segunda-feira, 28 de junho de 2010

CRÔNICA DA ALMA - NÓIS SAMO CAIPIRA SÔ!

O mês de junho está terminando e com ele mais uma temporada de festas juninas. Fez sua promessa ou simpatia para Santo Antônio??? Agora só o ano que vem!
É um mês esperado justamente por causa dessas festas que muitos chamam de caipira por terem como contexto toda uma cultura do interior do nosso país.
Todos praticamente curtem ir à festa junina, todas escolas fazem seu “arraia” assim como igrejas e outras religiões, é uma febre que acontece há várias décadas.
Desde que eu era criança freqüento essas festividades, dançava na escola, ajudava a decorar, depois em certa fase adulta esquecemos disto, vamos, mas não participamos na colaboração. Quando entrei para o espiritismo voltei a participar das atividades de preparação e até voltei dançar a famosa quadrilha, isto foi durante um tempo quando coordenava a mocidade do centro, hoje a festa continua a acontecer, contudo só participo como convidado, vou, como, vejo a quadrilha e curto o clima da festa, além de ir em outras festas juninas pelo bairro.
E seja onde for a festa o clima de tudo muito íntimo de compadre e comadre estão em toda parte. Em uma festa junina todos ficam iguais porque a comida, a dança, as festividades são a mesma para todos, não há opções para públicos diferentes, todos curtem se vestir de caipira, usar chapéu de palha, dançar e principalmente comer as comidas típicas, pipoca, canjica, paçoca, milho verde, bolos, amendoim, e outras comidas que não são tão típicas da festa, mas que se incorporaram de alguma maneira nas tradições juninas.
Outra coisa a reparar é na simplicidade da festa, bastam algumas barracas de comidas, música caipira, ou não, hoje há festas que tocam de tudo, tempos novos, pessoas dispostas a realizar, ajudar, e pronto a festa junina está armada.
Há também um clima de infância, de ser criança de novo por todos participarem das brincadeiras normais das festas, é um momento onde todos nós podemos recrear na maior sem vergonha da maneira que estamos vestidos, somos ou o que comemos. A festa junina coloca todos em pé de igualdade.
A quadrilha geralmente é ensaiada antes, tem o puxador que conta uma história, o noivo que quer fugir, a pai com a espingarda, a noiva desesperada para casar e a mãe que só grita e chora... Quando não há ensaios, a quadrilha acaba sendo armada na hora mesmo, as pessoas que querem dançar se juntam e mandam ver na dança dos caipiras.
O que encanta nestas festividades é essa simplicidade de tudo, comida, vestimenta, dança, brincadeiras, decoração que contém bandeiras coloridas e balões pendurados, juntamente com uma tranqüilidade em tudo.
Seria ótimo se esse clima de simplicidade fosse levado para nossas vidas, se tudo nós pudéssemos ver e fazer de modo simples, ninguém querer ser mais que o outro, ninguém querer se vestir, comer, usar acessórios de grife e esnobar o próximo. Poderíamos aprender com o povo do interior para ser mais simples, tranqüilos, deixar a cidade mais colorida e mais agradável aos olhos.
As festas juninas são uma prova de como podemos mudar nossos hábitos e nos divertir muito mais com a vida. Afinal para progredir não precisamos ser esnobes e esquecer que a maioria de nós tem um início de vida bem simples!!!
Vamos continuar a dançar a quadrilha da vida com muita simplicidade e fazer que as festas juninas possam durar eternamente em nossas almas!



"Vídeo Arte" - Entrevistas com as Estrelas - Criação e improvisação dos atores! Televisão ao vivo é assim mesmo cheia de erros, nomes trocados, perda de roteiro, o erro de comercial, mas com um clima década de 50, um jeito Tupi de ser!


"Vídeo Arte" - Toto - "Rosanna" - Um nome, uma pessoa, uma fascinação... Quais os riscos???

5 comentários:

Bruno Cavalcanti disse...

Gilberto Gil foi quem me fez gostar de festa junina... na realidade, eu sempre fui meio apaixonado, mas pelas festas mais tradicionais q costumam acontecer em bairros mais tradicionais de Sampa. Acho delicioso. Só não posso ir à festas juninas pq cês sabem como é, né? COMO PRA CARAMBAAAA!!! hehe

diretor, p/ ilustrar essa festança coloca esse videozinho per favore?

http://www.youtube.com/watch?v=nf_HL-fNXAY

grazie :D

Luciana disse...

Adora festas juninas, sempre que posso vou.
É muito bom as quadrilhas, comidas é muito alegre, pena que está acabando.
A nossa é dia 10 iupiiii;.
bjs

Bruno Cavalcanti disse...

Só acho realmente uma pena o clima de Copa ter entrado no clima junino... mas enfim...

Diretor, refazendo o pedido! Qria pedir esses dois vídeos da minha amadíssima Marília Pêra durante uma cena do "Brincando em Cima Daquilo", simplesmente hilário. VIVA MARÍLIA! VIVA JUNINA!

http://www.youtube.com/watch?v=rcprFDuwY7k

http://www.youtube.com/watch?v=NsajVOrmv_M

Alexandre disse...

Meu niver é dia 30 de julho...
e por causa disso minhas festas sempre foram Festa junina ^^

mais sempre amei...

ainda mais a parte de doces =O

e tirando o fato que eu amo dançar quadrilha XD

Alexandre disse...

Mario, vc podia fazer um artigo sobre "como usar as palavras perfeitamente" , não no caso da escrita mais sim usar as palavras para ferir as pessoas, seria muito bom ^^ valeu tchauu