sexta-feira, 26 de março de 2010

ESPÍRITO EM CENA - REPETIR É RENOVAR!

No último domingo nossos exercícios se concentraram nas personagens de “As Notas” para que os atores pudessem se ligar novamente com essa outra alma que é necessário estar no palco.
Primeiro pedi que relaxassem o corpo, alongassem, e em seguida começassem a ser a personagem aos poucos, primeira no físico, no andar, nos trejeitos, em seguida pensar como a personagem, deixar que os pensamentos levassem aos sentimentos dessas criaturas que precisam sair do papel e tomar vida real em cena. Quando se sentissem prontos poderiam falar sendo a personagem, fazer cenas sozinhas e aos poucos integrar os outros atores e as suas personagens.
Levou um bom tempo para que o exercício acontecesse, houve uma trava, um tipo de não saber bem o que fazer, apesar dessas personagens serem velhas conhecidas. Retomar às vezes não é fácil ainda mais personagens de um drama onde essas almas carregam mágoas, tristezas, dores emocionais, voltar ao clima que a peça pede precisa de todo um processo dentro do ator emocional, físico, psicológico, o ator precisa compreender a história de sua personagem, analisar os atos, os diálogos, as possibilidades que ela, personagem, pode fazer, desejar, ser, viver, há muito estudo dentro das entre linhas do texto para descobrir quem é ela integralmente.
Após o exercício discutimos as dificuldades e discutimos as personagens. Uma tentativa de nos aproximarmos mais de suas vidas. Chegamos algumas conclusões, mas sempre fica algo em aberto, sempre existe uma dúvida porque no fundo as personagens de uma peça, de um drama neste caso, são imperfeitas, fazem coisas que qualquer um de nós poderia vir a fazer, então sempre algo pega, será que ela agiria assim, se ela fosse diferente, se ela não, muitos pontos abertos que precisam na verdade de uma conclusão do ator para colocar a personagem de pé. E mesmo assim em alguns casos o ator chega na apresentação ainda com alguma dúvida sobre a sua personagem, o diretor tenta sanar essas dúvidas para que a interpretação seja a mais convincente possível, tudo isso é um grande trabalho e esforço em equipe.
Após as discussões começamos nosso ensaio a partir da cena 20. E teatro é repetição, é necessário que façamos as cenas várias vezes para limpar, cortar coisas que ficam exageradas, fiz a Fabiana repetir várias vezes algumas cenas da sua personagem Isa, para direcionar melhor as ações, o físico, o emocional, é um trabalho cansativo às vezes porque querendo ou não mexe com o emocional do ator, mas sem repetir muitas vezes uma peça não acontece. Trabalhei a Fabiana em muitos detalhes, na expressão, no olhar, nas falas, aos poucos fomos mudando saindo do clichê propriamente dito e deixando as cenas mais limpas.
Tem pessoas que acham estranho repetir tanto as cenas, a peça inteira, pois acham aborrecido, chato. Só que teatro é fazer e refazer quantas vezes forem necessárias porque vamos aperfeiçoando, melhorando as cenas, as interpretações, e no fundo nunca é chato porque cada ensaio é diferente, cada repetição é singular, não se repete se renova a cada instante.
Teatro é a vida real, porque a vida nossa é “rotina” fazemos quase todos os dias as mesmas coisas e falamos com as mesmas pessoas, é uma peça em tempo real. No entanto se percebermos descobriremos que nessa “rotina” muitas coisas novas acontecem, sempre há um ingrediente novo, uma nova atitude, no ensaio de um teatro também segue o mesmo ritmo da vida, parece igual, mas não é!
Conseguimos ir até o final da peça. No próximo domingo vamos ensaiar por inteira da primeira a última cena, e ainda há muito que acertar, a vida é intensa, o teatro é energia, tudo é criação, imaginação, pensar, ser, fazer no palco ou na realidade de nossas almas.

Isso aí galera mais uma semana que se vai, e estão todos convidados a assistirem um ensaio nosso, para isso é só mandar um e-mail e agendaremos a visita, podem pedir vídeos, mandar textos, críticas, ideias, sugestões, o espaço é universal!!! teatromonteirolobato@globo.com

Nossa vida é um teatro, o teatro é uma vida e nós atores eternos!!!


"Vídeo Arte" - Falha Nossa!!! Risada sem fim!!! Cadê o drama??? Sumiu...


"Vídeo Arte" - "Glee" - "Lean On Me" - Confie em mim - Todos nós precisamos confiar em alguém, em algo, acreditar, e sempre há no que ou em quem acreditar basta abrirmos nossos olhos e corações. Confiar em nós mesmos é o primeiro passo!!!


4 comentários:

Anônimo disse...

Que todos tenham um super final de semana com muitas alegrias, sorrisos e muita magia.
Beijos, beijos, beijos, beijos!!!!!

Luciana disse...

Pessoal mais uma semana que acaba, e mais um fim de semana para curtimos.
Espero que todos tenham um ótimo fim de semana.
bjs. no coração.

Faby Vilela disse...

Amigos...excelente final de semana...bjks no coração

Jeferson disse...

Realmente quase todos não entraram na personagem,demorou muito mais que estava previsto.
Espero que esse domingo consiguemos nos testravar.
Bjosss