quarta-feira, 20 de maio de 2009

PALAVRAS DO ATOR - HORIZONTES MIL!!!

Lapa e Leblon – Como é bom, como é bom!

Quando vou ao Rio de Janeiro há dois lugares que eu adoro visitar sempre, sempre! São: a Lapa e o Leblon!
A Lapa é uma das minhas favoritas, devido à jovialidade que ela transmite, ela tem um ar tão jovem, parece sempre ser um “ritual” entrar na Lapa... Você é transmitido diretamente para os anos 80 e início de 90! Quando a Fundição Progresso lotava só para ver shows de música progressista, quando o Circo Voador (que eu chamo muito carinhosamente de Circuito Voador – saibam, quando entrarem lá entenderão o que eu digo) deixou de ser uma lona nas areias de Ipanema e se instalou como a casa de shows que é hoje! A Lapa é o berço do samba, da música progressista, dos protestos estudantis, dos encontros do público mais “cool” carioca... É uma paixão que tenho!
Já o Leblon, ai o Leblon! Quem chega lá pensa estar entrando num bairro nobre (sim, é!) do Rio, mas se depara com as drogas, os drogados, as mulheres seminuas que não saem pela manhã para a praia, mas sim à noite. Encontramos totalmente um espelho as inversas do que imaginamos ser o Leblon... Encontramos um falso Leblon! Diferente do que idealizamos ou sonhamos que seja o que não é! Mas eu tenho paixão! Paixão por estes dois bairros, paixão pelo Rio de Janeiro! O Rio de Janeiro continua lindo, sou testemunha ocular! Por mais favelas que existam, tráfico, etc. e tal, venhamos e convenhamos que notícia boa não dá ibope! Tantas coisas ruins acontecem no Rio, mas tantas coisas tão boas também acontecem! Venho aqui em defesa do Rio, defesa do Leblon, da Lapa, Copacabana, Ipanema, Gávea, Lagoa Rodrigo de Freitas (que eu amo de paixão)... Cariocas são bonitos, são bacanas... E o Rio também!
Aliás, eu fiz duas letras, uma chamada “Lapa” e outra “Falso Leblon”, ambas inspiradas em duas letras do Caetano (nos títulos na realidade) e, ainda mais, inspiradas nestes dois bairros. Esta semana ainda irei registrá-las e, tão logo tenha feito, estarão postadas no meu blog.
.E para ilustrar essa beleza tão carioca, escolhi um vídeo para figurar no “Vídeo-Arte” chamado “Valsa de uma Cidade”. Quem canta é a Rita Lee e é uma cena do DVD “Biograffiti” que registra vários momentos da carreira da Rita. O show captado foi o realizado na Praia de Copacabana no início de 2006 ou 2007.
(Bruno Cavalcanti)

Nosso país tem muitas cidades lindas, das quais praticamente não conhecemos quase nada. Quantas maravilhas precisam ser descobertas? Pessoas? Ruas? Bairros interessantes? Cada cidade tem sua característica, sua personalidade impressa pelos seus habitantes, os moradores que fazem a cidade ser o que ela é, cada esquina, cada beco tem a alma do povo que mora no local.
Há milhares de horizontes a ser explorados por esse Brasil a fora. Natureza que não acaba mais, mares, serras, lagos, animais, e claro pessoas, de todos os tipos, jeitos, e que vivem no mesmo país que nós. Temos um mundo a conhecer aqui em nosso próprio quintal! Sem falar dos outros recantos do mundo, outras ruas, outras esquinas, outras pessoas, temos o universo para conquistar ao nosso lado.
Nosso mundo na verdade é pequeno, tudo se encontra na próxima esquina da vida!!!

No teatro podemos viajar sem custos, podemos ir para qualquer parte da Terra ou mesmo fora dela, toda viagem é possível, o infinito é nosso no palco. A cultura de outros povos de outros países e cidades entram no ator, ele acaba por estudar onde a sua personagem mora, os hábitos do local, conforme é pedido no texto o ator precisa se aprofundar de sua caracterização. Teatro também é geografia.
“Rascunhos” A peça 4 em 1 estréia dia 13 de junho! “Pobre Alma, Rica Alma” uma empregada e um patrão, “Rádio Boa Alma” um programa de ajuda para você, “Quatro Almas” qual a verdade se esconde em seu espírito? “A Alma da Cartomante” um amor melado, uma bola de cristal e muita loucura! Em junho aguardem mais notícias!!!

Valeu galera pelos comentários, pela força, estamos com dois textos para nossa coluna de quinta, o pessoal está colaborando, podem mandar mais textos, vamos analisar e postar. Mandem fotos também e peçam música, galera o espaço é livre, vamos chacoalhar esse blog!
teatromonteirolobato@globo.com

Galera a alma viaja infinitamente!!!

Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!

A morte chegou??? Vai levar quem primeiro? Ou todos estão mortos??? Nas trevas!

Achou.... Confronto em "Quatro Almas" a verdade ou a mentira? Tudo é possível!
O diretor busca o texto para saber o que ocorre no palco garagem. Patrícia atenta no que não deve fazer... Qual é a peça agora???? "Rascunhos" dia 13 de junho!
Hum tem alguém de olho em nós!!! Sapo da Patrícia! Se alguém beijá-lo no que ele se transformará? Em um diretor de teatro louco... Hahahaha!


"Vídeo Arte" - Um momento nacional! Rita Lee - "Valsa de Uma Cidade"


"Vídeo Arte" - Gregorian Masters - "A Moment of Peace" - Um momento de paz! O que procuramos o tempo todo paz! Onde?


38 comentários:

Cleo disse...

