segunda etapa fiz com que todos lessem um trecho do texto em ritmos diferentes: um político demagogo, um sermão do padre, individualmente cada ator leu nesses ritmos, alguns foram bem outros passaram longe. Normal. Na terceira etapa eu e Maria Cruza aplicamos o exercício da caneta que consiste em colocar uma caneta ou lápis debaixo da língua e ler em voz alta o mesmo trecho dez vezes e depois ler sem a caneta. A melhora foi significativa. A caneta machuca um pouco, babamos, a língua quase “quebra”, mas vale a pena o exercício para colocar nossa voz e dicção em ordem. Vem mais por aí!
E voltamos a leitura do nosso novo texto “Nós Somos Encantados” cada um com uma personagem fixa ou não. Desta vez pedi que todos quando lessem ficassem em pé e andassem enquanto falavam e parassem ao final da frase, assim por diante. Aqueles que já têm personagens fixos foram ganhando força e alguns detalhes das personagens começaram a aparecer. Começamos pelo final do texto onde havíamos parado na última semana e recomeçamos o texto e conseguimos chegar até a cena 10. Um bom trabalho.
Pedi para que todos lessem o texto novamente em casa porque vamos retomar os exercícios de dicção e leitura. Ator precisa estudar não tem jeito como escrevi aqui da outra vez o texto é um dos seus mais importantes instrumentos e ele precisa tomar cuidado e conta dele assim como saber o seu conteúdo, entender, saber o porquê de cada cena.
Todo exercício deve ser repetido diversas vezes para que possamos ter noção das nossas dificuldades e superá-las e somente com muitos exercícios conseguimos atingir nossos objetivos. Eles vão cansar com o exercício da caneta e outros que irei aplicar, entretanto são de suma importância todos os exercícios. E teatro é repetição não tem jeito, é repetir, repetir, refazer, refazer, até que percebamos que chegamos onde queríamos, o esforço é grande, mas vale a recompensa de ver a peça no palco, tudo se movimentando, a vida em plena ação e as personagens tomando conta dos atores cuja própria personalidade some em cena para dar lugar a outra com sua história, sua vida, seus conflitos, dilemas, manias em busca de uma solução.
Na tarde ainda do domingo eu e a Maria Creuza sentamos para decidir sobre as 93 personagens e 15 atores, houve algumas mudanças, dois atores não vem faz três domingos assim não pudemos contar com eles para distribuir as personagens, afinal ator tem que estar disciplinado com sua presença e participação principalmente quando começamos um trabalho novo e ao mesmo tempo uma nova atriz entrou. Bem não foi tarefa fácil, mas chegamos a um consenso e mesmo assim três personagens ficaram pendentes. Vamos resolver na próxima leitura.
No dia 12 de agosto faremos uma apresentação da peça “As Notas” em um centro espírita no Sacomã! E no próximo domingo iremos retomar nossos ensaios com essa peça. Vamos entrar em outra energia, sair um pouco da comédia que é o texto de “Nós Somos Encantados” apesar de haver dramas também, mas penso que essa homenagem a Tupi puxa mais para a comédia leve e gostosa, e vamos cair no drama total da família Vasques onde o suicídio é o detonador de todo um dilema entre as personagens. Contudo teremos antes exercícios de leitura e dicção para todos!
Ser ator é isso estar em um movimento e trocar para outro, voltar, saber distinguir e fazer suas personagens, uma hora comédia, outro drama, estar em uma história e voltar para outra, separar as personalidades e distinguir bem cada vida que representará no palco. Um desafio atrás do outro. E “Nós Somos Encantados” pedirá essas trocas, muitas personalidades a serem trabalhadas. A loucura está pronta!

Muitas vidas em uma só!

Álbum Alma Espírito!

A leitura despertou todos para uma vontade enorme de ler!!! Vejam só! Com o que ou quem a Patrícia estava a sonhar??? Com o texto? Sua personagem??? Hum...


"Vídeo Arte" - Angela Ro Ro - "Escândalo" - Fazemos escândalo? Onde? Quando? Como? Com quem? O escândalo existe, mas ai daquele que o provoca... Nossa vida é um escândalo? Pedido de Bruno!


"Vídeo Arte" - Whitesnake - "Is This Love" Isto é amor- O que é amor? Como é? Da onde vem? O que podemos chamar de amor? Pedido de Pedro! Vamos postar os vídeos na ordem que foram pedidos, aguardem! Obrigado galera!

