sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - TEATRO IMORTAL!!!

Escrever uma peça de teatro é uma viagem.
O dramaturgo precisa estar sintonizado na sua imaginação.
Ele também necessita saber qual o interesse de seu público, se houver um.
Criar as personagens mediante sua fantasia ou baseadas em pessoas reais.
Escrever as palavras que darão o tom da história.
Ele procura ser inteligente e engraçado, causar surpresa é um bom ingrediente.
Saber colocar os diálogos, que os ouvidos ouçam e que a mente entenda.
O conflito nasce no início da trama.
As personagens se envolvem, a confusão ou o drama são armados.
Uma reviravolta pode acontecer surpreendendo a audiência.
Novos rumos a história toma.
Feliz, trágico, fantasioso, inesperado pode ser o final.
O conteúdo fica no público?
O dramaturgo quer dizer alguma coisa?
O que á uma peça de teatro?
O que são os atores?
Quem é o diretor?
Aonde acontece tudo isso?
No palco...
Da vida? Ou Do teatro?
Teatro, palco, atores, diretor, produção...
Tudo se transforma em uma grande história!

Hoje nossa cultura é muito abrangente em vários aspectos. A tecnologia também passa a ser um instrumento usado para divulgar a dramaturgia. A internet começa a ser um espaço onde atores, autores podem colocar suas obras e divulgar para muitos, a cultura via computador tem crescido em massa nesses últimos tempos. Vou colocar aqui hoje três sites onde a dramaturgia ganha outro tom por causa da internet.

O primeiro é desenvolvido pelo ator Felipe Reis, ele criou a série “Conversas de Elevador” onde a história acontece exatamente dentro de um elevador de um edifício onde mora a personagem principal Edgar (Felipe Reis). São episódios curtos não chegam a 5 minutos de duração. E em cada um ele encontra uma outra personagem moradora do prédio que sobe ou desce no elevador com Edgar e algum tipo de diálogo ou situação é criada.
O ator comprou uma câmera e simplesmente começou a produzir o seriado e colocá-lo na internet o qual já foi visto por muitos e acabou saindo na mídia escrita críticas ao trabalho realizado.
Uma idéia criativa bem feita e que tenta chegar bem perto do universo de todos nós. Afinal quem já não subiu ou desceu do elevador em situações ou diálogos inusitados? Ou ficamos naqueles olhares pedindo para que cheguemos rápido ao nosso andar? Ao mesmo tempo em que pode ser confortável a situação, ela também pode ser incômoda e aí que está à sutileza do seriado. A cada episódio uma surpresa nos aguarda além da história a personagem a ser encontrada no elevador pode gerar muita confusão ou um silêncio mortal. O seriado já conta com duas temporadas no total de 57 episódios e o ator começa a gravar a terceira este mês. Eu assisti 10 episódios por enquanto, deem uma olhada é muito interessante como com poucos recursos podemos realizar algo que acreditamos e gostamos de fazer. Acessem:
www.conversasdeelevador.com.br e vejam como somos capazes de muitas coisas.

Um outro site engloba mais o teatro. Sete dramaturgos cariocas se uniram para criar o site Drama Diário onde cada um dividido pelos dias da semana escreve uma mini peça para ser lida geralmente sobre o tema da semana na mídia ou no mundo. Disto veio o Drama Encena onde 14 atores montam os textos publicados na semana anterior e tem o prazo de sete dias para fazerem isso e apresentarem no teatro. Uma criação tipo fast food de textos e montagens, os atores se dividem em duplas para as representações. Isso tudo só mostra a criatividade dos autores e atores em fazerem aquilo que gostam com poucos recursos e muita vontade de produzir teatro, afinal o patrocínio é praticamente fantasma. Mas quem ama teatro sempre arranja uma maneira de continuar na batalha pela cultura ao vivo do palco.
O site é bem simples e as peças são de fácil leitura. Vale a pena dar uma olhada:
www.dramadiario.com

Outro site feito com conteúdo teatral tem montagens adaptadas em vídeo de textos teatrais, miniemsérie e um projeto chamado “12 Dramaturgos” que prevê transmissões ao vivo as sextas as 21 e 22 horas. O site foi criado pela atriz e dramaturga Renata Jesion que fez da sua casa o palco para as gravações que vemos no site.
O site é representado pelo desenho de uma casa onde em cada cômodo há algo para assistir só clicar e entrar em um mundo teatral gravado em vídeo para internet. As produções têm ótima qualidade de som e imagem e boas interpretações com atores conhecidos do teatro paulista ou da TV. O projeto conta hoje com 30 mil acessos mensais, ou seja, é um sucesso.
E alguns textos montados para a internet poderão ganhar a cena teatral em 2010, afinal como diz a sua criadora nada melhor do que estar em um palco.
Assisti alguns vídeos e vale a pena ver essas criações que ganham espaço na telinha do computador. Verifiquem:
www.teatroparaalguem.com.br
Fonte: Agora São Paulo, caderno Show, quarta, 5 de agosto. E Folha de São Paulo, Ilustrada, sexta, dia 31 de julho.

Só um alerta os dois sites acima citados contem palavrões em algumas de suas encenações ou textos, alerta para menores ou para aqueles que têm algum preconceito. Aliás, uma boa ideia de lançar uma enquete aqui no blog.
O que vocês pensam do uso do palavrão na dramaturgia teatral? Opinem durante os próximos dias depois comentaremos.

