quarta-feira, 23 de junho de 2010

ESPÍRITO DA ALMA - A COPA - CENA 03

CENA 03 – (Ricardo e Fátima se desesperam com a campainha tocando e o corpo de Adalberto no chão.)
Fátima (Grita.) – Gollllllllllllll....
Ricardo (Grita.) – Golllllllllllll... Isso vamos gritar assim podemos demorar para abrir porque não ouvimos a campainha. Golllll...
Fátima – O que vamos fazer??? Golllllllllllllllllll...
Ricardo – Vamos recolher essas roupas dele e levá-lo para a cozinha. (Eles catam as roupas colocam em cima de Adalberto e começam a carregar o corpo. Ricardo puxa para o lado dele e Fátima para o dela. Eles fazem isso umas duas vezes e aí conseguem levar o corpo para a cozinha, fora na coxia.)
Ricardo e Fátima – Golllllll.... (Eles voltam da coxia a campainha toca.)
Fátima – Golllll... A gente abre?
Ricardo – Golllllllll... Melhor. Dá uma desculpa e despacha seja lá quem for.
Ricardo e Fátima – Golllllllllll... (Ele vai até porta do lado direito do palco e abre. Nesse meio tempo Fátima senta para ver o jogo na TV. Entra Silvia meio afobada.)
Silvia – Quanto tá o jogo?
Fátima (Olha para Silvia sem graça.) – Um a zero.
Silvia – É que vocês gritaram tango gol que pensei ver uma goleada.
Ricardo (Próximo de Silvia.) – É que nós somos exagerados mesmos. Adoramos futebol, a copa nem se fale.
Fátima – É verdade ficamos sem voz às vezes.
Silvia – Parece meu marido. Oh desculpe nem nos conhecemos. Eu sou Silvia do 37. Prazer (cumprimenta Ricardo e depois Fátima.)
Ricardo – Prazer Silvia. Ricardo.
Fátima – Fátima a seu dispor.
Silvia – Então vocês podem achar estranho, mas é que eu sei que meu marido Adalberto jogo futebol com você na academia e...
Fátima – Isso mesmo Adalberto é um jogador nato. Aconteceu alguma coisa com ele? (Ela dá uma olhada para Ricardo tipo dizendo vamos enrolar.)
Silvia – Pois é não sei. Ele sumiu de casa e tendo jogo da copa que ele gosta tanto, isso é muito estranho. Pensei que ele pudesse estar aqui...
Ricardo – Pensou é, mas ele não está.
Fátima – Talvez ele tenha saído para ver o jogo com os amigos.
Silvia – Acho que não... Posso me sentar?
Fátima – Mas que cabeça a nossa senta na boa. (Silvia senta e Ricardo senta ao seu lado, ela fica no meio dos dois.)
Silvia – Penso que algo mais sério tenha acontecido. Ele é sonâmbulo.
Ricardo e Fátima – Sonâmbulo?
Silvia – Isso. Ele sai às vezes pela casa. Outras peguei ele na rua. Mas acho que dormi muito pesado e não ouvi quando ele saiu. Ele também tem catalepsia.
Ricardo – Ah aquela coisa que morre mas não morre.
Silvia – Exatamente. Já teve algumas crises. Da primeira vez quase enterrei ele vivo, ainda bem que ele acordou no velório.
Fátima – Que sorte né Ricardo. (Olha para ele sem saber o que fazer.)
Ricardo – Pelo menos não é amante...
Silvia – Como?
Fátima – Nada, nada, Ricardo é meio matusquela. Então você acha que ele saiu por aí...
Silvia – Tenho certeza. Ele é um homem singular.
Ricardo – Singular?
Silvia – Não tem igual. Sonâmbulo com catalepsia. Fala a noite, ri, se bate. Diz que vê gente pela casa, na rua.
Fátima – Nossa ele é um fenômeno!
Ricardo – Singular com muita pluralidade de qualidades...
Silvia – E ele é alérgico à pipoca.
Ricardo e Fátima – Pipoca?
Silvia – Ele nem pode sentir o cheiro. (Ela pega a bacia de pipoca e começa a comer.) – Eu já adoro.
Ricardo – Mas o que acontece com ele exatamente?
Silvia – Com pipoca ele fica todo empipocado.
Fátima – Ele pode morrer?
Silvia – Não sei nunca testei...
Ricardo – Certo... Fátima meu amor vem aqui um pouquinho.
Fátima (Olha intrigada para Ricardo.) – Claro meu amor... Dá licença Silvia.
Silvia – Toda. (Eles levantam e vão para o lado direito do palco quase cena de boca e sussurram.)
Ricardo – Será que ele bateu com as botas?
