quarta-feira, 24 de março de 2010

ESPÍRITO DA ALMA - "ASSALTO TEATRAL"

Cena 01 – (Um teatro vazio. No palco dois atores ensaiam uma peça. Discutem sobre suas personagens. Estão sozinhos. O diretor saiu. Luz somente no palco, platéia às escuras. Lúcio e Maira estão no centro do palco, olhos nos olhos, no momento estão entre as suas personagens e serem atores.)

Lúcio (Impaciente.) – Não sei como te falar... (Maira interrompe.)
Maira – Não é melhor mudar o tom?
Lúcio – Não sei, essa personagem é tão estranha.
Maira – Estranho é você.
Lúcio – Olha quem diz, e você que até hoje não achou sua personagem. Já procurou na rua?
Maira – Engraçadinho. Ela é apenas uma, uma, sabe...
Lúcio (Olha para ela com ar de cínico, quase rindo.) – Ela o que?? Ela é uma mulher moderna, sofrida, que tem dúvidas sobra a traição...
Maira – Será? Não sei. Ela é chata.
Lúcio – Não faça julgamentos contra sua personagem, precisa gostar dela, lembra que o diretor discutiu isso conosco...
Maira e Lúcio (Juntos.) – Devemos gostar de nossas personagens independente do que elas são ou façam.
Lúcio – Tudo bem eu falei que a minha é estranha. (Eles ouvem um barulho vindo da platéia.)
Maira (Assustada.) – Você ouviu isso?
Lúcio – Parece que vem lá do fundo da platéia. (Ele grita.) – Hei tem alguém aí?
Maira – Será que é o diretor? Ele saiu faz tempo falou que ia voltar e não voltou até agora, será que é tarde???
Lúcio – Não se preocupe Maira.
Maira – Fácil falar... (Ouvem outro barulho como se alguém houvesse tropeçado e caído.)
Lúcio (Vai para boca de cena.) – É você diretor? (Ele pensa.) – Já sei Maira deve ser algum elemento surpresa para que nós reajamos na peça com nossas personagens, esse diretor é bem diferente...
Maira – Tomara.. O que fazemos então?
Lúcio – Se for um jogo teatral vamos entrar na dele. Vamos continuar o ensaio. (Ele volta para o centro do palco fica de frente para Maira.) (Do fundo da platéia vem correndo Nelson com uma arma em punho apontando para os dois.)
Nelson – Isso é um assalto, vamos quero toda grana!
Maira (Leva um susto.) – Meu Deus!
Lúcio (Sussurra.) – Relaxa, é o elemento surpresa do diretor, ele deve estar lá no fundo vendo nossa atitude.
Maira – Sei não esse revólver parece de verdade.
Nelson – Os bonitões querem para de cochichar e me atenderem.
Lúcio – Tá legal você disse assalto... (Olha para Maira.) Se deita no chão. (Lúcio Deita.)
Maira – O quê?
Nelson – Não estou brincando. (Ele sobe no palco.) – Vamos quero a grana, relógio... (Maira deita.)
Maira – E agora, é real ou elemento surpresa?
Lúcio – Elemento surpresa com certeza, deixa comigo.
Nelson – Quem mandou vocês deitarem??? Eu tô com pressa. Olha a arma na minha mão...
Lúcio – Olha meu camarada aqui só tem nós dois, somos atores e não estamos com dinheiro.
Nelson – Isso eu sei que são atores, vi a porta do teatro aberta e entrei pra arrancar algum de vocês atores bacanas. Cadê as carteiras, bolsas??
Maira – Moço olha eu não trouxe nada disso, mas eu tenho um chiclete no meu bolso, se interessar...
Nelson (Se aproxima de Maira aponta o revólver para sua cara, ela olha para a arma hipnotizada.) – Eu não quero conversa fiada vamos o dinheiro alguém pode aparecer.