31 comentários:

Anônimo disse...

Vocês podem não acreditar, mas eu estava sim prestando atenção na leitura do texto, aguardando a minha vez rsss... Juro, juro, juro.
Beijos enormes e super finald e semana à todos!

Luciana disse...

Concordo com a Paty, também estava concentrada, pode não parecer, mas estava.
Bom fim de semana a todos.
bjs

Anônimo disse...

And I'll be there forever and a day always
If you told me to cry for you I could
If you told me to die for you I would
Take a look at my face
There's no price I won't pay
To say these words to you
And I will love you baby always
And I'll be there forever and a day always
I'll be there till the stars don't shine
Till the heavens burst and the words don't rhyme
And I know when I die you'll be on my mind
And I'll love you always

Carlos disse...

A medida do amor é amar sem medida

Viviane disse...

Nossa adoro essa música.

José Luiz disse...

q gataaaaaaaaaaaaaaaa

Mauro disse...

Boa Noite

Faço parte do orkut da Cia e adorei o Blog, um Ótimo trabalho.
Parabéns galera

Fernanda disse...

O que é o amor? Amor é quando uma pessoa conhece todos seus segredos... seu mais profundo, escuro, e terrível segredo que ninguém mais no mundo conhece... e ainda no fim, aquela pessoa não pensa menos de você; até mesmo se o resto do mundo o faz

Marcelo disse...

ISSO É VIDA??? - Às vezes magoamos sem querer, um coração que nunca imaginamos possuir.Aquele coração que não era suposto existir.Por vezes dá vontade de ser vulgar.Ás vezes preferimos ser desejados somente, do que amados sem quer. Desejo perdesse no tempo. O amor recordasse vezes e vezes ao longo da vida, sem que pretenda ser lembrado. Custa não corresponder a expectativas.Custa ouvir e ver sofrimento por nós causado. Custa não saber o que fazer para evita-lo.Custa dizer: Esquece-me!Quando imagino o aperto do coração…Custa porque não fiz nada para o possuir. Mas o caminho é desistir. Desistir de pensar, de olhar, de falar?!Dirigirmo-nos a um atalho para um sofrimento. Saltar pelos muros sem lhes tocar.Dizer Adeus sem Falar. Fechar os Olhos para não ver. Arrumas-me numa prateleira, sem me recordares uma vida inteira. Passar, sorrir, e perguntar se está tudo bem.Seguir, lembrar. Sem voltar atrás, sem recuar. Abandonar-me num espaço qualquer. Vais ver como é fácil… Esquecer.

Gugu disse...

Tenho 17 anos e eu tenho que mencionar que a maioria das pessoas da minha geração não tem gosto de música, ouvem pop, rap, hip hop ........
Eu não entendo por que ouvir Lady Gaga e Justin Bieber, quando ainda há Whiresnakes, Deep Purple, Led Zeppelin, ACDC, Pink Floyd e outras bandas de rock
isto é música

Amanda disse...

A vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável.

Marlene disse...

"Quando a gente ama,
Simplesmente ama
É impossível explicar..." (Oswaldo Montenegro)

And I'll be there forever and a day always
I'll be there till the stars don't shine
Till the heavens burst and the words don't rhyme
And I know when I die you'll be on my mind
And I'll love you always

Não tenho muitas explicações para o amor. Sentí-lo, para mim, é o mais importante.
Fim de semana com muito amor a todos.

Bjs

Andreia disse...

O amor é a ocasião única de amadurecer, de tomar forma, de nos tornarmos um mundo para o ser amado. É uma alta exigência, uma ambição sem limites, que faz daquele que ama um eleito solicitado pelos mais vastos horizontes

Jacqueline disse...

Amo amar...
Amor é fogo que arde sem se ver
Luis Vaz de Camões

Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Sem coments....besos

Jacqueline disse...

Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?
Fernando Pessoa

A medida do amor é amar sem medida.
Victor Hugo

Pedro disse...

Falar obscuramente, qualquer um sabe; com clareza, raríssimos.

Bruno Cavalcanti disse...

"Amar é sofrer, eu ouço dizer mas vou duvidar. Querendo ou não o meu coração já quer se entregar. Não falta lembrança, aviso, cobrança, você vai por mim. Mas feito criança, lá vou na esperança, eu sou mesmo assim. Quem sabe até meu destino, amor sem espinhos. Sou mel da sua boca, calor dos abraços e tantos beijinhos. Se o sonho acabou, não sei meu amor, nem quero saber, mas noite passada sonhando acordado dormi com você"

(João Donato/ Abel Silva)

Como a Amanda disse: viver é simples.

