sexta-feira, 12 de junho de 2009

ESPÍRITO É CULTURA - TEATRO É UMA AVENTURA!

Estamos perto da nossa estreia. Amanhã será um dia cheio, muitas coisas para realizar, pensar. Como é louco montar uma peça. Muitos devem pensar que é simples, decorar o texto subir no palco e deixar rolar. Se todos soubessem como é, talvez pensassem muito antes de tentar hehehe. Não quero desestimular ninguém, mas todos precisam saber que é preciso dar duro, batalhar, ainda mais quando somos uma Cia de teatro desconhecida, sem nome, aí a coisa pega!
Tudo começa pelo que vamos apresentar, as idéias, qual texto levar ao palco, qual história contar. Depois de escolhido o tema, a peça ser escrita, começa o processo de produção que não é fácil sem dinheiro, mas não impossível. Tudo se dá um jeito para colocar uma peça em pé. Escolha do elenco depois de várias leituras do texto, exercícios de construção de personagem, entender a personagem, sua história na peça, estudar muito o texto. E ao mesmo tempo como somos uma Cia sem dinheiro, nós temos que fazer tudo, figurino, cenário, divulgação, todo elenco precisa ajudar de alguma forma para que a peça saia do papel e vá para o palco. Muita paciência.
Os ensaios são fundamentais para que saibamos como tudo pode funcionar ou não, durante os ensaios podemos mudar tudo, concepção da cena, dos diálogos, pois, colocar no papel é uma coisa, dar vida no palco é outra coisa totalmente diferente, o que parece funcionar no papel fica péssimo no palco, aí mudamos tudo, até o espetáculo ficar completo muitas coisas mudam desde o original até o momento da estreia. Nós não podemos querer fazer uma peça da nossa maneira, escrever e achar que tudo está pronto, não, a peça pode ser reescrita quantas vezes forem necessárias até que tenha o ponto e tom certos. Além dos atores, a escalação pode furar com desistências ou problemas outros, ou no ensaio o diretor perceber que tal personagem acabou não casando com o ator ou atriz, aí é mudar e começar de novo o processo de preparação, montar uma peça é uma grande aventura.
Manter uma Cia de teatro só sendo louco heheheh e gostar muito de teatro, porque precisamos ser persistentes com tantos obstáculos a superar a cada montagem. No nosso caso ainda não temos um lugar fixo de ensaios, pulamos de lugar em lugar, não temos um local próprio para apresentações, precisamos ficar pesquisando e ver onde nos apresentar, ter até tem, mas falta grana. Mas não desistimos, temos que pegar o que aparece e continuar. Quem quer começar sua própria Cia de teatro sem recursos pense bem, porque tem que fazer magia para tudo dar certo, mas vale muito à pena.
Nós nem podemos reclamar porque ainda temos várias pessoas que nos ajudam pessoas que apostam na peça e vão conosco, assim conseguimos patrocinador para fazer os cartazes, os folders, pagar panfletagem na rua, e ajudar em outros processos, ou seja, se tivéssemos parado no primeiro obstáculo não teríamos nada, mas a insistência faz com que os frutos surjam, ainda falta muito, porém nós da Cia. de Artes Monteiro Lobato não podemos reclamar de nada, é continuar dando duro, sacrificar feriados, horas para montar nosso espetáculo que é feito primeiro para o público. E na verdade não é sacrifício nenhum é um prazer realizar a arte, nem tudo é perfeito, contudo quando vemos tudo no palco, a peça acontecendo, aí sim vemos como vale a pena fazer teatro!
Acho que consegui colocar um pouco do que é ser ator, diretor, ter uma Cia de teatro, fazer acontecer, e saber que tudo pode mudar e que nada é como desejamos ou como queremos, mas sim da maneira que é possível no momento e do que precisamos para saber entender, e continuar a batalha!

Galera “Rascunhos” começa a sua temporada amanhã às 20:30! Com 4 peças “Pobre Alma, Rica Alma”, “Rádio Boa Alma”, “Quatro Almas” e “A Alma da Cartomante” com personagens que poderiam ser nós na realidade. Somos “Rascunhos”? Venham ver, curtir, se divertir, refletir, a peça 4 em 1 vai mexer com você! Humor, música, danças e muito mais neste sábado dia 13 e nos próximos dias 20 e 27! Local de apresentação espaço da Casa de Fabiano, Rua Neuchatel, 390 Veleiros. Ingressos à venda na Rua Luiz Arrobas Martins, 225. R$ 8,00. Censura Livre. 80 lugares. Haverá ingressos à venda no local na hora do espetáculo!