Fátima – Talvez! Nossa que azar o cara morrer de pipoca aqui em casa. Toda vez que fizer pipoca vou me lembrar do Adalberto.
Ricardo – Fátima acorda. Se ele morreu como vamos contar isso para Silvia e dizer que o corpo está lá na cozinha?
Fátima – Quem sabe ele não teve outra crise de catalepsia?
Ricardo – Dá duas vezes seguidas?
Fátima – Isso não sei. Faz o seguinte fica aqui com ela que eu vou ver como ele está.
Ricardo – Tá legal. (Fátima sai para a cozinha. Sai de cena e Ricardo senta ao lado de Silvia que olha para a TV e come pipoca.)
Ricardo – Fátima foi ver algumas coisas lá na cozinha e já volta.
Silvia – Tudo bem. Sabe que nem gosto de futebol só acompanho por causa do Adalberto. E você gosta?
Ricardo – Não muito, só vejo também por causa da Fátima.
Silvia – Que coisa dois casais com parceiros de gostos bem diferentes. Às vezes tenho raiva de Adalberto. Só futebol, futebol. Sabe que já achei que ele tinha um caso com a sua mulher.
Ricardo – É mesmo?
Silvia – Mas tirei da cabeça. Adalberto não chegaria a tanto é frouxo.
Ricardo – Que bom... Fátima gosta de futebol e ela me conta tudo o que acontece na academia.
Silvia – Conta mesmo? Adalberto não me conta nada. Fechado feito um cofre forte. Nem parece que somos casados. (Nesse momento Fátima aparece com a cabeça na coxia faz um sinal para Ricardo que percebe e disfarçadamente olha para ela. Fátima faz o sinal de negativo com os dois polegares e mexe a boca falando:”Morreu”. Ele volta a falar com Silvia desconsolado.)
Ricardo – É tem casamentos e casamentos.
Silvia – Que tipo é o seu?
Ricardo (Sem jeito.) Normal, normal. (Fátima volta e senta ao lado de Silvia que volta a ficar no meio dos dois.)
Fátima – Fui colocar mais pipoca no microondas. Essas já duraram demais.
Silvia – Sabe às vezes eu tenho vontade de fazer muita pipoca, mas muita mesmo e fazer Adalberto comer tudo só para ver o que pode realmente acontecer.
Fátima – Nossa você ama muito o Adalberto.
Ricardo – Demasiadamente. (Ele olha para Fátima.)
Silvia – Vocês não sabem como. Sonâmbulo, cataplético, fala sozinho, vê gente morta, e alérgico à pipoca, um homem que toda mulher gostaria de ter. (Ela come as pipocas desesperadamente.)
Fátima – Ai dá licença Silvia vou pegar a pipoca na cozinha. (Barulho de pipoca no microondas. Ela pega a bacia da mão de Silvia que consente.)- Ricardo vem comigo. (Ele levanta.)
Ricardo – Dá licença. (Silvia concorda com a cabeça.) (Os dois vão para o fundo lado esquerdo.)
Fátima – O que a gente faz?
Ricardo – Não sei ainda, mas tá ficando perigoso.
Fátima – Essa Silvia não gosta do Adalberto.
Ricardo – E se eu sair pelos fundos e levar o corpo de Adalberto para o apartamento deles e colocá-lo na cama e aí ela vai pensar que ele voltou e morreu lá...
Fátima – Pode ser uma boa idéia, mas arriscado se alguém ver?
Ricardo – Tá todo mundo grudado na televisão pode-se cometer o maior crime do país e ninguém vai ver.
Fátima – Você tem razão. Então eu vou pegar a pipoca que acabou de estourar e você leva o morto para baixo. (Neste instante um berro e gargalhadas começam a vir da coxia. Ricardo e Fátima pulam de susto ela joga a bacia de pipocas para o alto. Silvia levanta-se horrorizada e imediatamente olha para os dois que estão estáticos e grita.)
Silvia – Adalbertooooo....
(Continua na próxima semana.)


"Vídeo Arte" - Sequestro - Criação e improvisação dos atores! Isso é um sequestro? A vaidade ganha do ser humano!!!


"Vídeo Arte" - Rusted Root - "Send Me On My Way" - Envie-me ao meu caminho - Em algumas situações em nossas vidas precisamos que alguém nos encaminhe ou reencaminhe nos trilhos certos!

Um comentário:

Malka disse...

Ah! Não!
Continuação!
Afinal... quantos capítulos são? Assim não dá!
Né não?
Morro de indiscrição!!!