quarta-feira, 9 de junho de 2010

ESPÍRITO DA ALMA - A COPA - CENA 01

CENA 01(Palco vazio luzes acesas entra em cena Fátima correndo com uma bacia de pipoca na mão cheia. Vai até a boca de cena, olha para platéia, finge pegar um controle remoto e liga a televisão que é na verdade o público. Fátima senta no meio do palco com os olhos fixos no público como se estivesse assistindo a TV.)

Fátima – Adoro a copa do mundo, nossa paro de fazer tudo. (Ela come a pipoca loucamente.) (Entra Ricardo em cena segurando alguns papéis pelo lado direito, ele lê e vai passando por trás de Fátima, quando percebe que ela está no meio do palco.)
Ricardo – Fátima?
Fátima – O que foi?
Ricardo – Você não vai trabalhar?
Fátima (Ela come mais pipoca, e canta sem prestar muita atenção.) – Que? Trabalhar? A copa...
Ricardo – Copa? Que copa? Nosso apartamento não tem copa...
Fátima – Copa do mundo, futebol...
Ricardo – Fátima pouco me interessa o futebol. Olha esses papéis... (Ele fica na frente dela que não consegue ver a televisão.)
Fátima – Depois eu olho... Sai da frente da TV.
Ricardo (Impaciente.) – São suas contas, aqui tem um monte de coisas que não precisamos cornetas, bandeiras, bolas, camisetas de futebol... Ficou louca?
Fátima – Fiquei louca pela copa e se você não sair da frente da TV te taco essa bacia de pipoca na cabeça.
Ricardo – Sou eu quem vai jogar essas contas na sua cabeça. Agora vira fanática por futebol e nossas contas sobem como foguete. Primeiro não precisamos de 10 camisetas da seleção, nem de 1.200 bandeirinhas. Só se vamos fazer uma festa junina aqui no apê e queimar a mobília como fogueira de São João.
Fátima – Tá, tá, exagerei um pouquinho...
Ricardo – Um pouquinho? O que são essas chuteiras, esses meiões... Você vai usar?
Fátima – Quem sabe? Ué resolvi mudar meu figurino. Sai da frente.
Ricardo – Figurino? E as 35 bolas de futebol são para quê???
Fátima – Para decoração...
Ricardo – Decoração???
Fátima (Sem jeito.) – Ah Ricardo quantas perguntas. Eu só curto futebol...
Ricardo – Desde quando?
Fátima (Ela levanta e começa a andar de um lado para o outro.) – Eu não sei, de repente me deu uma vontade de comprar as coisas de futebol as meias, os calções...
Ricardo – Calções???
Fátima – As cornetas, fiquei viciada na copa, tudo verde amarelo, tudo tem que ter a copa na minha vida, sei lá será que tô maluca?
Ricardo – Tá? Acho que sempre foi na verdade, só piorou...
Fátima – Então quero ver, ouvir futebol, quero gritar, golllllllllllll... Quero comemorar... Eu não era assim o que está acontecendo comigo Ricardo? (Ela se ajoelha aos pés dele.)
Ricardo – Calma Fátima vamos ver, sei lá de repente você só exagerou, entrou na onda de todos que são fanáticos e não tem noção do que fazem ao assistir a copa. Mas me conte quando começou essa loucura da copa que não percebi.
Fátima (Ela levanta e vai anda na direção esquerda.) - Nem eu mesma sei, acho que foi quando comecei a jogar futebol apenas por recreação lá na academia e quando vi já tava discutindo com os homens sobre futebol, os times, a copa...
Ricardo (Constrangido.) – Você discute futebol com homens?
Fátima – É minhas amigas não gostam muito...
Ricardo – Fátima você fica discutindo futebol com os marmanjos da academia e por isso nunca chega para janta, deixa tudo em desordem, ficam mais com eles do que comigo?
Fátima – É, talvez, não sei, você não gosta de futebol, só fica no seu trabalho, aí sei lá achei atraente essa vida futebolística.
Ricardo – Você sabe que eu trabalho muito, mas sempre estou aqui para o jantar, procuro estar com você o tempo que posso, tenho disponibilizado isso em minha vida, e você cada vez mais distante.
Fátima – Olha, mas tudo vai voltar ao normal assim que a copa acabar.
Ricardo (Nervoso.) – Quando a copa acabar? Não Fátima quero que volte antes disso.
Fátima – Não sei se conseguirei. (Ela olha para o público que é a televisão.) – O jogo começou...
Ricardo – E você vai ver?
Fátima – Gostaria muito.
Ricardo – E as contas, as bolas, as cornetas...
Fátima – A gente usa depois... (Ela senta no meio do palco. Ricardo ainda com os papéis na mão olha para ela sem entender nada. Ela pega a bacia de pipoca e continua comendo e olhando fixamente para a TV. Ele vai saindo por trás dela pelo lado esquerdo. Sai de cena. Demora alguns segundo talvez um minuto em silêncio, quando da coxia Ricardo grita.)
Ricardo – Fátima... Fátima...
Fátima – Que gritaria é essa? Tô vendo o jogo. (Ricardo volta assustado, cara estática, em choque.)
Ricardo – Fátima tem um homem morto na nossa mesa da cozinha.
(Fátima enfia a cara na bacia de pipoca e come avassaladoramente e ri, ri, muito. Ricardo não acredita no que acontece, sua cara é de incrédulo.)
(Continua na próxima semana.)

Álbum Alma Espírito!

Todos mais descontraídos antes de entrar em cena. Aqui começam a demonstrar quem realmente são!


"Vídeo Arte" - Lynden David Hall - "All You Need Is Love" - Tudo o que você precisa é amor - Todos nós precisamos, tem alguém que não???





2 comentários:

Malka disse...

Ah! Assim não!
Novela no Blog?
Uma semana de espera?
Antecipa, vai!

Jeferson disse...

Pode deixar se eu ficar sabendo de algo, eu antecipo.
Rssss