Feriadão, em casa, venha curtir nossa peça, risadas garantidas! Assim esperamos!

Galera fazer teatro é amar a arte!!!

Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!!

Jacqueline em sua encenação toda delicada, uma dama! Até parece! hehehe! As fotos dos cartazes são de sua autoria!

Toda meiga, amorosa, uma flor de delicadeza! Jacqueline na sua interpretação da boa moça!
Maria Creuza (Maria Honestina) e Jeferson (Epifásio) em pleno ensaio! Um show! De loucuras!
Momento de limpeza, tudo pode acontecer. Dá-lhe vassoura ! Quem é a pobre alma e a rica alma? Neste sábado em "Rascunhos"!


Amanhã nossa estreia! Apresentações dia 20 e 27 às 20:30!



"Vídeo Arte" - Pitty - "Teto de Vidro" - Mais uma música de nossa trilha sonora! "Rádio Boa Alma" Amanhã venha ouvir essa nova rádio!








16 comentários:

REBELDE disse...

Adrenalina mil. Esses momentos antes de entrar em cena são do caraca, Dá de tudo só depois da estreia tudo acalma. Sei bem o que é isso.
Cara ter uma cia de teatro é para lunático rsrsrsrsr. Depende de trezentas mil coisas. Paitrocinador, lugar, alter ego dos atores, as estrelas, que se julgam mais do que o outro e não querem fazer nada, toda cia tem. Esses a gente deve chutar. E atorzinhos, uns são até bons mas estrela é uma puta encheção. Tem que ter paciência com as frescurites. Grana nem se fale se para os maiorais já tá difícil imagina para iniciantes, que não é o caso de vocês, pelo arquivo vi que já fizeram muito em pouco tempo. Cara você tem fogo por toda alma porque mante um treco desses não é para qualquer um.
Tem que ter muito peito, é muita coisa pra cabeça!
Mas to na torcida por vocês, vai dar tudo certo! Muita merda e como dizem os americanos quebrem as pernas - break your legs!
Vamo bota fogo no circo galê. Cadê esse povo? Tudo viajando, os caras tem grana rsrsrsrs. Vamo enche esse espaço da cia de teatro e fazer o delírio da noite Vamo lá amanhã galê!

Bruno Cavalcanti disse...

Estréiaaa!!!! Frio na barriga, nervosismo, medo de esquecer alguma coisa (seja cenário, apetrecho, seja fala)... Mas tudo isso faz parte e, no momento em que não tivermos mais nada disso, é por que não vale mais à pena continuar. Eu ainda tneho tudo isso, portanto meu lugarzinho nesse vasto e infinito espaço da arte continua garantido rsrsrs.
Montar uma CIA de Teatro é lutar pelo o que se ama, e lutar pelo o que se ama sempre depende de muita força de vontade, muita paciência e muito amor... e isso todos nós temos! Essa peça é a minha estréia na CIA! A primeira produção a qual eu realmente participo desde seus primórdios e, confesso, é uma sensação maravilhosa! É mara! É fullgás! É tudo!
Sábado tá aí já (amanhã) e todos nós estamos nos aprontando psicológicamente para esse dia que, se Deus, Iemanjá, todos os Orixás, todos os Santos, todos os Deuses e todos os Espíritos quiserem, será glorioso!!!!

Come on people! Rascunhos - A Peça 4 em 1



Aguardamos todos vocês lá ;)

Junior disse...

pois é.. estreia( que até mesmo a palavra estreia é uma novidade, pois pela reforma ortografica, perdeu seu acento! tadinha...) hoje estou calmo, tranquilo, amanha, provavelmente estarei nervoso, ancioso, pensando e pensando, a barriga gela, o coração acelera, é muita emoção! no fim, tudo vale a pena, aplausos e elogios(se tudo sair bem). vamos lá galera, amanha(13/06) faremos nossa estreia, confiança e tudo dará certo! abraços.

Marlene disse...

A magia do teatro fica de tal forma impregnado em vc, q só quem vive essa experiência sabe o poder de tranformação q proporciona.
DIVERSÃO é a palavra. Que a Cia. possa divertir-se e divertir a todos q os forem assistir. Frio na barriga? Básico. Qdo não mais sentir isso, é melhor mudar de diversão...Bruno boa estréia, tenho certeza q será demais! Queridos desejo um ótimo espetáculo! Estarei lá.
Bjs

Anônimo disse...

