quinta-feira, 25 de março de 2010

ALMA CULTURA - ALMA NO PALCO!

Constantin Stanislavski nasceu na cidade de Moscou em 5 de Janeiro de 1863 e desde muito cedo teve seu primeiro contato com o mundo das artes. Vindo de uma família de comerciantes abastados, seu pai construiu um pequeno teatro dentro de sua própria casa, onde haviam apresentações de peças para o seleto grupo de amigos da família, bem como encontros de intelectuais conhecidos da época.
Aos 25 anos, Stanislavski passa a ser um dos fundadores, junto com Fiédotov dentre outras personalidades, da Sociedade Literária de Moscou, pois havia a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre a arte teatral. Apesar de lhe ter proporcionado certo destaque como ator e diretor, este empreendimento já não lhe era mais suficiente, pois a falta de autonomia financeira o estava levando a arcar do próprio bolso com as despesas, fazendo com que deixasse a sociedade.
Quase dez anos mais tarde, após inúmeras trocas de correspondências com o escritor e professor Vladímir Dântchenco, no dia 22 de junho de 1897 ocorre um encontro histórico que influenciaria até os dias de hoje o teatro mundial. Stanislavski e Dântchenco resolvem fundar o Teatro de Arte de Moscou, do qual tem como objetivo a busca de uma unidade teatral, inovando na forma de interpretação dos atores e proporcionando à platéia uma apresentação da realidade nos palcos, quebrando paradigmas pré-impostos, baseando-se em sérios e aprofundados estudos sobre expressão corporal, vocal e técnicas de preparação do ator. Sua vontade não se limitava a querer construir um sistema com verdades absolutas, mas sim criar a acessibilidade aos atores, indagá-los a respeito da capacidade de cada um e de como o trabalho do ator era capaz de atingir o público.
Dentre os vários métodos experimentados neste local, alguns deles foram levados mais afundo, resultando em uma série de exercícios e técnicas dos quais foram chamados mais tarde de “Sistema”, por Constantin Stanislavski.
Após sofrer um ataque cardíaco no ano de 1928, Stanislavski deixa de atuar e passa a se dedicar apenas à direção e formação de atores e diretores. Ele permanece por muito tempo relutando em escrever um livro que pudesse eternizar seus métodos e inspirar outros artistas, mas uma amiga americana chamada Elizabeth Hapgood juntamente com seu marido Norman Hapgood, conseguiram convencer Stanislavski a publicar seu primeiro livro, A Preparação do Ator, em 1936 com tradução em inglês feita pela própria Elizabeth, do qual enfatiza o trabalho interior do ator.
Stanislavski morre no dia 7 de agosto de 1938, na mesma cidade onde nasceu, Moscou, deixando como legado seus métodos, mais tarde publicados em 7 volumes com tradução em inglês, espanhol, francês, italiano, russo e português e em diferentes títulos.
Bibliografia:
http://www.cptdc.hpg.ig.com.br/Paginas/historia_arte/Mestres/cosntantin_stanislavski.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Constantin_Stanislavski

Um ator e diretor que sabia exatamente olhar, ouvir, perceber como todo ator deveria fazer quando no palco. Seu método é muito usado por escolas de teatro, atores e diretores.
Em nossa Cia uso muito de seus exercícios, sua linguagem é simples, fácil de aplicar basta tentar, repetir, ter vontade, ele fala muito do nosso estado interior, da nossa alma e conseqüentemente da alma da personagem que iremos representar.
Seus livros “A Construção da Personagem” e “A Preparação do Ator” são aulas de teatro para todos nós, leitura obrigatória para atores, diretores e curiosos. Quando li seus livros vi como muito do seu método tem haver com a nossa vida e com algo além, que transcende, ele conseguia enxergar talvez sem saber esse mundo espiritual, o outro lado da vida através de seus exercícios e leitura que fazia da alma humana tanto real como fictícia. Entendia que o teatro era e é algo que está acima de nós mesmos com sua força, energia, o próprio teatro tem uma ligação espiritual, há algo que está acima de tudo o que conhecemos que nos leva a representar, fazer a outra alma.
Stanislavski coloca bem isso para nós atores, a necessidade de no palco sermos a alma da personagem, aquele ser integralmente, ser o outro por inteiro e viver uma outra vida convencendo o público e a nós mesmos de quem somos no momento em que a peça está se desenrolando no palco. Esquecer o eu real e ser o eu ator/ personagem, mas sem perder a concentração, a disciplina e saber exatamente tudo o que precisamos fazer no palco.
O ator nunca vai parar de exercitar, conhecer novos métodos, novas técnicas para desenvolver sua capacidade de interpretação, mas Constantin faz com que o ator conheça sua alma e saiba sobre a alma da sua personagem, agir com a mente, com o físico, com o universo humano.
O teatro faz com que mergulhemos em várias almas e sejamos conhecedores do nosso espírito para que possamos dar vida as almas criadas pelos dramaturgos.
O ator vive várias almas em uma só vida acumula experiências psicológicas que o ajudam a conviver consigo mesmo e com o próximo na vida real, o ator que entende todo o processo de ser o outro acaba por modificar muitas coisas em sua vida, o teatro é um grande modificador de almas!!!!



"Vídeo Arte" - "As Notas" - Isabela (Luciana) e Karin (Patrícia) ensaio com vozes do além!


"Vídeo Arte" - "Glee" - "You´re Having My Baby" - Você está tendo meu filho - Para quem curte ser pai ou mãe um prato cheio!

2 comentários:

Jeferson disse...

Nossa

Viva a Russia,rssssss

Anônimo disse...

O teatro é vida, alma e temos que ter a coragem de enfrentar as personagens sem medo, ter confiança e não antecipar nossa fragilidade, temos que ser livres para o novo sempre.

Bjos e uma ótima 6ºf à todos!