sexta-feira, 5 de março de 2010

ESPÍRITO EM CENA - OS OLHOS FALAM!

Neste último domingo realizamos novos exercícios para que fiquemos “quentes” para voltarmos a ensaiar “As Notas” o que pretendo começar neste próximo domingo.
Primeiro realizamos um aquecimento onde pedi a todos que relaxassem o corpo e em seguida falei palavras com as quais eles teriam que formar quadros tipo: nuvem, eles precisavam representar a nuvem de alguma forma, e assim foi com tristeza, loucura, abutre, ou seja, vale qualquer palavra nesse jogo, substantivo, abstrata, sentimento, o ator reage conforme sua mente cria e seu espírito sente.
O importante é que o ator tente não fazer o clichê, quando é falado por exemplo frio, ele não deve simplesmente esfregar os braços e se encolher todo, afinal há várias maneiras de fazer o quadro com essa palavra. O ator em certos momentos precisa fazer algo diferente, sair do habitual da encenação, há cenas, ou mesmo peças que são puros clichês e aí não dá para fugir de algumas formas já criadas e tradicionais dentro do teatro, mas mesmo assim pode-se de alguma maneira inovar, o ator não pode ser acomodado e fazer o que sempre faz, encenar é estar constantemente em mutação.
Depois comentei sobre os improvisos da semana passada, onde o que faltou principalmente foi a alma das personagens em geral, não foram improvisos ruins, aliás foram criativos, mas faltou mais emoção mais humanidade na composição das personagens para elas poderem ser verdadeiras ao público. Isso é um trabalho contínuo do ator de chegar na alma da sua personagem, muita concentração, muito desprendimento, disciplina e saber sentir o que o outro sente, é uma viagem em outro ser, leva em alguns casos um tempo para chegar-se onde cada um precisa, mas é essencial a alma do outro estar em cena.
Em seguida dei um outro exercício onde eles teriam que falar pelos olhos. Em pares sentaram de frente um para o outro e olhar fixo nos olhos, concentração e total atenção nos olhos do companheiro que contava ali uma história, algo que eu fui pedindo como contar uma mentira, verdade, loucura, sonho, tristeza, etc.
O ator precisa se entregar totalmente ao exercício para poder ler os olhos do outro, porque pelos olhos passam os sentimentos, a verdade da história, os olhos transmitem emoção, vida, são reais, quando em cena os atores necessitam olhar nos olhos de quem estão contracenando para que haja verdade na cena e o público receba a emoção e os sentimentos das personagens como se elas fossem reais.
Um jogo difícil, quase ninguém acertava a história que estava sendo contada pelos olhos, expor os sentimentos pelo olhar não é fácil, porque geralmente nós ficamos expostos, pois, os olhos não mentem passam o que realmente sentimos, e isso na vida real quase nunca fazemos, olhar nos olhos com quem conversamos, os olhares são evitados, mas em cena no teatro o olhar é essencial para que boa parte da interpretação seja verdadeira e emocione a platéia.
Troquei de pares várias vezes, mas mesmo assim ainda foi complicado todos conseguirem mergulhar no olhar do outro e desvendar a história que ali era contada. Com certeza voltarei a esse exercício para prepará-los cada vez mais para em cena serem a alma do outro.
Como sempre escrevo atuar não é só decorar falas, tem um processo muito longo para construirmos a personagem e ela finalmente falar.
Olho no olho no palco e na vida! Sejamos reais!

Galera os comentários de todos nesta semana foram excelentes. Como sempre sejam bem vindos e esse espaço é de cada um, podem escrever o quanto quiserem, não há problemas com relação a isso. Sempre Aprendiz seu texto é cheio de sentimentos, concordo plenamente com você precisamos nos amar mais e deixar tantas frescuras de lado, viver o essencial amando a nós e a todos e tudo, sem reclamar. Anônimo Junior a música está em nossa alma com certeza, ela toca incessantemente para sermos felizes, somos nós que muitas vezes ficamos surdos por causa das coisas da vida e não cantamos o que precisamos cantar. Vamos chacoalhar nossas bases e mudar galera! Valeu pelo apoio e pelas palavras de todos, escrevam sempre, e realmente Sempre Aprendiz não é fácil gerenciar um blog, haja cabeça para tanto, por isso que eu acho que sou louco, hahaha, mas eu adoro esse espaço e vocês!!!! Escrevam sempre, opinem, critiquem, mandem sugestões aqui pelos comentários ou através de nosso e-mail: teatromonteirolobato@globo.com
Peçam vídeos, enviem fotos, façam o blog vivo de emoções e sentimentos!!!
Valeu galera, um fim de semana dez para todos nós!!!!
Dia 12 de março é aniversário da Jacqueline, pronto contei...

Álbum Alma Espírito!!!

Lucas na sua dupla personalidade em cena! O Médico e O Monstro!!! Isso dá medo... Hahaha!! Ótima interpretação, o garoto cresceu...


"Vídeo Arte" - Lucas fala um pouco sobre o teatro e ele!


"Vídeo Arte" - "Glee" - "Somebody To Love" - Alguém para Amar - Todos nós precisamos um ser para amar, mas principalmente precisamos nos amar para amar o outro e sermos amados, vamos nos amar e aí sim chegaremos no alguém...

8 comentários:

Bruno Cavalcanti disse...

"Outros olhos e armadilhas".

Achei a citação propícia pelo nome do post.

Realmente, foi um domingo realmente cheio, e, a partir de agora, ficará cada vez mais cheio... e eu mal posso esperar! Go Notas, go, go, go!

AnônimoJunior disse...

Olhares retrospectivos, introspectivos.
Olhares circundantes, prospectivos.
Olhares transcendentes e, no conjunto contínuo desses olhares vou me constituindo e me construindo como pessoa.


Pode-se "olhar" um ensaio do grupo?
Bom final de semana.

Marlene disse...

... quando a boca cala e o corpo não se expressa, nada me diz tanto...um olhar...o coração "fala" através de um olhar...

Adoro olhos...olhar...olhares...

Bom final de semana.

Jeferson disse...

Os exercicios foi legal, tinha ate quadro se movendo, rssss

Unknown disse...

ahhh sim os exercicios foram realmente muito bons......apesar de eu ter ficado com um pouco de medo....ahsuhsuhsah



num sabia que era tão facil assim "ler" minha mente..... ^_^

SempreAprendiz disse...

Olho nos seus olhos e sei quem você é! Eu tenho uma mente, mas não sou essa mente. Minha mente é a ferramenta que tenho para criar as emoções, o comportamento e o corpo físico, assim como as coisas que atraio para a minha vida. Minha mente é a ferramenta que tenho para "ler" a sua mente. Mas, porque ainda não desenvolvi o controle total de mim mesmo, minha mente às vezes me governa, em vez de eu controlar minha mente. Minha mente, às vezes "ainda" me engana! A mente é o meu instrumento mais valioso, mas não é aquilo que “Eu” sou.

Jeferson disse...

Mas Lucas, do começo ate agora vc desenvolveu muito
Parabéns

Luigi disse...

“Que as forças cegas se domem pela visão que a alma tem!” – Fernando Pessoa