Vixi! Chegou o dia, rsss..... Só pude escrever agora no blog, pois passei o dia terminando algumas coisinhas que faltavam. Agradeço pela força do todos os nossos amigos virtuais e reais, realmente o frio na barriga ja está faz tempo e continua correndo até acabar o espetáculo, rsss.... Mas, com muita garra, companheirismo, dedicação e muito tudo, conseguimos montar nosso espetáculo e se Deus quiser faremos uma boa apresentação tb. Farei 2 cursos neste sábado e à noite apresentação. Ufa!!! Sejamos loucos sempreeeeeeeeee, rsss..... Valeu por tudo Cia. aamo vcs! Bjos e até daqui a pouco.

Jeferson disse...

è hj, tenho que sair para comprar os ultimos preparativos

SempreAprendiz disse...

Tenho certeza que o brilho de Jesus estará se sobrepondo as luzes dos refletores no palco de "RASCUNHOS". Sempre em frente... eternos vencedores!

Raffa disse...

Hoje é um dia especial. Ele reflete toda a alegria e sentimento de dever cumprido. Um sonho constante que perdura já por anos inúmeros e que vem vencendo barreiras e provando a cada dia que nada se consegue sem muito trabalho. A dedicação, a parceria, o trabalho em equipe, a entrega quase que absoluta a um único ideal, são, com certeza, a mola mestra que os impulsiona para que possam sempre seguir em frente sem desistir nunca. Acredito que para alguns de vocês muitas foram as noites mal dormidas, muitos foram os momentos de dúvidas que entravam como punhal alma adentro. Acredito mesmo que houve vontade de desistir, de dar um basta, correr (literalmente). Mas, creio também que neste momento em que realizam mais uma fase deste projeto que é a Cia de Teatro Monteiro Lobato o testemunho está no valor da perseverança e sem desmerecer qualquer um dos integrantes, direciono meu aplauso ao Diretor, pois sinto ser a Cia de Teatro Monteiro Lobato - oxigênio de sua vida. Uma vida entregue a um desejo, o desejo de realizar algo em que a princípio só você conhece e acredita!
Quero em mais este momento de felicidade plena dizer que acredito em vocês. Sempre acreditei em Você! Minha fé, em vocês, é inquebrantável!

Bruno Cavalcanti disse...

É hoje!!!! Dia de estréia! Últimos preparativos, uma verdadeira geleira na barriga! Quem vai nos ver? Será que vai dar tudo certo? Luz? Som? E nós no palco? Será que seremos tão bons quanto desejamos ser? Geeeeenteeee é hoje! Daqui há algumas horas estaremos todos nós, a Cia das Artes Monteiro Lobato, num mesmo palco, num mesmo local, num mesmo corpo, mesmo espírito! Numa mesa idéia!!!! Estaremos todos nós num único ser: a arte! E que a arte se faça hoje, sempre d amelhor forma possível! Vamos quebrar as duas pernas! Vamos nos permitir errar e fazer desses erros acertos! Avante! É hoje! Estréia está aí! Iluminação à toda, som idem... Come on people, acredito em todos vocês! Acredito em mim!

come on, vogue! (haushauhsuas).

até mais, people!

BC.

Mário José Cutolo disse...

Nossa chegou o dia galera!!!! É hoje, ainda estou dando aulas e depois vou me preparar para a peça, mas antes tenho sessão na Casa de Fabiano!!!! Nossa tudo em um dia só!!!!
Vamos lá galera temos 9 convites vendidos para esta noite hahahahahaha! Tudo bem não importa o número d epessoas mas a qualidade do espetáculo, faremos o melhor galera, estou almoçando, esperando um aluno e lendo o texto da peça e aqui ao mesmo tempo.
Obrigado a todos que estão torcendo por nós!!!!
Muitas vibrações!!!
Hoje "Rascunhos"! Depois eu conto mais tarde o que ocorreu!!!!!
Viva o teatro!!!
E que todos os espíritos nos ajudem!!!!

AnônimoJunior disse...

Foi ótimo! Parabéns para todos vocês!

Marlene disse...

Adorei "Quatro Almas", estavam todos muito bem, Isabel e Mário arrasaram, como sempre, Lú e Bruno, caramba q olhar!Muito expressivos!Parabéns, fizeram um ótimo trabalho corporal.
Ótima semana!
Bjss a todos

Marlene disse...

Sem falar q foi emocionante revê-los! Faby adoro vc querida.
Bjss

Paulo disse...

Especial!.... Como sempre vocês são especiais... todos! "Novos" e "Velhos"!!!

Paulo disse...

Irá colocar fotos da peça? Espero que sim! Boa semana para todos.

Bia disse...

foi legal e vcs foram 100000000!!!!!