E é mesmo, nós que complicamos tudo!

E, por falar em complicação, senhores, vão assistir GYPSY e se encantar com as complicações da maravilhosa Mamma Rose, interpretada pela não menos maravilhosa Totia Meireles. Tive o prazer d eir na pré-estreia dia 20 e na estreia dia 22 e, espero, consiga ir dia 25. Em cartaz no Teatro Alfa, atrás do Hotel Transamérica. VALE MUITO À PENA!

Marlene disse...

"Sabes que estás a cavar problemas"...sinistro...
Acordei com esses dizeres na cabeça...
Mas como o assunto é amor, será que amar é um problema?

Concordo com vocês, Bruno e Amanda, NÓS é que complicamos tudo. Falando em música, Bruno, lembrei-me de uma composição de Arlindo Cruz/Maurição/Fred Camacho, quem canta é Maria Rita, "O que é o Amor":

Se perguntar o que é o amor pra mim
Não sei responder
Não sei explicar
Mas sei que o amor nasceu dentro de mim
Me fez renascer
Me fez despertar
Me disseram uma vez
Que o danado do amor
Pode ser fatal
Dor sem ter remédio pra curar
Me disseram também
Que o amor faz bem
E que vence o mal
E até hoje ninguém conseguiu definir
O que é o amor
Quando a gente ama, brilha mais que o sol
É muita luz
É emoção
O amor
Quando a gente ama, é um clarão do luar
Que vem abençoar
O nosso amor
É isso...

Bom sábado!

Azrael disse...

Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já...

Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida...

Saudade é sentir que existe o que não existe mais...

Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam...

"Pablo Neruda"

ESTOU MORTO DE SAUDADE! Minha vida parou em você! Você roubou meu coração ETERNAMENTE, mas não desenterre o passado, ele só a fará sofrer... mais e mais!

Estou a mares de distância. Nas forças de Paz. Fisicamente aqui, mas minha'lma sempre está com você!
Aconteça o que acontecer... sempre em meu coração!
NUNCA DEIXEI DE AMAR VOCÊ!

Jacqueline disse...

Tudo que move é sagrado
E remove as montanhas
Com todo cuidado, meu amor
Enquanto a chama arder
Todo dia te ver passar

Tudo, viver a teu lado
Com o arco da promessa
No azul pintado pra durar
Abelha fazendo o mel
Vale o tempo que não voou
A estrela caiu do céu
O pedido que se pensou
O destino que se cumpriu
De sentir seu calor e ser todo
Todo dia é de viver
Para ser o que for e ser tudo

Sim, todo amor é sagrado
E o fruto do trabalho
É mais que sagrado, meu amor
A massa que faz o pão
Vale a luza do teu suor

Lembra que o sol é sagrado
E alimenta de ouro horizontes
O tempo acordado de viver
No inverno te proteger
No verão sair pra pescar
No outono te conhecer
Primavera poder gostar
No estio me derreter
Pra na chuva dançar e andar junto
O destino que se cumpriu
De sentir teu calor e ser tudo
Sim, todo amor é sagrado, sim.

Bom final de semana.
Besos

Jacqueline disse...

AMOR DE INDIO

LETRA E MUSICA = MILTON NASCIMENTO

Unknown disse...

"Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação" Madre Teresa de Calcutá

"Aquele a quem Deus ajuda" disse...

Sabes que não fico remoendo coisas...Queria saber exatamente isso. Nada mudou, continuas com as mesmas resoluções, precisava saber, precisava tentar... Agora entendo "a voz" de alerta.

ESTOU MORTA DE SAUDADE! Minha vida parou em você! Você roubou meu coração ETERNAMENTE...
Estou fazendo "FORÇA" para ficar em Paz"...

Fisicamente aqui, mas minha'lma está com você!
Aconteça o que acontecer... sempre em meu coração!
AMO VOCÊ!

Azrael disse...

Saudade é o INFERNO dos que perderam,
é a DOR dos que ficaram para trás,
é o gosto de MORTE na boca dos que continuam...

D'us peço força para não cometer uma loucura! Por momentos creio que você pudesse vir a compreender...

AMO VOCÊ!
PARA SEMPRE!
NUNCA DUVIDE! NUNCA!

