sexta-feira, 9 de julho de 2010

ESPÍRITO EM CENA - NA LEITURA!

No último domingo começamos o nosso novo trabalho, nossa nova produção. Antes fizemos aquecimento e exercícios focando coisas básicas nos jogos teatrais.
Fizemos joão bobo, espelho, andar pela reta sem desequilibrar, para que os novos atores pudessem entrar no ritmo. E muito mais ainda vamos fazer com relação a eles!
Em seguida iniciamos a leitura do nosso novo texto "Nós Somos Encantados" cujo tema principal é a televisão e sobretudo uma homenagem à primeira emissora de televisão do país, TV Tupi, que foi inaugurada em 1950 no bairro do Sumaré e que é a base toda da programação atual de nossas emissoras.
A leitura em branco consiste em todos lerem naturalmente sem interpretação para que todos nós possamos conhecer as personagens que nessa produção não são poucas até onde consegui contar há 90 personagens em toda peça. Nós atores com certeza faremos de 5 ou mais personagens cada um. Será um trabalho bem diferente, pois, cada um de nós terá que mudar de personagem e consequentemente de sentimento, emoção, energia em questão de minutos.
Ler o texto consiste em conhecer a estrutura da nova produção, entender e ver se o texto ficou claro, foi atingido o objetivo que se pretendia. Ler é um dos mais importantes pontos para o ator, ele precisa saber ler bem, entender nas entre linhas o que o autor da peça quer dizer, qual mensagem poderá ser ali deixada, e isso o ator faz é com a leitura do texto mais de uma vez. E para ler bem seu texto o ator precisa ter o hábito de ler sempre não só texto de peças, mas livros, jornais, revistas, criar o raciocínio rápido para poder captar o texto e quando for definida sua personagem começar a trabalhar sua construção e isso tudo se faz primeiro na leitura e várias leituras.
O ator passa por várias fases de leitura, aqui em nossa Cia fazemos leituras iniciais para que haja uma ideia de qual ator pode interpretar tal personagem e nas leituras vamos tendo uma base do que pode acontecer. Lemos trocando as personagens até que o diretor faça a distribuição final. Depois vem a outra fase que é o ator ler para poder conhecer a sua personagem, quem é, o que faz, porque faz, com quem se relaciona na peça, qual seu histórico, tudo isso só se sabe com leitura constante do texto, várias vezes.
A construção da personagem passa pela leitura do texto para que cada elemento colocado pelo autor possa ajudar na composição, e claro o ator pela sua leitura vai criando e construindo o que ele entende da personagem e da sua história. Ele pode criar o passado dela mesmo sem saber o que houve na verdade, mas a sua história na peça pode dar esse material e o ator ir muito além para a sua construção.
E a leitura continua para os ensaios, para as marcações, para bater o texto com outro ator, leitura é um dos fundamentos do teatro, o ator precisa ler muito bem é o primeiro passo. E claro saber o texto para as apresentações envolve ler, ler, ler...
Muitas coisas ainda precisamos para essa nova produção, temos muito chão pela frente, e mais detalhes aos poucos serão contados durante os próximas colunas e meses aguardem, agora é a primeira fase: leitura!!!

Que venha "Nós Somos Encantados"!!!

Álbum Alma Espírito!!!


O diretor e ator concentrado na leitura e fazendo suas preces para que a nova loucura seja equilibrada...




"Vídeo Arte" - Adam and The Ants - "Stand and Deliver" Estar de pé e entregar - Estamos firmes com nossas atuais vidas? O que estamos entregando ao outro???

5 comentários:

Marlene disse...

Que venha "Nós somos encantados"!
O nome por si só, já me agradou, me trouxe coisas boas, de certo será um grande sucesso.

Iniciamos um novo projeto. Juntos, diretores, atores, todos fazem parte da criação dos personagens, do texto, é interessantíssimo ver o que ocorre, o que emerge nesses encontros, sai tantas coisas legais, que daria uma peça de umas 2 horas...
Este processo criativo tem me trazido grandes aprendizados, passado o susto inicial, obviamente. O negócio é instigante, excitante, agora entendo sua paixão e devotamento.
Parafraseando, somos todos encantados e encantamos. Que possamos, todos, descobrir nossos encantos e distribuí-los por aí.
Bom fim de semana a todos!
Bjs

Anônimo disse...

Não vou escrever no seu email, pois você é capaz de nem abrir para ler. Como percebo que você lê o blogger, roubei um espaço e escrevo aqui. É para você, sim. Você a quem chamei de esquisita e que me “deletou”. Não entendo porque você fica tão com o pé atrás comigo, se na verdade, a gente nem se conhece. Você, educadamente parece não gostar de mim. Tudo bem. Mas, vamos lá... meu erro foi não seguir meus princípios e esquecer o que sou me deixando levar em um momento de irritação, não com você, mas descontei em você. Errei! Você tem razão! Outra vez repassei as mensagens. Você tem razão. Você usou um provedor e eu outro, mas você estava nas minhas atualizações e não me pergunte como. Não violei seu email, sua intimidade, sua privacidade... você só estava lá. Não “peguei” o sentido que você deu para meu nome. É alguma ironia? Meu nome é este mesmo que lhe passei. Admito que errei e criei uma situação desagradável, então peço desculpas e retiro o esquisita. Admito minha grosseria e falta de tato. Minha má educação. Mil desculpas! Não abro mais a boca. É sincero!

Anônimo disse...

Intuição, apenas sigo minha intuição.
Talvez, um dia eu descubra o pq de sentir assim, hj não tenho resposta para isso, mas não tem nada a ver com gostar ou não gostar, sei lá o que é...se soubesse...mas se não gostasse de vc não lhe escreveria "só" por educação, simplesmente não escreveria. Desculpas aceitas, não falemos mais sobre isso. Enviarei um convite a vc, claro, se ainda quiser. Mas me pergunto como apareceria em suas atualizações se nunca utilizei esse provedor para falar com vc? Estranho, né? Coloque-se em meu lugar.

Áries e Leão são dois signos de FOGO, eu combati suas chamas com álcool e foi um fogaréo de irritação...

Não abrirá mais a boca? Como irei conhecê-lo?

Boa semana!
Abç

PS.: Eu abriria o email.

Jacqueline disse...

A PRIMEIRA LEITURA DO TEXTO E MESMO MUITO EMOCIONANTE, POIS NUNCA SABEMOS O QUE O DIRETOR VAI FAZER CONOSCO, HEHEH E O MARIO E UMA CAIXINHA DE SURPRESAS HEHEHH.
BOM DIA A TODOS
BESOS

pedro Costa disse...

"Nós somos encantados", pois é um título de bom gosto. Mostra que a preocupação do grupo, não é só com o roteiro e interpretação, pois peças de teatro tem aos milhares, mas preocupada com uma boa interpretação e incorporação do autor ao personagem não, isto é a mágia do teatro.
Parabéns, pelo trabalho!
Bjjuusss no coração do grupo!