segunda-feira, 25 de maio de 2009

CRÔNICA DA ALMA - QUANDO FALAMOS...

Nós falamos muito. As palavras saem de nossas bocas muito rápidas, em alguns momentos nem passam pelo cérebro, são cuspidas feito balas de uma metralhadora que às vezes doem mais que uma bala real.
Sabemos usar as palavras quando temos interesse, quando queremos algo de alguém, conquistar pessoas, prestígio, aí somos ótimos articuladores! Mas pensando aqui com meus neurônios, há palavras que falamos sentindo o que elas querem transmitir? Sentimos a força das palavras, do que sai do nosso coração? Porque é o que sai do coração que machuca e mata o outro. O que esconde no teu coração?
Quando falamos obrigado é por gentileza, obrigação, espontaneamente, educação, ou é automático? Escolhemos para quem falar?
Quando falamos eu gosto de você é por interesse, por bajulação, verdadeiro?
Quando falamos eu te amo é porque sentimos realmente isso pela outra pessoa, é apenas para conquistar, fazer média, impressionar, real?
Poderia enumerar várias expressões, palavras que usamos constantemente sem pensar muito em seus significados principalmente para o outro, o que sai da nossa boca, para nós pode não ter importância nenhuma, mas para o outro toma proporções dimensionais!
Tomemos cuidado daquilo que sai de nossas bocas e corações, podemos estar magoando profundamente alguém muito querido em nossas vidas. Fiquemos vigilantes em nossas línguas ferinas, armas perigosas que podem matar sentimentos mais que uma guerra.
Ah palavras! Cada uma tem um sentido dependendo da maneira que a dissermos, não podemos cuspi-las como não representassem nada, elas têm um peso muito maior do que imaginamos.
Vamos ouvir mais o que falamos, vamos ouvir mais nossa voz, sentir se ela transmite sinceridade, é o que sentimos em nosso coração, vamos conhecer as palavras que escorregam de nossas línguas, o som que emitimos ao falar, fechar os olhos e ao falarmos sentir que sensações são provocadas em nosso ser. Conhecer nossa voz, nossas palavras, nosso dizer, nossa língua, nossa fala...
Quando falamos...
Sentimos...
Bate no coração...
Nos faz feliz...
Nos mágoa...
Preste atenção...
Na tua palavra...
No teu dizer...
Na tua sensação...
Preste atenção...

No teatro a palavra é essencialmente um instrumento maior do ator. É por ela que ele passa todas as sensações da personagem, em algumas cenas não há palavras, mas o que sente o que fala sua personagem por dentro lhe dá todos os sentimentos necessários para interpretar com mais convicção, mais verdade. A palavra no palco precisa ser bem dita, clara, seu significado é importante para a ação. As palavras bem interpretadas pelo ator fazem a essência da personagem e emociona o público, faz rir, pensar, às vezes assusta choca, mas precisam ser ditas pelo ator que é a personagem. Palavras e teatro praticamente se casam em ação, emoção, risadas!!! Ator e palavra precisam entrar em acordo, em sintonia, um descobrir o outro e virarem um só no palco.

“Rascunhos” está chegando no ponto, aguardem mais notícias, mais informações. Dia 13 de junho estréia a peça 4 em 1!!! Cartomante, espíritos desencarnados, uma rádio no ar, uma empregada que dá um nó em seu patrão!! E muito mais. Junho em sua vida!

Galera mande seus textos que serão analisados para publicarmos as quintas, enviem suas fotos e peçam suas músicas. O espaço é nosso, vamos sacudir o pedaço!

Galera. Preste Atenção!



Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!

Olha a concentração do elenco que não está em cena! O que será que está na mente deles???
Cena de "A Alma da Cartomante" Gioconda (Maria Creuza) e Lúcia (Patrícia), uma consulta do outro mundo!
O diretor só de olho no que acontece no palco garagem!!! Para onde vamos? O espetáculo fica em pé ou cai de quatro???

Consulta demorada! Roberto (Júnior) de olho nas outras e deixa sua mulher na mão! Safado!!!! Lúcia pobre inocente! "A Alma da Cartomante" dia 13 em "Rascunhos"!!!



"Vídeo Arte" - Zizi Possi - "Noite" - Muito pode acontecer durante a noite!!! Pedido de Madonna! Década de 80 no ar!


11 comentários:

Madonna disse...

Eu adoro falar

Digo disse...

Falar sem pensar é atirar sem alvejar

Claudia disse...

Falar sem se empenhar é nada

Cowboy disse...

Os mais arrojados em falar são ordinariamente os menos profundos em saber."

Cleo disse...

Falar obscuramente, qualquer um sabe; com clareza, raríssimos

Mari disse...

É extremamente difícil falar muito sem dizer algo a mais

Fernanda disse...

Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras

Micael disse...

Falar muito sobre si próprio pode também ser um meio de se ocultar

Fia disse...

Tem idéia de quanto mal nos fazemos por essa maldita necessidade de falar

Eduardo disse...

Pensar antes de falar é o lema do crítico. Falar antes de pensar é o lema do criador

REBELDE disse...

Palavras que saem de minha boca, vão para onde?
Falo o que dá na veneta! Momentos que eu até pondero, outros que chuto o cachorro, palavras macias ou duras, tenho todas em minha boca!
O vocabulário é meu, faço dele o que bem entender, quem não gostar tape os ouvidos ou então ouça a verdade!!!
Quando falo sou uma rosa, uma arma sem alvo, uma dinamite, uma pena, uma nuvem, sou o que a palavra é, a palavra é o que eu sou!
Palavras destrambelhadas!!!
Sou anarquista no verbo!