terça-feira, 23 de março de 2010

O ESPÍRITO - RAZÃO E INSANIDADE!

Hoje vamos colocar uma questão do livro “O Consolador” referente ao artista, faz parte do item Sentimento – Arte. Qualquer dúvida só perguntar galera!

Questão 165 – Como poderemos entender o psiquismo dos artistas, tão diferentes do que caracteriza o homem comum?
- O artista, de um modo geral, vive quase sempre mais na esfera espiritual que propriamente no plano terrestre. Seu psiquismo é sempre a resultante do seu mundo íntimo, cheio de recordações infinitas das existências passadas, ou das visões sublimes que conseguiu apreender nos círculos de vida espiritual, antes da sua reencarnação no mundo.
Seus sentimentos e percepções transcendem aos do homem comum, pela sua riqueza de experiências no pretérito, situação essa que, por vezes, dá motivos à falsa apreciação da ciência humana, que lhe classifica os transportes como neurose ou anormalidade, nos seus erros de interpretação.
É que, em vista da sua posição psíquica especial, o artista nunca cede às exigências do convencionalismo do planeta, mantendo-se acima dos preconceitos contemporâneos, salientando-se que, muita vez, na demasia de inconsideração pela disciplina, apesar de suas qualidades superiores, pode entregar-se aos excessos nocivos à liberdade, quando mal dirigida ou falsamente aproveitada.
Eis porque, em todas as situações, o ideal divino da fé será sempre o antídoto dos venenos morais, desobstruindo o caminho da alma para as conquistas elevadas da perfeição.

O artista vive em seu mundo muitas vezes. O mundo da criação, o mundo onde ele mergulha para poder elaborar, inventar, fazer sua obra. São momentos de êxtase de total entrega de seu espírito ao mundo extra, além de nós simples mortais, ele enxerga muito mais que nós, ele consegue decifrar símbolos, analogias e coloca em sua obra para que todos possam entender.
O artista é um ser singular, não pode ser comparado a qualquer um, ele tem um jeito particular de ver e sentir a vida que muitos não entendem, e o consideram fora da realidade, em alguns casos o veem como um lunático. Ele tem uma maneira muito própria de viver, estar no mundo, não aceita preconceitos, geralmente não fica no superficial da vida ele mergulha quer sentir, experimentar, vivenciar tudo aquilo que muitos têm medo. Por isso o artista é muitas vezes incompreendido como ser e sua obra julgada como inútil, mas no fundo para ele tudo aquilo tem um sentido muito mais amplo do que podemos supor.
Ele traz em sua bagagem espiritual vivências que o levaram a criação, vidas passadas que hoje refletem em suas criações e talvez ele nem saiba disso, mas tudo que sai de seu espírito tem um quê de passado, de experiência vivida. Ele viaja em si próprio para criar.
Fora que o artista também se desprende da realidade terrena e deixa seu espírito ir para o universo espiritual e lá vê, ouve, vivencia coisas fantásticas que acabam sendo a raiz de sua obra, ele tem mais olhos do que nós para entender esse lado espiritual, além da carne, a maioria dos artistas estão em contato constante com os dois mundos e muitos nem se dão conta dessa realidade. Simplesmente acham que suas criações são exclusivas de sua mente, mas houve toda uma ajuda do outro lado para que ele pudesse criar, ser inspirado, sentir... O artista é um médium em constante comunicação com os espíritos.
Contudo ele precisa tomar cuidado para não se perder dentro de suas obras, de suas viagens, muitos quando entram sem saber o limite da razão, da fantasia, perdem o bom senso, criam obras agressivas, de revolta, outros acabam na loucura, perdem a razão entre as duas vidas, outros se deixam levar pela vaidade, pelo orgulho e fazem de suas obras apenas comércio, e desviam seu caminho do belo, de encantar e marcar a humanidade com sua presença e seus exemplos.
O artista vive em uma linha tênue entre a realidade e a perda da razão, precisa sempre estar se direcionando para o bem quando percebe que começa a não tocar mais seus pés com o chão, a fugir da vida e do público, quando tudo é pensado no bem , na melhoria do próximo, há confiança e uma fé sem abalos, sua obra será eterna e lembrada por séculos de gerações, quando isso acontece podemos dizer que o artista atingiu seu objetivo, sua obra imortal deixou algo como exemplo de vida e de sabedoria. Temos muitos exemplos que não precisamos citar, até hoje obras são lembradas, reverenciadas assim como peças são montadas por séculos sem perderem o brilho e ainda com suas mensagens tão atuais, esse é o verdadeiro artista o que consegue fazer que sua obra seja eterna assim como ele é um espírito eterno.

Quando vamos atingir esse grau???



"Vídeo Arte" - "As Notas" - Karin (Patrícia) e Kaio (Mário) a verdade entre os irmãos!!! Amor ou mágoa???


"Vídeo Arte" - "As Notas" - Isa (Fabiana), Júlio (Lucas), Ceci (Maria Creuza) e Isaura (Janaína) cena onde todos começam a alucinar, a loucura toma conta!!!!


"Vídeo Arte" - "Glee" - "Don´t Stand So Close To Me - Young Girl" - Não fique tão perto de mim garota - Há momentos que não devemos ficar muitos próximos de certas pessoas ou coisas algo perigoso pode acontecer... Hum...

5 comentários:

Anônimo disse...

"Gostaria de viver várias vidas, morar em outros lugares, porque uma vida não seria possível realizar todos os meus desejos. Porém em alguns momentos, consigo trazer a fantasia para a realidade, quando visto um personagem meu".

Jeferson disse...

Nossa seria legal né?

Aline disse...

O que é carmático?

Aline disse...

O que é carmático?

Vitor disse...

Insanidade é continuar a fazer o que você sempre fez, desejando obter resultados diferentes