quinta-feira, 17 de junho de 2010

ALMA CULTURA - SEPARAÇÃO?! MOSTRA QUALIDADE COM DIVERSÃO!

Os seriados trazem para nós uma dramaturgia mais moderna. As personagens geralmente estão construídas, tem uma função objetiva, apesar de também ser uma obra aberta onde cada episódio novas surpresas acontecem, as personagens tem uma função direta, o texto é mais enxuto porque precisa contar uma história em uma hora ou meia hora, no caso americano, eles têm lá o drama que geralmente é um seriado familiar, os policiais de vários tipos, e as sitcoms que são as tradicionais comédias de situações, sucessos há anos nas televisões americanas.
Aqui nossas emissoras estão entrando na onda dos seriados há algum tempo. Na verdade desde a pioneira TV Tupi os seriados vêm ganhando campo em nossas telas. Seriados antigos fizeram sucesso como “Alô, Doçura”, “O Falcão Negro”, e outros. Depois durante uma boa época as telenovelas tomaram conta, mas sempre um seriado despontava.
Hoje a quantidade de seriados é bem maior e muitas tentativas e propostas estão sendo experimentadas, os seriados são uma boa alternativa na teledramaturgia atual.
A Globo é a emissora que vem investindo mais pesado nessa área dos seriados com lançamentos constantes em sua grade. A nossa cultura televisiva está dando cada vez mais espaço a essa dramaturgia que pode explorar alguns temas mais profundamente e ir além que a novela comum do dia a dia.
Na nova safra de seriados lançados em abril deste ano um vem chamando atenção pela sua ousadia, humor e atuação. “Separação?!” com certeza é o grande destaque da grade da emissora carioca.
O seriado conta a história de Karin (Débora Bloch) e Agnaldo (Vladimir Brichta) um casal que vive no limite de sua relação prestes a separação definitiva, mas não conseguem assumir isso um para o outro e vivem em mil guerras durante todos os episódios que são de humor impagável onde há muito tempo não se ria com vontade, certas cenas são hilariantes de cair no riso de tanta loucura, contudo, essas cenas e loucuras refletem uma realidade que muitos casais vivem.
Cada episódio enfoca um sentimento, uma situação que acaba sempre no limite de todos. Para muitos talvez possa parecer ofensivos certos termos usados, certas escatologias, só que os autores Alexandre Machado e Fernanda Young simplesmente usam e mostram aquilo que fazemos em nossas casas, dentro de quatro paredes e não admitimos, o seriado escancara a vida íntima de muitos de nós com um humor de primeira.
As atuações de Débora Bloch e Vladimir Brichta são inusitadas a expressão corporal de ambos é um fator de sucesso de suas personagens, o andar, as caracterizações nas cenas mais absurdas e que podem acontecer, fazem com que esses atores demonstrem um lado cômico diversificado e com muita energia física. Além do casal protagonista há personagens inusitadas como a ótima Cinira (Cristina Mutarelli) a diretora da escola onde Karin trabalha e que funciona como uma conselheira sentimental. Há Delavega (Kiko Mascarenhas) o peruano que vive sabotando Agnaldo dentro do emprego com todo tipo de piadas e a chefe de Agnaldo, Anete (Rita Elmor) que é cheia de neuroses, mas que tem uma queda enorme por Agnaldo e o narrador que liga as situações das personagens com os telespectadores envolvendo todos nós nas histórias bem malucas desse casal que briga o tempo todo, porém não se separa. A direção do seriado é de José Alvarenga Jr.
Com um texto delicioso que brinca com várias situações, atores de primeira, direção acertada “Separação?!” é um grande programa para a noite de sexta. Uma comédia que traz com humor a realidade de um casamento fracassado que tenta se segurar de todas as formas. Quantos não estão nessa situação e não admitem o fracasso da relação? É ver, rir, mas a acima de tudo refletir não estamos sendo Karins e Agnaldos???
Este seriado é mais uma maneira de mostrar como a televisão pode ser inteligente, divertir e colocar muitos assuntos em discussões dentro de nossos lares. A TV precisa constantemente inovar em temas, textos, mas não pode deixar de fazer suas produções com paixão, vontade e pensar mais no lado artístico do que comercial para que possa ter programas de qualidade e sensibilidade feita para o público e com certeza pensar no que esse público quer ver. Qualidade de texto, atuação e produção é que nós esperamos de todas as emissoras.
TV também é cultura! Onde ela está em nossas emissoras de canais abertos?


"Vídeo Arte" - O Julgamento - Criação e improviso dos atores! Um julgamento onde tudo é válido menos a justiça!!! Hum bem verdadeiro não acham?...



"Vídeo Arte" - O Roubo - Criação e improviso dos atores. Tanta loja para roubarem e escolhem uma sex shop, nossa, só podia dar no que deu...


"Vídeo Arte" - Abertura de "Separação?!" Rede Globo sextas às 23:00!


"Vídeo Arte" - "Separação?!" Cenas do primeiro episódio!

3 comentários:

Jeferson disse...

Legal esse serie que passa na globo de sexta.
A Patê que quer ter um culote,rssss

Jeferson disse...

Parabéns ao Victor, pelo seu desempenho com a minhoca,rssss e a Jú tb no Sex Shop,rssss

Anônimo disse...

Rssss.... Jef, Jef, não espalha rss...