Lúcio – Verdade cara nós estamos sem grana aqui e depois você podia exagerar mais na interpretação tá muito devagar, seja mais bandido, mais áspero.
Nelson (Surpreso sem entender nada.) Como? Você quer me ensinar a minha profissão?!
Maira – Não ele só disse que você poderia ser mais realista.
Nelson (Olha para os dois. ) – Vocês são loucos é? Eu estou assaltando vocês, tenho uma arma apontada para fuça de vocês e vocês querem que eu faça o que vocês pedem?
Lúcio (Levanta e vai direto até Nelson.) – Olha é que geralmente o assalto tem mais violência, o ladrão está mais excitado, nervoso... É teatro, o público gosta.
Maira (Levanta e vai para o lado dos dois.) – E você demorou a entrar, fez barulho demais, tropeçou que eu vi (ela dá risada.) – Seja mais durão, mais ladrão...
Nelson – Quieto os dois. Isso é sério.
Lúcio (Bem mais próximo de Nelson.) – Claro que é sério. Tem muita gente que acha que teatro é coisa de quem não tem o que fazer na vida, vagabundo...
Maira (Mais perto também.) – Marginal, prostituta, gay, o ator ainda é meio discriminado, imagina ladrão então. (Ela cutuca Nelson.)
Nelson (Nervoso.) – Chega!!! Agora quero os dois calados se não tem dinheiro, quero as roupas, vamos os dois tiram tudo.
Lúcio – Ih ninguém me avisou que teria cena de nudez na peça, vou ter que cobrar mais.
Maira (Indignada.) – Nem eu fui avisada, li o texto pensando em ser coisa séria, e agora inventam essa, vou falar com meu empresário.
Nelson (Olha para cima.) – Eu vou matar esses dois... (Ele eleva os braços para o alto, neste instante Lúcio em um golpe tira o revólver de Nelson e aponta para ele. Maira fica ao seu lado e Nelson olha para os dois espantado.)
Lúcio – Agora você vai ver o que é ser ladrão de verdade.
Nelson – Eu vou acabar com vocês.
Maira – Calado fica quieto e se ajoelha.
Nelson – O quê?
Lúcio – Isso mesmo de joelho o cara de formiga. ( Nelson ajoelha. Lúcio se aproxima com a arma em punho. Agarra o cabelo de Nelson, está furioso.)
Lúcio – Você vai fazer tudo o que pedirmos e sem reclamar. Entendeu?
Nelson (Começa a ficar com medo.) – Acho que sim...
Maira (Se aproxima dele e dá um tapa na cara de Nelson.) – Entendeu sim bonitinho. Vai fazer o que queremos.
Nelson (Com medo.) – Claro pode deixar moça agora entendi.
Lúcio (Mete o revólver dentro da boca de Nelson.) – Tira tudo dos bolsos e rápido se não vai ficar sem falar, vamos cara. (Ele dá um pontapé na barriga de Nelson. Rapidamente Nelson começa a tirar tudo o que tem no bolso de sua jaqueta enorme. Carteiras, dinheiro, cartões de bancos, algumas jóias...)
Maira (Surpresa.) - Nossa cara você parece bom, mas não é.
Lúcio – E olha que tudo isso é acessório de cena. E parece bem real.
Nelson – Pronto não tenho mais nada. (Lúcio dá um tapa na cara dele.)
Lúcio – Isso é para aprender a ser mais rápido. (Maira vai até a coxia e volta com uma mochila.)
Maira – Vou colocar tudo aqui dentro e depois nós dividimos. (Eles se ajoelham para guardar os objetos na mochila. Lúcio apontando o revólver para Nelson que fica impassível, atônito com a situação. Os dois colocam tudo dentro da mochila e levantam.)
Lúcio – Você fica quieto até nós sairmos do teatro.
Maira – Fica na tua cara senão leva chumbo. (Ela arranca o revólver da mão de Lúcio e aponta para Nelson que treme nessa hora.)
Nelson – Mulher com arma na mão é desgraça, socorro...
Maira – Cala a boca moçinha. (Ela atira só para assustar e acerta de raspão o ombro de Nelson. Ela se assusta com o tiro.) – Nossa essa bala de festim é quase real.
Nelson – Vocês são loucos. É bala de verdade, ai meu ombro...
Lúcio (Ri alto.) – Isso é para você aprender com quem está mexendo...
Maira – Nossa olha foi tudo bem planejado tem até um pouco de sangue saindo do ombro do cara.
Lúcio – Esse diretor é loucão. Sangue cenográfico.
Nelson – É meu sangue mesmo seus vândalos.
Lúcio – Quieto camarada. Agora vamos sair e você fica aí em silêncio, nem um piu.
Maira – Da próxima vez acerto a cabeça para ver se tem cérebro.
Lúcio – Vamos embora. (Eles saem pela platéia.) – Que elemento surpresa fraco.
Maira – Pensei que tava lidando com uma produção de primeira e mandam esse atorzinho de quinta...
Lúcio – Quero ver a cara do diretor depois de ver nossa cena deve ter delirado.
Maira – Ele deve ter pensado que lidava com dois atores amadores... Caiu do cavalo derrubamos o elemento surpresa. (Os dois riem e saem de cena.) (No palco Nelson levanta tonto com a mão no ombro que sangra.)
Nelson – Juro que nunca mais assalto ninguém, nunca mais. (Ele olha para o teatro, dá um giro olhando o palco.) – Isso aqui deve ter alguma ligação com o diabo, com a loucura, nunca mais me meto com atores... Eles não são normais!
(Ele sai de cena pela coxia. O palco fica vazio. Blecaute.)

FIM


"Vídeo Arte" - Jeferson interpretando Isabela em "As Notas"! Uma imitação quase perfeita, só risadas!!!


"Vídeo Arte" - "As Notas" - Isabela (Luciana) e Karin (Patrícia) algumas verdades precisam ser ditas!!!



"Vídeo Arte" - "Glee" - "Crush" - Paixão! - O que há entre o amor e a paixão? O que dura mais? Quem ama? Quem se apaixona?? Mistérios dos relacionamentos!!!

Um comentário:

Jeferson disse...

Bom Dia

Gente o pessoal some as vezes,rsssssss

Vamos comentar.

Bjosss do meio gordinho