quarta-feira, 24 de junho de 2009

PALAVRAS DO ATOR - SIMPLESMENTE SIMPLES!

FESTA JUNINA

E aí compadre e comadre? Estão preparados para a festa junina? O meu arraial já está prontinho, tem história, música, dança, brincadeiras e muita comida gostosa! Quer ver?
Mas antes vamos ver a origem da festa junina.

“Você sabe por que as festas juninas receberam esse nome? Todo mundo conhece a história de que elas são chamadas de juninas por acontecerem no mês de junho. Mas o que pouca gente sabe é que, antigamente, na Europa, a comemoração era conhecida como festa joanina em homenagem ao nascimento de São João Batista. Mais tarde, os portugueses incluíram São Pedro e Santo Antônio nas festanças e também outros elementos, como as grandes fogueiras, que serviam para afastar as pragas agrícolas e trazer boas colheitas, os fogos de artifício e as bombinhas, que espantavam o mau-olhado, e os balões coloridos, que levavam pedidos aos santos.”

As festas de junho são comemoradas em três datas principais:
· 13 de junho - festa de Santo Antônio;
· 24 de junho - festa de São João;
· 29 de junho - festa de São Pedro.

Mas é claro que nós brasileiros adoramos festas e qualquer dia do mês de junho é festa rss... A festa junina pode ser um grande arraial ou até mesmo uma simples comemoração com os amigos mais próximos, pois cada região do Brasil as festas juninas tem um formato diferente. Mas o que importa mesmo é a diversão. Todo mês de Junho tiramos do guarda-roupa as camisas xadrez, os vestidos de caipira, pintamos nosso rosto com as tradicionais pintinhas (sardinhas), os homens fazem seu bigode e já estamos prontos para festejar.
Lembro-me de quando era crianças a festa junina era feita na rua com todos os vizinhos juntos, todos participavam. Tinha fogueira, bandeirinhas, quadrilha, muitas coisas gostosas para comer, alegria, bom humor... As quermesses eram animadíssimas (não que hoje não sejam), mas a liberdade para se divertir era bem maior. Lembro-me do pau-de-sebo, correio-elegante rss... Além das simpatias que ainda existem onde as pessoas recorrem para pedir ajuda e realizar seus sonhos, principalmente para Santo Antônio (o santo casamenteiro, rss...).
Eu adoro festa junina, uma festa que ao longo do tempo foi ficando mais incrementada, pois além das comidas típicas, tem a influência das comidas portuguesas, espanhola, italiana, até Fondue tem rsss.... Mas o que importa mesmo é se divertir da melhor forma possível, dançando, comendo, bebendo quentão ou vinho quente (adoroooooooo), fazer a fogueira, conversar, paquerar...
Entaum tá isperandú ú que pessoar? Acendi a fugueira do seu coração que a festa vai cumeçá!!!

(PATRÍCIA WEISS)

Isso aí galera nada melhor que uma boa festa junina no quintal de casa, na praça ou mesmo no salão do prédio, o que importa é festejar e rir muito. Essas tradições ganharam novas roupagens, ainda mantém um pouco das velhas coisas, mas tem muita festa junina diferente até com música eletrônica tem. Hehehe. O que vale é a diversão, ser simples, sim essas festas nos lembram da simplicidade da vida. Um casebre, uma fogueira, roupas simples, bandeiras, rojões, comidas simples, doces, salgados, nada muito chique, na festa junina todos se vestem praticamente iguais, comem a mesma comida, dançam a quadrilha juntos, as festas juninas lembram o aconchego de um canto alegre para viver com a família, os amigos e quem mais chegar.
Essas festas nos trazem uma vida simples do campo, que na verdade é como todos nós devíamos morar mais simples, mais sossegados, sem tanta correria. E ter tempo para dançar a quadrilha, pular fogueira e saborear as comidas com tempo sabendo o gosto do que comemos, as festas juninas são para nós pararmos e pensarmos na simplicidade da vida. Tudo simples, tudo natural, precisamos mais de festas juninas em nossas vidas!

