sexta-feira, 11 de junho de 2010

ESPÍRITO EM CENA - DRAMAS E COMÉDIAS!

Nosso domingo de ensaio foi diferente porque na verdade não ensaiamos por não termos apresentações mais até agosto. Realizei vários jogos teatrais onde eles pudessem exercitar tanto o drama como a comédia.
Começamos a trabalhar em nosso novo projeto e precisaremos muito fazer muitos exercícios de drama e comédia, pois a nova peça irá ter cenas que misturaremos muitos desses ingredientes, em dado momento drama em outro comédia.
O ator precisa exercitar essas formas, sentir, saber mudar corpo, face, voz, atitudes, depende do tipo de peça de cena, dramática, cômica, é necessário todo um jogo não só de corpo como de emoção, sentimento e de posição no palco.
Apliquei jogos de improvisação, pedindo que fizessem comédia ou drama, sem texto, tudo foi criado por eles eu apenas dei o tema a ser apresentado e a forma, comédia ou drama.
Interessante ver como eles desenvolvem as cenas. Em dado momento tudo é muito cuidadoso, mesmo sendo uma improvisação, a cena é feita com muita originalidade, com começo, meio e fim. Há outros momentos que tudo é jogado, começa até bem e termina muito estranho, de repente, sem final, ou tem um começo ruim e um final muito bom, improvisar tudo acontece.
E nesses jogos é que vamos vendo como cada um se comporta como o ator trabalha consigo mesmo, os jeitos, os vícios, as técnicas, a originalidade de cada um. Descobri coisas boas em muitos e claro precisamos corrigir muitas outras ainda.
Cada ator tem uma característica um pode pender mais para a comédia, outro mais para o drama, outro consegue se sair bem nos dois ou em outros tipos de peças, melodramáticas, fantasiosas, infantis, mas o ideal é que o ator possa se sair bem em todos os tipos de peças. Ele precisa aprender a representar em qualquer situação, aceitar todos as personagens sem medo, é arriscar, descobrir, encarar, e isso só conseguimos fazendo.
Cada cena por eles feita verifiquei tudo o que podia, postura, voz, atitudes, se funcionou o drama e a comédia. Houve cenas que começaram dramáticas e viraram comédias ou vice e versa. Não conseguiram segurar a onda até o final.
Contudo o resultado foi positivo no geral, precisamos fazer muito, trabalhar muito, mas o caminho é esse. O texto da próxima peça ainda está sendo trabalhado, escrito, tem muito para colocar no papel, e irei trabalhar com eles nesses próximos ensaios muito do que farão em cena.
O teatro é um trabalho artesanal, de passos, muita repetição, muito aprimoramento, muito aprender a toda hora, porque ele é acima de tudo sentimento e emoção!
Os exercícios irão nos ajudar muito em todos os aspectos, às vezes parece que não tem nada a haver com nada e só mais lá na frente que o ator entende o porquê de ter feito tal coisa antes, é uma descoberta constante e ininterrupta, cada ensaio, cada jogo teatral nos descortina muito mais do que imaginamos, se não for no momento, será na hora em que o ator precisar.
Trabalho novo, direções novas, mas ainda teremos uma apresentação do drama “As Notas” em agosto!!! Aguardem mais notícias!!!
Teatro é ação estaremos em cima de uma nova produção, contudo ainda estaremos envolvidos com “As Notas”, saber fazer dois trabalhos ao mesmo tempo, diferentes personagens é um exercício e tanto para o ator!!! A cabeça vai pirar!!! E isso é maravilhoso!!!!

Álbum Alma Espírito!!!

O elenco em aquecimento antes de entrar em cena. Nesse momento tudo pode acontecer!!! Aquece muito mais do devia às vezes!!!


"Vídeo Arte" - Craig Armstrong - "Glasgow Love Theme" - Tema de amor de Glasgow - Cada um tem um tema musical na vida, podem mudar conforme está nossa vida. Músicas alegres, tristes, suaves, nosso tema sempre irá mudar...

3 comentários:

Malka disse...

Não entendo de teatro, menos ainda da arte de interpretar, mas fico imaginando que todo ator/atriz tem a chance de “sentir” a vida sob a visão de uma outra pessoa. Então, se ele(a) for sagaz poderá usar desta ótica para aprimorar a própria vida. Afinal, a vida que existe dentro de cada um de nós é uma “pérola” pulsante no teatro de nossa existência. Independe de sucessos, fracassos, cor, idade, nacionalidade ou condição social. Cada qual é um mundo único. Cada qual é uma história... um ser pronto a ser “regado”, “cuidado” e “colhido”!

Elisha disse...

Imaginando? Quer dizer que tem certeza, né? “Sentir” a vida sob a visão de outra pessoa! srsrsrsrsr Sagaz? Só quem não te conhece para acreditar que não! Também não entendo nada de teatro, mas confesso que tenho papel importante e de destaque no teatro da vida! Como você, você e você! Estou certo, né? Tenho certeza e é isso ai: cada um de nós interpreta sua própria história! Planta as sementes, rega a terra, cuida e colhe! Esse é o verdadeiro teatro. O teatro da vida! Da minha, da sua, da nossa vida!!!

AnônimoJunior disse...

O teatro não é apenas um acontecimento, é um modo de vida. Embora muitas vezes não tenhamos consciência disso, as relações humanas são estruturadas de modo teatral: o uso do espaço, a linguagem do corpo, a escolha das palavras e da modulação da voz, a confrontação das ideias e das paixões, tudo o que fazemos sobre o palco, fazemos também nas nossas vidas: o teatro somos nós! Uma das principais funções da arte do teatro é trazer à nossa consciência os espetáculos da vida cotidiana onde palco e salão, atores e espectadores se confundem. Somos todos artistas: ao fazer teatro, aprendemos a ver essas coisas que saltam aos nossos olhos, mas que não podemos ver, a tal ponto estamos pouco habituados a olhar.
O teatro é a verdade escondida.

(Texto de Augusto Boal - Diretor Teatral)