sexta-feira, 19 de março de 2010

ESPÍRITO EM CENA - NOVAS DIREÇÕES!

Quando tive a iniciativa de fundar nossa Cia de teatro convidei um amigo meu que havia coordenado o primeiro grupo do qual participei para dividir a direção do trabalho comigo. Sempre ideal ter mais de uma cabeça pensante na direção, mas alguns acontecimentos pessoais impediram que ele continuasse comigo depois do primeiro mês. Assim fiquei esses quase 4 anos na coordenação e direção do teatro sozinho. Então no final de 2008 surgiu Maria Creuza atriz profissional também com bagagem e experiência. Durante todo o ano passado observei, analisei seu desempenho e vi que poderia colocá-la para dividir a direção da Cia comigo e fui que eu fiz no começo deste ano comunicando o elenco que aceitou na boa, bom dividir as tarefas.
Neste domingo Maria Creuza assumiu sua parte até eu chegar, pois todo segundo domingo tenho um compromisso que vai das 9 às 10, e geralmente começávamos o ensaio às 10:30, com ela no comando o horário está estabilizado das 9 às 12!
Ela aplicou o aquecimento e deu os exercícios, cheguei para iniciar o ensaio de “As Notas”. Ela fez aquecimento com o corpo usando movimentos circulares, quadrados, dança livre e respiração. O ator precisa muito exercitar seu corpo porque no palco ele usa todo seu físico para demonstrar as atitudes das personagens que devem ser naturais mediante aos sentimentos expostos a cada cena. Respiração para saber coordenar as palavras no ritmo certo, no tom exato sem cansar a garganta ou o próprio corpo para falar no palco, pois a voz precisa alcançar projeção para a plateia sem matar o ator. Isso tudo pede muitos exercícios e treino.
Em seguida ela fez uma entrevista com os atores sobre suas personagens em “As Notas” para que haja mais profundidade e conhecimento sobre o outro, sobre aquele que representamos e vivemos em uma hora e meia de peça. Quanto mais o ator buscar sobre sua personagem melhor, quanto mais ficar íntimo dela melhor será sua interpretação, o ator não pode ter nada contra a personagem que representa, precisa ser colaborador, trocar ideias com ela, analisar como é a personalidade que toma emprestada na apresentação, o ator precisa ser ela para convencer o público.
Em seguida comigo presente começamos a retomar o ensaio da peça “As Notas” cujas apresentações serão em abril, dias 17 e 24.
Retomar personagens às vezes não é tão fácil como parece mesmo já conhecendo a sua personalidade, sua história, é como começar de novo, ir acostumando com aquela identidade. Claro o que ajuda é que o texto ainda está fresco na mente e isso faz com que fique mais fácil fazer as cenas, mas ainda não estamos com as personagens de volta integralmente, precisamos retomar e melhorar nossas interpretações, voltar a sentir o que elas sentem, ser o que elas são, viver o que elas vivem.
Nos próximos ensaios precisamos estar mais concentrados, mais disciplinados para que essas personagens se aproximem do ator novamente e haja a interação necessária para que nas apresentações convençamos o público da realidade das suas histórias e que elas deixem algo em cada um que for nos assistir.
É galera como sempre escrevo aqui, fazer teatro não é brincadeira, não é só decorar e subir no palco, tem que suar a alma, o espírito precisa ser outro espírito, é muito trabalho psíquico, mental que engloba o corpo, o físico, o todo afinal.
Neste domingo tem mais ensaios, vamos colocar de pé nossas personagens com suas almas prontas para viver de novo através do corpo do ator.

Galera quem quiser assistir um ensaio nosso só mandar um e-mail para agendar o dia certo. E também critiquem, deem sugestões, ideias, o espaço continua aberto!!!!
teatromonteirolobato@globo.com


Hoje praticamente último dia do verão, aproveitemos essas horas finais da força do sol, da brisa quente que bate no mar, mais um verão que se vai em nossas vidas, o tempo não para...

Fim de semana com estação do ano nova para todos nós!!!

Viva o outono!!!


"Vídeo Arte" - "As Notas" com Isaura (Janaína), Ceci (Maria Creuza), Júlio (Lucas) e Isa (Fabiana). Uma consciência plena da vida, todos estão unidos por um laço... Qual? Da realidade ou da loucura???


"Vídeo Arte" - "As Notas" - Em cena Kaio (Mário), Isa (Fabiana) e Karin (Patrícia) essa é uma falha nossa, não deu para segurar!!!! Concentração zero...


"Vídeo Arte" - "Glee" - "Endless Love" Amor Sem Fim - Amar... O que é o amor, o verdadeiro realmente não deve ter fim... Sabemos amar o outro?

4 comentários:

Anônimo disse...

Amo, amo, amo essa música "Endless Love e o filme tb.
Bjos e bom final de semana à todos!

Jeferson disse...

Os exercicios da Maria Creuza foi muito legal

Faby Vilela disse...

Adorei os exercícios da Maria Creuza, além do que ela participa conosco.
bjs no coração de todos e bom final de semana.
Amanhã tem mais....

Luciana disse...

Também adora esta música Paty.
bjs