segunda-feira, 7 de junho de 2010

CRÔNICA DA ALMA - PEQUENA OU GRANDE?

Nada melhor que passar alguns dias fora da grande cidade, respirar outro ar, ver outros tipos de pessoas, andar por ruas que parecem ligadas ao passado, passar dias em uma cidade do interior é como se o tempo voltasse ou parasse!
Aqui na cidade grande estamos acostumados a correria do dia a dia, enfrentar mil coisas ao mesmo tempo, estarmos sujeitos a várias condições climáticas, do humor das pessoas, do trânsito, dos transportes, ou seja se observarmos vivemos em um grande caos!
Na cidade do interior tudo é mais simples, não há tráfico, aliás, para onde fui só existe um semáforo, quase todo mundo anda de bicicleta, moto, mas transito ninguém sabe o que é isso. Um dia normal de trabalho parece um feriado, tudo é muito lento, quase não se vê pessoas nas ruas, a cidade respira uma calma enorme, e ficamos a nos perguntar como esse pessoal trabalha? Vive? Tudo é muito devagarrrrrr...
Atmosfericamente é muito melhor que em nossa cidade, não há poluição, o céu é muito azul, forte que cobre tudo, o sol brilha com muita intensidade, e a brisa passa por nós como se falasse para nós entrarmos no ritmo que ali vivem todos.
Ninguém corre para nada, fila de bancos é pequena, e eles adoram ir ao banco, pois, ali encontram amigos e conversam, os atendentes são conhecidos, não há o porquê reclamar da demora, acaba por virar uma visita.
Nas lanchonetes ou restaurantes que não são muitos, tudo é muito na deles, não há correria para atender o cliente e muitas vezes um lanche demora uma hora para ser servido e não adianta reclamar eles continuam no mesmo ritmo.
Nosso dia de trabalho é corrido, mal vemos e falamos com as pessoas, lá no interior eles têm tempo para tudo, trabalhar, conversar, ouvir, ver, para eles é tudo normal, para nós de fora uma comédia e perguntamos como eles conseguem viver assim?
Nós corremos, nos atropelamos, não respeitamos as pessoas, nem olhamos em seus olhos, já na pequena cidade, todos se cumprimentam mesmo que não conheçam, se interessam pelos outros, há toda uma solidariedade normal, o que aqui fazemos como treino, para eles é da vida.
Claro há problemas iguais da cidade grande, muitos jovens estão nas drogas, no álcool, o sexo corre solto, nas baladas tudo acontece, nesse ponto em particular nada é muito diferente!
Muito falatório corre solto, afinal cidade pequena, todo mundo fala de todo mundo, é colocar o nariz para fora e pronto, todo mundo sabe o que você vai fazer, ou fez, não há segredos por muito tempo, por mais que queiramos esconder algo no interior tudo vem à tona muito rápido, as línguas lá são ligeiras!
Há vantagens em estar no interior e na cidade grande, assim como desvantagens em ambos os casos. Na verdade estamos vivendo onde precisamos, com quem precisamos e nós fazemos nossas escolhas, podemos mudar tudo isso? Sim podemos, mudar tudo, em alguns casos dá certo, a vida até melhora, em outros é um verdadeiro desastre e voltamos para nosso ponto de origem. Tudo é conforme nos conquistamos!
Se por um lado tudo é muito lento e por outro tudo é muito rápido, acho que precisamos repensar e talvez em ambos os casos chegar a um meio termo. Nem rápido e nem devagar, mas no tempo exato para que haja progresso, tempo de todos se relacionarem, viverem, termos tempo de sentir a vida, ver o que está a nossa volta, sentir a nós mesmos.
A cidade grande tem muito a ensinar a cidade pequena, assim como a cidade pequena tem muito a ensinar a cidade grande, grandes experiências poderão ser vividas quando nós soubermos viver em um misto de ambos os lugares e descobrir o quanto ainda temos a aprender e ensinar um ao outro.
Cidades não são feitas somente de concretos, mas também dos sentimentos de sua gente!


Álbum Alma Espírito!!!!
Bastidores na coxia de Teatro Escola Nill de Pádua!!! Antes de entrarmos em cena tudo acontece!





"Vídeo Arte" - Joni Mitchell - "Both Sides Now" Os dois Lados Agora - De que lado estamos? Existem mais de um lado? Qual o lado da verdade? Afinal precisamos escolher um lado?

Um comentário:

Jeferson disse...

Nossa pareçe que conheço uma cidade assim.
Ela é linda, eu Amo ela