sexta-feira, 15 de maio de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - VERDADE E MENTIRA!!!

“A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade” Uma frase deixada há um tempo em nosso blog, não sei se de alguém conhecido ou não, mas que tem um bom sentido. Afinal o que montamos em um palco de teatro pode até ser uma grande mentira, uma grande ficção, exagerada, louca, mas lá no seu interior, nos meandros da trama, algo de verdade existe, mexe com o público ou a história mostra uma realidade que percebem ou uma das personagens, várias podem acabar sendo o espelho de alguém sentado na platéia. Isso é verdade inserida na ficção.
Em outras montagens podemos retratar uma verdade que para muitos parecerá mentira, de tão absurdo aquilo possa ser e nunca divulgado, mas é real, isso vai de encontro ao coração de quem assiste e descobre que aquilo que soube através dos livros de história, ou notícias foi pior que imaginava ou o dramaturgo, diretor inventaram tudo?
A arte hoje se confunde em muitos pontos com a realidade. Ela precisa colocar a vida tão clara para todos ou deve fazer mais ficção, romantizar mais? Como saber lidar com os fatos, com a trama real ou irreal e chamar o público para sua verdade? O que é verdade para o público? O que ele busca quando entra no teatro? Que tipo de peça gostaria de ver? Uma grande alegoria da vida ou uma representação crua e nua dos nossos desesperos e sofrimentos? A arte deve levar só alegria ao povo? Humor? Ou chamar a realidade, colocar todos com o pé no chão?
O teatro tem várias funções como divertir em primeiro lugar, fazer com que pensemos em nossa vida mediante ao assunto da peça. Provocar o despertar da alma em algum sentido. Ser real e fantasioso, colocar a arte como um grande instrumento de progresso para o espírito, agir a favor de nós mesmos e ao mesmo tempo funcionar como uma catarse onde todos nós possamos liberar nossas angústias, sofrimentos, loucuras e sermos mais felizes. O público sente isso em seu interior se deixar a emoção e os sentimentos penetrarem sua alma, o ator provocador da situação, destravará todos os traumas contidos em seu ser através da personagem, ganhará voos maiores e sairá da interpretação mais cônscio de sua realidade!
Aqui falei do teatro, mas em todas as outras formas de arte a verdade e a ficção duelam para ganhar o público, o que ele prefere? As novelas às vezes caminham para a realidade do povo e até funciona, em outras caem em um didatismo massacrante, quando vão para o lado mais romântico podem cair no total descaso da vida. O cinema nos traz muitas ficções baseadas em fatos reais, há exageros ou até falta de critério. Mas será que há uma pesquisa séria questionando o público o que ele gostaria de ver?
Arte e verdade! Como fazer bem para não perdermos o rumo do objetivo, mas qual é o objetivo do artista? Do ator? Do escritor, diretor? Verdade? Mentira? Arte?

Vamos para mais uma semana de ensaio de “Rascunhos” onde há verdades, mentiras, ficção, loucura, uma salada de sentimentos. Onde queremos chegar? Só vendo para entender e saber o que fazemos! “A Arte da Cartomante”, “Rádio Boa Alma”, Quatro Almas” e “Pobre Alma, Rica Alma” a peça 4 em 1! Aguardem mais notícias.

Pessoal nosso blog está mais interativo agora vocês podem mandar textos criados por vocês ou contar alga da vida para “Alma Livre” as quintas! Não se esqueçam de mandar suas fotos para nosso “Espaço Alma e Espírito” e peçam o clip ou vídeo que gostariam de ver. Idéia da Gisele é falar de atores e cantores em um espaço, acho que pode ser na quinta ou mesmo aqui na sexta quando tratamos de cultura em geral. O que acham???
Vamos movimentar o blog galera, afinal este passo é nosso!!!!!!
Madonna não consegui colocar nenhum vídeo da Lady Gaga, pois, ainda não achei um liberado, todos que vi não posso incorporar no blog, assim que conseguir um eu coloco, ok?

Mais um fim de semana na vida galera e muita arte acontecendo por aí, verdade ou mentira, vamos prestigiar a arte, ver e escolher aquilo que queremos e que nos deixará mais harmonizados e que estremeça nosso ser!!!

É mentira galera? Verdade!!!!!!!!

Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!

A posição é de anjos, mas são uns demônios... Verdade!!!!!

O diretor ataca a bacia de pipoca!!!! E vai começar a pipocar todo mundo agora!!!!

Isabel tipo o que eu faço agora??? Hum o que eu posso responder....

Júnior em concentração para representar. Mas dessa maneira vai interpretar quem??? Hum acho que eu sei...


"Vídeo Arte" - Blessid Union of Souls - "I Believe" - Eu acredito!!! Em que? No que? Na verdade ou mentira da arte? Da vida?

5 comentários:

REBELDE disse...

Arte seja verdadeira ou metirosa eu me amarro. Vejo o que é bom e ruim e faço a seleção natural! Eu respiro arte, como arte, vomito arte, cheiro arte, grito arte, durmo arte, acordo arte, namoro arte, transo arte, vivo arte.
Caras descubram-se na arte e essa vidinha vai virar uma vidona do caramba!
Vamo nessa galê, cadê vocês. Vi pelos arquivos que tem um monte de gente legal quero saber quem são! Vamo lá galê, hoje é dia de arte. Façam mágica apareçam.

Anônimo disse...

A frase: “A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade”. Através da arte podemos conhecer muitas coisas, despertar sentimentos, descobrir outras coisas que não sabíamos que existia. A vida é surpresa, nós somos surpresa... Mas cabe a nós absorver o que foi bom, o que foi interessante e não querer partir para uma vida cheia de ficção, fantasias... Teatro mostra isso, cinema, livros, novelas... Principalmete nas novelas (eu penso assim), coisas totalmente fora da nossa realidade. Não suporto aquela novela que passava OS MUTANTES, ô coisinha insuportável. Pé no chão galera!!!Mas como eu disse antes, façamos as melhores escolhas p/ nossas vidas e nossos sonhos.
REBELDE, eu pergunto quem é vc? Rss.... Bjos à todos e um ótimo finald e semana!

Aline disse...

Bom Dia
Diretor coloca o video do TLC - no scrubs
Bjoss

Anônimo disse...

“A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade”. (PABLO PICASSO)

Anônimo disse...

Para muitos a MENTIRA é mais interessante que a VERDADE! A verdade muitas vezes é estática, enquanto a mentira é dinâmica! Portanto, cuidado para não nos perdermos na arte de "mascarar o real..."