Adoro a Lapa

Leila disse...

Nossa que sapão hein
To precisando de um principe

REBELDE disse...

Rio, São Paulo, Salvador, Nova Deli, Austrália, New York, Boston,London, Roma, Tokyo, Grécia, Egito.... Temos uma opção grande de cidades e paises...
Eu já trilhei por muitos lugares, coloquei meu nariz onde devia e não devia, vasculhei as piramides da vida. Como disse o cara, as esquinas da vida estão cheias de aventuras, só virar uma e trombar com a vida pulsante do mundo.
Arrepia galê!!!!! O mundo nos convida a conhecer...

Anônimo disse...

Queria conhecer muitos lugares, viajar.... É, eu sempre quis ser aquela pessoa que viaja prá caramba, fica em albergues... Mas foi só ilusão, vontade de menina. Então como diz nosso diretor, viajo no teatro, sou quem eu nunca fui (será?), digo coisas que nunca disse (será?), enfim, viajo acordada em meus pensamentos, sonhos e assim conheço o mundo. Bjos!

Bia disse...

Love Rio De Janeiro.

Jeferson disse...

Boa Noite

Eu adoro a Lapa, so que de Sampa

Madonna disse...

Vou beijar esse sapo, para ver se ele vira um principe

Conrado disse...

Eu amo Jesus. O que me deixa maluco são seus seguidores. Para ser sincero, não gosto de muitos cristãos. Note bem, eu não disse “alguns” cristãos; eu disse “muitos”. Não gosto deles — não gosto mesmo, nem um pouquinho. Por várias vezes, prefiro andar com gente doida, profana, incrédula e perdida do que com aqueles que se dizem cristãos, mas, na verdade, são fariseus de mente limitada e metidos a críticos

Debora disse...

Ai que saudade do Rio !!!! Lindo seu video!!

Mona disse...

ai Jesus me chicoteia

Victor Assunção disse...

Caramba, ótimo post!

Mona disse...

Eu viajo sempre

Pedro disse...

As viagens são na juventude uma parte de educação e, na velhice, uma parte de experiência

Miguel disse...

Costumo responder, normalmente, a quem me pergunta a razão das minhas viagens: que sei muito bem daquilo que fujo, e não aquilo que procuro

Madonna disse...

Sei vc pega um onibus e vai da zona leste ate o Bras,Republica,Cid. Tiradentes

Panj disse...

O viajante ainda é aquele que mais importa numa viagem

Cowboy disse...

Quando viajo, o que mais me importa são as pessoas, porque só falando com elas se conhece o ambiente

Sonia disse...

Eu viajo não para ir a lugar algum, mas para ir. Eu viajo pelo propósito de viajar. A grande sedução é se mover

Unknown disse...

As viagens dão uma grande abertura à mente: saímos do círculo de preconceitos do próprio país e não nos sentimos dispostos a assumir aqueles dos estrangeiros

Rebe disse...

Quando gastamos tempo demais a viajar, tornamo-nos estrangeiros no nosso próprio país

Denis disse...

O que é o Espiritismo? O que revela? Qual a sua abrangência? O que ensina?

Madalena disse...

Eu e minhas filhas somos espíritas, meu marido é ateu e acha tudo o que fazemos perda de tempo. O que fazer além da prece para ajudá-lo a acreditar em Deus?

Alexxxxxx disse...

Bom Dia Ai
Galera
Adoro viajar, curto muito a Oceania
Abraços

Gaucho disse...

Viajar é muito bom.
Uma longa viagem começa com um único passo.

Susi disse...

Já estive aqui antes e voltarei outra vez, mas não terminarei esta viagem.

Unknown disse...

Estão perdendo a viagem aqueles que não sabem de onde vieram nem tentam descobrir. Que não sabem para onde ir e nem tentam encontrar um caminho. Aqueles para quem a televisão pode tranqüilamente substituir as emoções

administracaorodrig disse...

A vida é como uma viagem de barco, subindo e descendo conforme o balanço das ondas. Graças aos amigos, não se perde o horizonte. E quando se naufraga, a amizade é a âncora que te apoia enquanto buscas um novo rumo

Unknown disse...

A VIDA é uma viagem , cujo término é quando o navio atraca no porto. O mar é estrada líquida, na qual todos estamos a viajar. Temos em nossas mãos o leme. Podemos escolher a direção.

Paulo disse...

Viagem de anciões,
Cabelos brancos, bastões
- visita aos túmulos.

Juliano disse...

chutaaaa q é macumba!!!

Fernando - Tupi Paulista disse...

Ria de si mesmo, mas nunca duvide de si próprio. Seja ousado. Quando embarcar para lugares estranhos, não deixe nenhuma parte de si em terra firme em segurança. Atreva-se a entrar em territórios inexplorados

Mãe do Cowboy disse...

Bom Dia
Eu sei o que é ficar viajando, esperando a volta dos filhos.

Unknown disse...

Cartazes são mensageiros. Cartazes são expressão de cultura. Cartazes deixam marcas. Visíveis e inconfundíveis, como parte de um processo de comunicação, eles dependem do local e data de publicação. Bons cartazes falam uma linguagem internacional

Madonna disse...

Pode deixar quando ele vier para Sampa eu cuido dele muito bem biu
BJossss Sogra

Luiza e Marcio disse...

Ola
Somos de Osvaldo Cruz
Bjosssss

Virgilia disse...

Que confiança se pode depositar nas descrições que os Espíritos fazem dos diferentes mundos?

Vivi disse...

Podem os Espíritos fazer que se descubram tesouros?

Marli disse...

Não me faça rir, rsssss