Pois é galera nossa peça “Rascunhos” é simples, gostosa de ver, aconchegante, acho que todo mundo acaba se vendo em nossas personagens, porque falamos de coisas simples da vida. Temos uma empregada simples, um cowboy aloprado, uma rádio que dá conselhos para simplificarmos a vida, quatro almas que procuram sair da complexidade em que vivem e tentam ser mais simples, um casal com um amor comum, melado, uma cartomante que na verdade quer uma vida tranqüila, e um malandro que quer sossego. Temos tudo isso, parece uma festa junina, e olha que dançamos a quadrilha no palco, hehehe, galera venham nos ver nesse sábado, última apresentação por hora, mais tarde tem mais, aguardem!

Quinta é dia de publicarmos um texto de vocês, ainda não temos nada, mandem para nosso e-mail, e enviem fotos também, e não esqueçam de pedir suas músicas.
teatromonteirolobato@globo.com

Galera viver simples é ser feliz!!!
Álbum Cia. de Artes Monteiro Lobato!!!
A hora da verdade! Ou será que Judith está com dor de barriga??? Clóvis vai enforcá-la??? "Quatro Almas" venha queimar junto com elas!!!!!!!!!
Os obsessores atacam duas almas tão inocentes! Inocentes?? Venham ver e ouvir as histórias dessas almas que depois dirão se são tão inocentes!!! Os obsessores são mais bonzinhos!!!

Judith encontra seu anjo da guarda no plano espiritual! Esse anjo tá com mais cara de morte!
As almas perdidas! Um velório com duas encarnadas e dois desencarnados! Um festa diferente!!!




"Vídeo Arte" - "Overture" tema de "Fantasma da Ópera" faz parte de nossa trilha sonora em "Rascunhos" na "A Alma da Cartomante" ! Uma dança incrível das personagens!


9 comentários:

Luis Alberto disse...

Li em algum lugar que obssessores
são
aqueles que morrem com fortes assuntos inacabados com os vivos, retornam do além como obssessores, almas angustiadas e presas a uma única tarefa por toda a eternidade, ou até que algum raro indivíduo bondoso a liberte de seu cativeiro cármico.

Não costumam apresentar nenhum tipo de habilidade especial, apesar de possuírem certo domínio sobre o território que habitam, podendo expulsar ou permitir a entrada de quem lhe convir. Todo obssessor, possui uma âncora, um item ao qual é muito apegado, e que também delimita seu território. Alguém que carregue a âncora de um desses mortos pode levá-lo a qualquer lugar... Por bem ou por mal.

A aparência de um obssessor é idêntica a que ele possuía em vida, fora apenas o fato de serem parcialmente transparentes. Embora seja incomum, existem relatos de obssessores com uma ou mais partes do corpo inexistentes.

É certo o que repassei?

Madonna disse...

Pq é em Junho

Panj disse...

A festa
É sinônimo de alegria…
Arde uma fogueira no chão
Assam-se batatas
Bebem quentão
A menina pula a fogueira
E esquenta meu coração
É noite de festa
É noite de S. João
E me cintila uma alegria
E sobe o balão
Que vai brilhar lá com as estrelas
Ah que paixão!

Claudina enche o saco disse...

Adoro festa junina

ricardo alvares disse...

As folhas caíram lentamente, o inverno chegou...
Época fria que aquece o coração com festas Juninas.
Camisas xadrezes com calça jeans, gente animada.
Fogueiras que alcançam o céu e encantam a meninada.

Pipoca, bolos, doces, quentão, vinho quente,
batata doce e muito pinhão.
A bandeira bem no alto anuncia: hoje é noite de São João.
Balões subindo numa noite estrelada,
tudo perfeito para uma dança com a namorada.

Até Santo Antonio que já teve o seu dia,
desceu do céu e com alegria
uniu um casal que esteve a brigar,
acompanhou os noivos até o altar.

Bandeirinhas coloridas de papel amarradas num cordão,
embaixo, o arrasta pé "tá pra lá de bão".
A moçada animada levanta poeira do chão
e até o padre está dançando e tomando quentão.

São Pedro, antecipou o seu dia...veio nos visitar
Escorregou em uma estrela cadente e caiu no chão
E o menino que ali pedia por proteção
para atravessar a fogueira descalço e não se queimar,
viu de relance São Pedro se despencar...