Teatro ganha cada vez mais espaço na mídia. Sua energia contagia muitos e mesmo com poucos recursos cada grupo ou Cia vai abrindo seu espaço na cena teatral da cidade. Isso mostra como não devemos desistir tão fácil de nossos sonhos há saída para tudo. Só colocar a cabeça para pensar e começar a produzir que algo acontece. O mundo teatral evolui com os tempos, mas uma coisa é certa é no palco que ele se realiza, liberta todos nossos monstros, deixa a vida acontecer porque é ao vivo comunica-se com o público cara a cara sem meios termos é diálogo aberto com a sociedade sobre a humanidade em geral. Teatro é vida, e o nosso teatro que lida com a vida eterna tem contatos além do inimaginável, tudo pode ser!!!!

Nossa enquete continua, quase ninguém votou mais e o resultado é esse até agora: Todd Rundgren 20 votos, A-ha 5 votos e Alphaville 1 voto. Continuem a votação, na próxima semana o vencedor será divulgado.
Valeu galera pelos comentários nesta semana, ontem e quarta foi fraco então quem não leu leia as postagens desses dois dias. Na segunda voltamos com mais blog!!!! Um fim de semana supimpa!

Galera o teatro ocupa qualquer espaço ele é imortal!!!



"Rascunhos" A peça 4 em 1! Dia 29 de agosto no teatro do colégio Paralelo, Rua Coronel Luis Barroso, 390 Sto Amaro. Sábado as 20 horas. Ingressos já à venda na Casa de Fabiano localizada na Rua Luiz Arrobas Martins, 225. R$ 10 reais. Haverá venda de ingressos no dia da apresentação também. Censura livre. Venham ver mais essa realização da Cia de Artes Monteiro Lobato!


Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!Todos tentam achar o ponto do drama. O diretor ainda parece estar na comédia solta e leve. Isso será um melodrama!!!
Bruno não consegue segurar o riso leve sobre o drama e tudo pode virar uma tragicomédia!!!

Fabiana e Janaína lendo o texto do nosso primeiro drama. Pela cara delas dá para imaginar a tragédia!


"Vídeo Arte" - Talk Talk - "It´s My Life" - Esta é minha vida. Qual é nossa vida? Sua Vida? Sabemos??? Pedido da nossa amiga Katry Obrian.











23 comentários:

Palito disse...

Palavrão é Palavrão. Na dramaturgia ou não sempre será palavrão! Preconceito não tenho, cada qual deve saber o que fala, para quem fala e a maneira de falar. Não me oponho a que ninguém fale palavrão - teatro ou não!

Palito disse...

Eu... não falo!

kindmannkcc disse...

This is an awsome song. Heard it about 20 years ago and still is my favourite. Some other groups try to steal ideas from this song like Garbage - Stupid Girl at least bass line seems very close. Talk Talk rules!!!

anzhelkakozlova disse...

i dedicate this song to all my critics!! a polite way of saying go **** yourselves!!!!

waldinei disse...

beleza de video!!!

Sandra disse...

Essa música é muito legal

Digo disse...

Viver com autonomia é produzir a seiva da própria vida

Toddd

Iron disse...

this song is brilliant, the singing brilliant. i wish id known of this version before hearing the no doubt cover. never did like that one.

katryobrian disse...

Viver é acreditar e realizar o impossível

Bia disse...

A versão com o No Doubt, é super legal

Todd Chandran disse...

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada,
Caminhando e semeando, no fim terás o que colher

Tom Bruk disse...

Viver de acordo com as expectativas dos outros é suicídio

Regis disse...

A ave sai do ovo; o ovo é o mundo; quem quiser nascer precisa destruir o mundo

Pi disse...

toddd

Marcelo Carraz disse...

Fome, desejo e vontade poderiam ser variantes do QUERER, como diriam os filósofos. Não existe querer futuro, quando se quer já é presente, impossível controlar e é esse querer alguma coisa que nos motiva a viver. O dia que deixarmos de querer a morte simplesmente chega. Daí talvez venha aquela coisa de dizer "fulano morreu de saudade/amor", na verdade o fulano perdeu a capacidade de querer e simplesmente parou de viver

Albert disse...

Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é que tudo é um milagre

ricardo alvares disse...

Divertir-se é viver, viver é divertido. Por isso não leio jornais. Eles não tem nada de divertido, apenas frutas estragadas por agrotóxicos, envenenadas por chumbo, mortas por desleixo. Frutas pisadas, esmagadas, colhidas fora de época, velhas demais. Frutas roubadas, escamotesdas, mercadejadas a preços ignóbeis. Frutas desperdiçadas

Silvio disse...

Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo. Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha

Cowboy disse...

Vai minha enquete

Chitãozinho e Xororo - Fogão de Lenha

Cesar Menotti e Fabiano - ciumenta

Mayck eLyan - coração sertaneja

Hilda disse...

A vida é crua. Faminta como um bico de corvos. E pode ser tão generosa e mítica: arroio, lágrima, olho-d’agua, bebida. A vida é líquida.

Noberto disse...

Uma vida não questionada não merece ser vivida

Lucia disse...

Oi Mário

Bjosss

Luigui disse...

Fogão de Lenha.....
Zero pro palavrão.....