sexta-feira, 18 de junho de 2010

ESPÍRITO EM CENA - CUIDADO IMPROVISO!

Nós estamos nos preparando para a nossa nova produção que se tudo der certo estréia até o fim do ano, o texto está na gestação, muitas pesquisas foram feitas e estamos fuçando tudo o que podemos. Essa nova peça na verdade é uma homenagem, não vou aqui falar sobre o que é até o texto ficar pronto e começarmos mesmo nossos trabalhos em cima dele e tudo mais que faremos, aguardem próximos posts.
No entanto estamos trabalhando em nossas aulas aos domingos exercícios para a nova produção. Estamos fazendo acima de tudo improvisos. Dou o tema, o tipo de situação e deixo que eles atores façam toda criação. Eles têm liberdade de criação, tempo que quiserem para apresentação, escolha de figurinos, objetos de cenas, a imaginação prevalece.
A improvisação é um excelente jogo teatral para que nós atores possamos conhecer nossa capacidade de criar dentro da cena teatral. Nisto entram tempo da apresentação, saber criar um texto, mesmo que na hora, que prenda o público, tenha ingredientes como um bom conflito, personagens bem desenhadas, surpresas, deixe o público preso no que está vendo, onde queremos chegar com tal improvisação, qual o objetivo da nossa apresentação, quem queremos atingir, qual nosso público, tudo isso e muito mais precisam estar na mente dos atores.
Não é criar por criar, por ser mostrar, fazer seu show e pronto, não, é muito maior porque atingimos muitas pessoas, deixamos nelas nossas mensagens, nossas marcas em suas mentes, quando criamos precisamos pensar no público que irá nos ver e o qual queremos atingir. Não podemos pensar em nosso espetáculo como algo fechado, só para nós, é para nós e para os outros! O que eles querem ver?
O improviso é também um perigo. Os atores ao mesmo tempo em que podem criar coisas maravilhosas e que podem até nesse jogo teatral passar idéias para uma futura montagem, podem criar algo muito ruim, deixar a desejar e matar o exercício com algo irrelevante, banal, sem destino, sem alvo.
Em nossos improvisos houve um pouco de tudo. Pedi que trabalhassem tanto drama como comédia. O que vimos foi uma seleção de situações em que algumas conseguiram superar as dificuldades e outras que eram até boas, mas na condução se perderam pelo caminho. Na média geral foram bons os improvisos, lógico muitas coisas precisam ser trabalhadas em vários aspectos, mas no contexto geral o pessoal até surpreendeu, contudo precisamos mais conteúdo, mais objetivos, ter alvos!
O grande problema de muitos é terminar a história, um final condizente com tudo que foi mostrado, esse é um grande drama de dramaturgos, atores e diretores como terminar a peça, como dar um final coerente com o que foi mostrado, isso foi um dos grandes problemas das improvisações, terminavam de repente, do nada, ou o final não ficava claro.
Dentro das improvisações muitos temas interessantes foram colocados, porém, não tiveram em alguns casos um desenvolvimento sustentável, e muito poderia ter sido explorado tanto na comédia como no drama.
E se observarmos bem os vídeos que colocamos aqui e são as improvisações, um tema muito recorrente em todos é a sexualidade, muito patente nas histórias, por que? Precisamos reavaliar nossa sexualidade, o que cada um traz dentro de si, as vontades, os desejos, o que o inconsciente pede. E também analisar o impacto da sociedade, mídia sobe nosso trabalho, será que o sexo que é tão explorado por muitos meios de comunicação influencia a nós a tal ponto de colocarmos o tema mesmo que não tão aberto, em quase todas as cenas? Reflitamos sobre o tema, afinal sexo é natural sem problemas, mas por que tão presente, tão marcante?
Hoje colocaremos o vídeo mais sério da improvisação. A grande maioria pendeu para a comédia, mesmo quando era drama, e neste domingo continuaremos com exercícios de palco e mais improvisações.
E novos integrantes passaram a fazer parte da nossa Cia. Entraram Juliana, Paulo e Victor, sejam bem vindos e vamos ver se eles voltarão...
Som e Fúria galera!!!!


"Vídeo Arte" - Vida Em Provas - Criação e improvisação dos atores. Um drama quase mexicano!!! Sensível e profundo!


"Vídeo Arte" - Vida Em Provas - Final. Encontro, sempre haverá o reencontro!


"Vídeo Arte" - Big Bad Voodoo Daddy - "Cruel Spell Of Love" - Feitiço cruel do amor - O amor nos enfeitiça em algumas ocasiões e acabamos por viver situações inesperadas e com quem nem imaginávamos...

Um comentário:

Unknown disse...

Parabens pela materia!
Sucessos ´pois seus trabalhos merecem,estao lindos e mto bem escritos...
REGINAESPOSITO-APRESENTADORA DA TV ORKUT PROGRAMA AQUI VC FAZ O SHOW A S18 HS TODA QUINTA FEIRA AO VIVO
WWW.TVORKUT.COM.BR
E MEU SITE WWW.IDEALTVBRASIL.COM.BR