"Aquele a quem Deus ajuda" disse...

Que espécie de loucura?
Eu tento sabia? Tento compreender...
Envie-me um email.

Amo você!

Valeria disse...

Quem é vc Azrael?

Marlene disse...

Azrael "Is This Love"?
Por isso que acho que eu, você e todos os outros(inclusive os poetas), não chegam a uma conclusão acerca do amor e suas nuances, não conseguem chegar a um consenso de como devem vivenciá-lo, vivê-lo, sentí-lo, é perda de tempo tentar definí-lo, pois que ele tem várias faces...às vezes, incompatível...

Seja feliz Azrael! pois toda forma de amor vale a pena.

Falando ainda sobre o amor (o assunto é inesgotável...), Festival na praça da Liberdade celebra lenda de amor japonesa.

Lenda do Tanabata.
"Lenda da festa das estrelas"

Uma antiga lenda, criada há quatro mil anos na China e inspirada nas estrelas Vega e Altair, conta a estória de uma certa princesa Orihime e seu amado Kengyu, assim conhecidos pelos japoneses.
Orihime, a filha do Senhor Celestial, gostava de tecer e passava o tempo diante de sua máquina de tecer. O Senhor Celestial preocupado, pensava em casá-la com o pastor Kengyu, que se encontrava no outro extremo da Via Láctea.
Após o seu casamento, os dois amantes ficaram inseparáveis e conduzidos por sua paixão, esqueceram de suas obrigações.
Por causa de sua imprudência, o casal foi transformado em estrela e separados pela Via Láctea.
Comovido com a tristeza do casal, o Senhor Celestial permite um único encontro anual entre os amantes, no dia 7 de julho, o Tanabata.
No dia do Tanabata é costume escrever os pedidos em papéis coloridos (tanzaku), que são amarrados nos ramos de bambu (sassa dake), colocados junto aos enfeites que embelezam o festival.
A lenda diz que todos os desejos são atendidos no momento mágico do encontro entre Orihime e Kengyu.

Festival das Estrelas, hoje 25/07, vale a pena dar uma passada por lá e, quem sabe, escrever alguns bilhetinhos....

Bom domingo a todos!

Azrael disse...

Boa tarde, Marlene!
Obrigado!
Se estivesse no Brasil seguiria sua sugestão e escreveria um pedido em um tanzaku, mas não sei se daria certo... minha amada, mais uma vez está "brava" e, óbvio, com muita razão, mas eu a amo de uma forma estranha e egoísta. Sabe, ela me disse: adeus Azrael, não conviverei mais com sua indecisão... Ela estava certa, mas, ao que me cabe... já se fazia tarde, pois roubara meu coração...
Se voltar a escrever no email... será nova "queda"...
Você já não sofreu demais com minha irresponsabilidade?
Meu amor sempre será seu! Unicamente seu!
AMO VOCÊ... "aquele a quem D'us ajuda"
(mesmo tal, sendo incompreensível.)

Luciana disse...

Amor, como podemos definir o amor?
Amor de pais e filhos, amor de irmãos, amor de amigos, amor entre homem e mulher.
Amor, doe, nos deixa com uma dor no coração, mas vale a pena sentir, pois se nunca passarmos por esta experiência não podemos dizer que amamos.
Amar a pessoa errada,pois sempre dizemos que amamos a pessoa errada quando não dá certo.
Viver um grande amor.
Amor verdadeiro vem do fundo do coração, é ouvir o coração se acelerar quando encontramos a pessoa que amamos.
Todos nós sonhamos em viver um grande amor, quem viveu sabe o que é, mas quem nunca viveu aguarda o momento de sentir este sentimento avassalador.
Amo a vida, amo meus pais e irmãos, amo meus amigos.
Tenham todos um ótimo fim de domingo e um início de semana maravilhos.
bjs. no coração de todos.

"Aquele a quem Deus ajuda" disse...

Golpe baixo...

O meu também...

AMO VOCÊ!

Jacqueline disse...

Reflitamos no Eterno Amigo que passou na Terra, compreendendo e servindo,
sem descrer do amor, embora sozinho nos supremos testemunhos da própria fé.
Ampara, alivia, ilumina e socorre sempre.
Todo auxílio na obra do bem é uma prece silenciosa. E, toda vez
que auxilias, o anjo da caridade está perto, orando também por ti.

(Obra: Passos da Vida - Chico Xavier/Meimei)

BUENOS DIAS, A TODOS !!!!