Madonna disse...

Quero um namorado por favor meu SANTO ANTONIO

Luci disse...

Junho é o mês dos folguedos
Não solte balão nas cidades
Há bolos quadrilhas brinquedos
Cantigas pra todas idades
Até na quadrilha infantil
A dança remexe o quadril

Há milho assado cheirando
Canjica, tapioca, cuscuz,
E todos dançando, cantando,
Ao redor da fogueira a luz
Aplausos por todos os lados
Festejando casais namorados

O sanfoneiro tocando
Corpos suados que riem
A noiva aparece chorando
O noivo fugiu, que agonia.
O padre chegando insiste
Vem logo juiz, não despiste

O moço volta assombrado
Tiroteio ressoa no ar
O sim dado de bom grado
A noiva sorrir sem falar
O resto é só festança
Até quando o sol apontar

Junior disse...

realmente estou sumido do blog, nao há nem o que falar, sumi... estou dando a cara a tapas, apanhando também se aprende, as vezes nao estou afim de escrever, as vezes estou nervoso e, para nao falar bobagens, nem venho aqui. quem garante que isso que eu disse é verdade? desculpa? mentira? tanto faz... em relação a festa junina, eu acho bacana, o problema é que, desde quando eu nasci(talvez antes) as musicas sao as mesmas, isso enche as vezes, mas o clima é bom, o povo se anima, as pessoas dançam, é comida para todos os gostos, fogueira(nesse frio é bom), etc e etc. realmente, preciso criar vergonha na cara e vir aqui mais vezes(proxima postagem, que farei agora, falarei sobre nossa apresentação que passou)

Junior disse...

desde a hora que acordei, me senti estranho, pensei comigo mesmo: hoje seria um dia para ficar em casa, nao sair para nada! mas, nao tinha escolha, era dia de apresentação, nossa 2° do rascunhos. passei o dia meio estranho, pensei novamente: estou estranho, mas preciso relaxar, nao posso ficar assim na peça, na apresentação, nao vai dar certo... melhorei um tantinho, nada grandioso. na hora da peça, estava mais nervoso do que na estreia, hehe, antes de entrar na minha 1ª cena, tremia um pouco, a barriga se encolhia. entrei na cena, falei a parte que tinha que falar e sai, o nervoso nao passou muito... a peça "radio boa alma" havia acabado, fomos ao fundo para nos trocarmos, jeff e eu estavamos lá, nos trocando para a 4ª peça, jeff disse: o clima tá meio estranho hoje. eu disse: sim, também percebi! precisamos animar isso. a 3ª peça acabou, era nossa vez novamente " a alma da cartomante" começou. logo na 1ª fala de patricia, o publico já riu. opa, bom sinal, a pela foi andando, houve erros, meu nervosismo estava quase acabando, minha concentração estava boa, mas, nao podia vacilar, um passo em falso era o abismo! o povo estava rindo bem, a peça acabando e nós indo bem. entao me deu um branco, falei a mesma fala 2 vezes, patricia falou a fala certa e eu pensei: ufa, obrigado paty... no final dançamos bem, a peça acabou. nao foi tao boa quanto a estreia, mas foi boa sim, começamos meio devagar na 1ª peça, a 2ª estava meio devagar também, mas foi se elevando, a 3ª ja estava melhor e a 4ª também. acabamos, arrumamos o salão, todos muito cansados. é isso aí, ser ator é sentir todos os sentimentos, nao só como personagem, nem como ator, mas como pessoa também, é uma coisa incrivel, nao dá para explicar, é duro, é arduo, é gostoso, é gratificante, é cansativo, é emocionante, sao coisas muito boas, ser ator, fazer teatro é estar em constante aprendizagem, mesmo quem nao gosta de atuar, aprende, aprende a ler melhor, a falar melhor, a nao ser tao timido, tudo é evolução, a nar ser que a pessoa nao queira. falei... digitei... pensei bastante, nao para compensar o tempo distante do blog, mas porque eu quis falar, digitar, pensar muito, hehehe. acabaram as ideias, um beijo povo! um abraço também.