sexta-feira, 29 de maio de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - ARTE VELHA!?

A arte envelhece? Com o passar do tempo uma obra de arte pode ficar velha? Com o tempo as obras de arte, esculturas, quadros precisam ser restaurados, afinal, poeira, vento, ar, chuva vai danificando esculturas, monumentos em geral. Livros ficam amarelados, capas começam a cair, há uma ação do tempo com a arte.
Com relação aos filmes alguns envelhecem de tal maneira que sua história perde-se no tempo. Outros podem passar décadas sua estrutura dramática continua intacta. Mas o que envelhece mesmo é o celulóide e praticamente todos precisam ser restaurados, hoje com a tecnologia tudo isso ficou melhor.
As novelas sobrevivem ao tempo mesmo quando repetidas anos depois, elas ainda seguram a audiência, principalmente as de grande ibope. As que não fazem sucesso somem no esquecimento.
No teatro há peças que estão há séculos sendo representadas, vão e voltam, cria-se uma nova linguagem, outra leitura. Muitos atores interpretam as grandes personagens várias vezes. Contudo há peças cujo texto envelhece, perde o sentido dependendo da época que foram montadas e montá-las sem ajustes no texto corre-se o risco de fracassar.
Arte geralmente acompanha sua época, o que acontece em nossas vidas, assim o que podia ser um sucesso em certo tempo, hoje não será. Tudo modifica somente aquela arte que foi criada universalmente sobrevive aos séculos.
O artista precisa aprender com o passado para criar no presente e perpetuar para o futuro.
A arte se reinventa o tempo todo!

Na última semana fomos ver a nova produção da peça “Trair e Coçar é só Começar.” Esta peça está em cartaz há 23 anos com mais de 9.000 apresentações. De autoria de Marcos Caruso, a comédia conta as confusões que uma empregada faz na casa de seus patrões conseguindo deixar a vida de todos em uma verdadeira muvuca. Em ritmo acelerado as cenas vão acontecendo em um entra e sai de personagens que se tornam alucinados mediante o que a empregada Olímpia (Anastácia Custódio) apronta. Uma comédia de anarquia onde qualquer coisa pode acontecer. Um texto que vem resistindo ao tempo, lógico que algumas mudanças já ocorreram para que ele não ficasse tão envelhecido, mas mesmo assim corre o risco de envelhecer com o tempo se as piadas não forem mudadas no futuro. Garantia de boas gargalhadas. No teatro Anhembi-Morumbi na Mooca. Sexta: 21:30, Sábado: 21:00 e Domingo: 19:00

Nesta peça percebe-se como a comunicação é essencial na vida, se algo for entendido pela metade, ou não for bem explicado pode principiar várias cenas de mal entendido como na peça e virar a vida de pernas pro ar!
Por isso sejamos bem articulados, saibamos como expor o que queremos, não tenhamos medo de falar quando for realmente necessário. A comunicação é um dos instrumentos chaves em nossas vidas se bagunçarmos com ele, vamos complicar muito o nosso destino. Comunicar bem, saber falar, saber discernir, tirar as dúvidas, não fofocar, limpar a comunicação e deixar fluir o que é para fluir! Já dizia Chacrinha algo assim “Quem não se comunica, se trumbica” !

Nossa a galera está em greve??? Sumiu todo mundo esta semana. Mas aqui estamos sempre pessoal, persistentes! Nossa peça estréia dia 13 de junho às 20:30, “Rascunhos” conta com 4 peças curtas onde tudo pode acontecer, há humor, drama, loucura, música e dança. Aguardem mais notícias nas próximas semanas! Teremos um fim de semana de muito ensaio!!!!

Galera fim de semana, fim de mês, o tempo indo estamos envelhecendo???

Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!

Judith (Luciana) estudando seu texto com afinco!!!! Caindo de cabeça na personagem!!!
Diretor pensando na peça, nos atores, no teatro, ele ainda vai enlouquecer de vez!!!!!


Juca (Jeferson) louco por dinheiro, dinheiro, dinheiro.... E fica com a mão abanando!!!!

Efeitos especiais de fim de peça, a luz cai sobre todos e eles se misturam na luminosidade do bem!!!!! Nossa isso foi profundo!!!! "Rascunhos" em junho!!!!!


"Vídeo Arte" - SheDaisy - "Don´t Worry bout a Thing" - Não se preocupe com nada!!! Aconteceu seguir em frente na boa!!! Tudo se supera!!!



5 comentários:

Lais Ceará disse...

Teatro não envelhece, não é? A não ser que seja uma idéia mofada. ...

REBELDE disse...

Envelhecer não tenho medo. Sou arte eterna e não morrerei. Vou modelando o que eu acho que fica beleza em mim, afinal se eu não me amar quem vai?
Comunicar é uma loucura necessária, sem comunicação piramos galê. Palavra falada, ah ela tem poder de seduzir, entrar em nós, dar excitação, correr pela boca e sair doce, salgada ou amarga! Ela mata, crusifica, espanca, como ama, apaixona, faz amor, busca a paz, carrega o coração! Palavra de Deus e do Diabo, dos espíritos.
Minha palavra é TESÃO! TENHO TESÃO POR TUDO!
Não se choquem! Reflitam!
Valeu Galê! Cadê vocês manos e manas, brothers e sisters?
O cara da gol de dez com esses textos!

SempreAprendiz disse...

Penso que o envelhecer é mais uma questão do ator do que da própria arte. Acho que o artista mantém a alma sintonizada com a vida.
Ele se mantém atualizado no mundo, pois sabe criar.
Para o artista, a tecnologia não é retrocesso nem progresso.
É apenas mais uma nova técnica, que viabiliza novas artes.
Quando se conversa com um artista, rugas são cenários.

Anônimo disse...

" Os artistas são as antenas da raça humana , eles auscultam e pressentem o porvir." Ezra Pound

Pelé disse...

A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.

(Mahatma Gandhi)