sexta-feira, 12 de março de 2010

ESPÍRITO EM CENA - SUSSURROS DA VIDA!

No último domingo fiz o elenco relaxar e sussurrar. Isso mesmo, eles relaxaram e sussurraram. Antes dei um alongamento corporal esticar mãos, pernas, cabeça, e em seguida todos deitaram no chão, totalmente relaxados, sair do mundo em volta e aos poucos desligar a alma da realidade e entrar em outra dimensão.
Aos poucos fui dando comandos para que eles saíssem da realidade, mentalizar frases e repeti-las como um mantra, frases de efeito saudável, otimistas, depois eles percorreram com a mente várias partes do corpo, sentir, localizar cada órgão com a mente e mentalizar o bem estar desse órgão.
Logo depois mentalizar imagens de lagos, campos, universo, etc, cada um escolheu sua imagem mental. E viajaram com a alma, e aos poucos fiz eles sentirem o espaço de novo, a vida em volta e levantaram cada um no seu momento, refeitos.
Esse relaxamento tem como objetivo atingir um estado de paz entre a vigília e o sono, não é para dormir, mas para sentir como se a alma entrasse em contato com o espaço além do nosso.
Praticamente todos conseguiram atingir um outro nível de realidade, voltaram mais calmos, em harmonia e prontos para o próximo exercício, incrível que este eles fizeram com total concentração e em silêncio, um fato bem raro em nossa Cia.
Então fomos todos sussurrar em cena. No teatro dependendo da peça e da cena é necessário que as personagens sussurrem entre si, contudo a platéia precisa ouvir o que elas falam. Para isso o ator precisa projetar sua voz em sussurro, mas audível para todos.
Os primeiros exercícios é relaxar a garganta falando em voz alta palavras, frases com os pés no chão para que a vibração venha dos pés e suba pelo corpo e aos poucos transformar tudo isso em sussurro em cena. Em seguida em duplas montamos cenas com situações para que pudessem sussurrar, foi médio, em alguns momentos eles esqueciam de sussurrar e falavam normal. Para sussurrar o ator precisa estar bem concentrado sobre o seu texto, a personagem e não esquecer que o público precisa ouvir o sussurro havia horas que não se ouvia o sussurro e nem se sabia o que ocorria, hahaha.
Sussurrar implica em que estamos contando algo de alguém geralmente perto ou no ambiente e não queremos que ela saiba de nossa indiscrição ou fofoca mesmo. Olhamos de lado, ficamos sem graça, disfarçamos e até tratamos nossa vítima com simpatia, mas por trás dá-lhe sussurros...
No teatro essas cenas são em situações de fofoca, arquitetar planos, falar segredos, mentir, indiscrição, casa muito com a comédia, mas pode entrar no drama também. Muita disciplina para conseguir ser natural e convencer o público dos sussurros das personagens.
Ao final começamos a ler “As Notas” para retomar nossos ensaios para as duas apresentações que teremos em abril, aguardem mais notícias...
O teatro abre cada vez mais caminhos para que possamos nos expressar melhor não só no palco, mas também na vida, expande nosso espírito a conhecer e sentir outras dimensões da vida que estão bem aí ao nosso lado e só não notamos às vezes por estarmos fora da sintonia da nossa própria alma, teatro é alma espírito, vida além da nossa imaginação...
Você sussurra???

Galera valeu pelos comentários esta semana, a poesia do tempo mexeu com todo mundo e realmente dá muito que escrever, mas nunca esquecer que o tempo cura tudo, deixa as marcas para trás e elas também com tempo somem, isso dependerá de como fazermos nossos trajetos na vida. Dez galera voltamos semana que vem!!!

Fim de semana no sussurro... !!! Segredo no que faremos...




Álbum Alma Espírito!!!

Eu ator e diretor em momento de relaxamento e pensando em que sussurrar... E como, de quem, e onde... Lógico só em cena, assim espero...



"Vídeo Arte" - "Glee" - "Bust A Move" - Arrebentar um movimento - Fazer barulho, causar impacto, tocar os outros assim é a vida também dentro do teatro, mexer com o íntimo de todos!!! Vamos arrebentar no bom sentido...

11 comentários:

Luciana disse...

Oi pessoal esses exercícios foram ótimos, relaxamos muiiiiito.
Bom fim de semana a todos.
bjs

Jeferson disse...

OI Lu, nem me fala, adorei o exercicio de concentração, muito bom, quero fazer de novo

Marta disse...

Boa Noite

Anônimo disse...

Pena! Não pude estar presente. Bjos e um ótimo final de semana!

Faby Vilela disse...

Patt...foi muito bom...até o Jeff conseguiu...você acredita????rsrsrsrsrsrs

Jeferson disse...

Não entendi?????

Anônimo disse...

SERÁ QUE ELE CONSEGUIU MESMO? RSSSS

Jeferson disse...

Olha aqui vcs estão zuando comigo é?

Luciana disse...

Ohhhh coitado do Jef..rsrsr
conseguiiiiiiiiu.rsrsrs
bjs

Luigui disse...

Meditar não é refletir, mas esvaziar a mente. O silêncio desperta a alma e a mente vazia nos conecta com o Universo. Em busca do autoconhecimento, o não-fazer nos prepara para o que deve ser feito.

Eremita disse...

Deixe vir, deixe ir, meditar é aprender a esquecer...